Resenha - Early Days; History of Iron Maiden Part 1 - Iron Maiden
Por Sílvio Costa
Postado em 19 de janeiro de 2005
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Quando se pensa que a fonte de surpresas do Iron Maiden se esgotou, eles simplesmente resolvem revirar o baú e oferecer aos fãs simplesmente o melhor pacote de apresentações ao vivo da carreira da banda. É isso o que promete esta série de DVDs iniciada com este pacote duplo, que inclui shows e outras aparições acontecidas entre 1980 e 1983. O propósito é contar a história do grupo por meio de apresentações ao vivo raras vezes vistas e de uma série de outros recursos audiovisuais – como videoclipes e entrevistas. Trata-se de um documento fundamental para compreender a história do heavy metal e de sua consolidação definitiva na década de 80, que teve no Iron Maiden o seu principal pilar.

Nesta primeira parte (informações conflitantes dão conta de que o pacote completo será composto por três ou quatro DVDs) são três shows e dois documentários. A primeira apresentação é de dezembro de 1980, com Paul Di’Anno e Clive Burr na banda. A banda havia acabado de assinar seu primeiro contrato com a EMI (em 28 de dezembro de 1979) e, naturalmente, esse é o show mais "cru" dos três aqui presentes. Visivelmente nervosos, eles destilam clássicos absolutos da primeiríssima fase do Maiden (ainda com Di’Anno nos vocais). É muito bom ver e ouvir coisas como Phantom of the Opera, Remember Tomorrow e Killers (com uma letra bem diferente daquela encontrada no disco com o mesmo nome) tocadas com uma energia indescritível. Quem domina o público é Steve Harris, que agita muito. É bom ver também que Di’Anno, diferentemente do que acontece hoje, já foi um sujeito muito carismático. Bem humorado até. A simplicidade do palco e dos efeitos pode até parecer risíveis para a geração MTV, porém, estamos falando de uma época em que a música ainda era mais importante que qualquer outra coisa.
O segundo show é a devastadora apresentação no Hammersmith Odeon em 20 de março de 1982. Bruce Dickinson havia estreado na banda havia exatos seis meses (20 de setembro de 1982, segundo a cronologia apresentada no The Best of the Beast) e ainda enfrentava alguma resistência por parte dos fãs britânicos da banda. O Maiden já era uma banda de grande porte no cenário inglês, mas foi com Bruce que a banda conquistaria, efetivamente, o mundo. A apresentação no Hammersmith contou com um setlist de 20 músicas. O DVD apresenta os melhores momentos desse show. Raridades como Total Eclipse 22 Acacia Avenue (com direito a uma aparição da própria Charlotte, vestida de acordo com a moda vigente nos saudosos anos 80). A iluminação precária desse show foi a principal razão que impediu o seu lançamento na época em que foi realizado. Quem já havia assistido a alguma cópia pirata desse show vai se surpreender com o trabalho de recuperação realizado. É claro que os problemas permanecem, mas o som está beirando a perfeição e a qualidade de imagem, mesmo que as melhorias técnicas não tenham conseguido ocultar o maior problema: a escuridão reinante no palco e na platéia, ficou muito além de qualquer expectativa.
O terceiro show é uma apresentação da banda em Dortumund , na Alemanha (Ocidental, naquela época) em dezembro de 1983. Com as loucuras de Nicko McBrain já fazendo parte do cotidiano da banda, o set apresentado para a TV alemã (por isso mesmo, a qualidade das imagens aqui são as melhores do DVD) é curto, porém matador. Destaque absoluto para a hoje esquecida Revelations e para o "assassinato" de Eddie ao final do show. Calma. Esse foi apenas o disco 1.
O filé mignon do DVD, na minha modesta opinião, é mesmo a apresentação no Ruskin Arms em abril de 1980. Seguramente é uma das primeiras (senão a primeira) filmagens da carreira da banda. Visivelmente nervosos, eles tocam clássicos absolutos e esquecidos, como Another Life, Prowler e Remember Tomorrow. Segundo informações do encarte, o prórprio Vic Vella (um dos colaboradores mais antigos da banda, ainda hoje stage manager da banda, teria feito as filmagens. De arrancar lágrimas, de qualquer modo.
Os extras incluem dois documentários, vídeos promocionais (como o hilariante clip de Women in Uniform) e algumas aparições na TV nesse mesmo período (entre 1980 e 1983). É um presente incrível que a maior banda de heavy metal de todos os tempos dá aos seus fãs. Se for para resumir tudo isso em poucas palavras, só posso dizer que é uma experiência única e que pouquíssimas bandas (dá para contar nos dedos de uma só mão) são capazes de oferecer aos seus admiradores.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
O megahit do Capital Inicial que, analisando bem a letra, não faz tanto sentido
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Duff McKagan do Guns N' Roses
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
A banda lendária com que o Deep Purple odiava comparação: "Nada é pior, não tenho paciência"
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael
O guitarrista que Angus Young acha superestimado; "nunca entendi a babação"
A melhor fase da história do Megadeth de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
35 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em fevereiro
Dave Mustaine poderá escrever novas músicas mesmo após o fim do Megadeth
A sincera opinião de Jéssica Falchi sobre o Iron Maiden sem Nicko McBrain
Gary Holt compara James Hetfield e Dave Mustaine e diz que toque de Dave é "diferente"
O beijo em cantora que fez Ney Matogrosso perceber que lado hétero não está adormecido
Embalado pelo seu derradeiro disco, Megadeth lança linha de cervejas personalizadas
O guitarrista que Brian May diz ter inventado "um gênero inteiro" a partir do zero
Lenny Kravitz choca internet ao explicar motivo de estar há 9 anos sem vuco-vuco
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar
Jon Bon Jovi: o curioso truque dele para pegar mulher no passado, segundo Dee Snider


Playlist - 100 hinos do heavy metal lançados na década de 1980
Os melhores álbuns de metal de cada ano desde 1970, segundo a Loudwire
O álbum do Iron Maiden que não saía da cabeça e dos dedos de John Petrucci: "Loucura"
Bruce Dickinson já questionou a posição de Steve Harris no Iron Maiden
Jimmy Page celebra 25 anos de show do Iron Maiden no Rock in Rio III
A música que Bruce Dickinson fez para tornar o Iron Maiden mais radiofônico
A ligação profunda de Aquiles Priester com "Somewhere in Time", do Iron Maiden
Adrian Smith reconhece que o Iron Maiden teria acabado se Nicko McBrain não saísse



