Resenha - Early Days; History of Iron Maiden Part 1 - Iron Maiden
Por Sílvio Costa
Postado em 19 de janeiro de 2005
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Quando se pensa que a fonte de surpresas do Iron Maiden se esgotou, eles simplesmente resolvem revirar o baú e oferecer aos fãs simplesmente o melhor pacote de apresentações ao vivo da carreira da banda. É isso o que promete esta série de DVDs iniciada com este pacote duplo, que inclui shows e outras aparições acontecidas entre 1980 e 1983. O propósito é contar a história do grupo por meio de apresentações ao vivo raras vezes vistas e de uma série de outros recursos audiovisuais – como videoclipes e entrevistas. Trata-se de um documento fundamental para compreender a história do heavy metal e de sua consolidação definitiva na década de 80, que teve no Iron Maiden o seu principal pilar.

Nesta primeira parte (informações conflitantes dão conta de que o pacote completo será composto por três ou quatro DVDs) são três shows e dois documentários. A primeira apresentação é de dezembro de 1980, com Paul Di’Anno e Clive Burr na banda. A banda havia acabado de assinar seu primeiro contrato com a EMI (em 28 de dezembro de 1979) e, naturalmente, esse é o show mais "cru" dos três aqui presentes. Visivelmente nervosos, eles destilam clássicos absolutos da primeiríssima fase do Maiden (ainda com Di’Anno nos vocais). É muito bom ver e ouvir coisas como Phantom of the Opera, Remember Tomorrow e Killers (com uma letra bem diferente daquela encontrada no disco com o mesmo nome) tocadas com uma energia indescritível. Quem domina o público é Steve Harris, que agita muito. É bom ver também que Di’Anno, diferentemente do que acontece hoje, já foi um sujeito muito carismático. Bem humorado até. A simplicidade do palco e dos efeitos pode até parecer risíveis para a geração MTV, porém, estamos falando de uma época em que a música ainda era mais importante que qualquer outra coisa.
O segundo show é a devastadora apresentação no Hammersmith Odeon em 20 de março de 1982. Bruce Dickinson havia estreado na banda havia exatos seis meses (20 de setembro de 1982, segundo a cronologia apresentada no The Best of the Beast) e ainda enfrentava alguma resistência por parte dos fãs britânicos da banda. O Maiden já era uma banda de grande porte no cenário inglês, mas foi com Bruce que a banda conquistaria, efetivamente, o mundo. A apresentação no Hammersmith contou com um setlist de 20 músicas. O DVD apresenta os melhores momentos desse show. Raridades como Total Eclipse 22 Acacia Avenue (com direito a uma aparição da própria Charlotte, vestida de acordo com a moda vigente nos saudosos anos 80). A iluminação precária desse show foi a principal razão que impediu o seu lançamento na época em que foi realizado. Quem já havia assistido a alguma cópia pirata desse show vai se surpreender com o trabalho de recuperação realizado. É claro que os problemas permanecem, mas o som está beirando a perfeição e a qualidade de imagem, mesmo que as melhorias técnicas não tenham conseguido ocultar o maior problema: a escuridão reinante no palco e na platéia, ficou muito além de qualquer expectativa.
O terceiro show é uma apresentação da banda em Dortumund , na Alemanha (Ocidental, naquela época) em dezembro de 1983. Com as loucuras de Nicko McBrain já fazendo parte do cotidiano da banda, o set apresentado para a TV alemã (por isso mesmo, a qualidade das imagens aqui são as melhores do DVD) é curto, porém matador. Destaque absoluto para a hoje esquecida Revelations e para o "assassinato" de Eddie ao final do show. Calma. Esse foi apenas o disco 1.
O filé mignon do DVD, na minha modesta opinião, é mesmo a apresentação no Ruskin Arms em abril de 1980. Seguramente é uma das primeiras (senão a primeira) filmagens da carreira da banda. Visivelmente nervosos, eles tocam clássicos absolutos e esquecidos, como Another Life, Prowler e Remember Tomorrow. Segundo informações do encarte, o prórprio Vic Vella (um dos colaboradores mais antigos da banda, ainda hoje stage manager da banda, teria feito as filmagens. De arrancar lágrimas, de qualquer modo.
Os extras incluem dois documentários, vídeos promocionais (como o hilariante clip de Women in Uniform) e algumas aparições na TV nesse mesmo período (entre 1980 e 1983). É um presente incrível que a maior banda de heavy metal de todos os tempos dá aos seus fãs. Se for para resumir tudo isso em poucas palavras, só posso dizer que é uma experiência única e que pouquíssimas bandas (dá para contar nos dedos de uma só mão) são capazes de oferecer aos seus admiradores.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Judas Priest fará turnê sul-americana em 2027, segundo o Summa Inferno
Os bastidores da saída de Fabio Lione do Angra, segundo Marcelo Barbosa
A lenda nordestina que é o Van Halen brasileiro, segundo Rafael Bittencourt
Sonata Arctica cancela show no Uruguai em cima da hora
Fernanda Lira explica por que Crypta escolheu Victoria Villarreal e não Helena Nagagata
A letra do AC/DC que Brian Johnson escreveu sem entender o que queria dizer, mas a banda entendeu
Black Sabbath nunca foi a mesma coisa sem Bill Ward, de acordo com Geezer Butler
De Megadeth a Bruce Springsteen, as 10 músicas mais sombrias da história do rock
Alice Cooper afirma que vício em crack quase o matou
Por que Tony Iommi acha que grandes músicos não conseguiam tocar Black Sabbath direito
As 5 melhores músicas do Metallica que foram gravadas por Cliff Burton, segundo a Revolver
Rudy Sarzo acredita que morte de Randy Rhoads não foi acidente: "Piloto sabia que ia fazer"
Jim Root diz que não tem nada a ver com inclusão de Marilyn Manson em tour do Slipknot
O álbum do Led Zeppelin que Jimmy Page acredita que ninguém conseguiria fazer hoje
Após sair do I Am Morbid, Pete Sandoval anuncia que David Vincent deixa o Terrorizer
O cover que Bruce Dickinson confessa ter se arrependido de ter feito
A banda mais intensa com a qual Eric Clapton trabalhou, e que muitos não conhecem
A música gravada pelos Beatles que três deles odiaram e somente um deles gostou de fato
A banda inglesa que abriu caminho nos EUA antes de Def Leppard e Iron Maiden
Nicko McBrain revela que pastor o incentivou a seguir no Iron Maiden após conversão
Baterista do Raven é chamado às pressas para substituir Charlie Benante em show do Anthrax
Derek Riggs levou três meses para concluir capa de "Somewhere in Time"; "Me deixou maluco"
Jeff Scott Soto não ligava muito para o Iron Maiden até ouvir "The Number of the Beast"
Shows que vão agitar São Paulo no segundo semestre de 2026.
Para Steve Harris, década de 1990 foi uma época muito estranha
Steve Harris nunca cogitou encerrar o Iron Maiden
Nicko McBrain relembra o dia em que Ozzy Osbourne salvou sua vida
Em outubro, Iron Maiden inaugura em São Paulo a "Eddie's Emporium Experience Store"
Iron Maiden: Grata surpresa e despedida perfeita do gigante
Death: Responsáveis por elevar a música pesada a novo nível



