Resenha - Prophecy - Soulfly
Por Raphael Crespo
Postado em 19 de agosto de 2004
É praticamente impossível para um fã de Sepultura evitar uma certa nostalgia a cada novo lançamento do Soulfly, que tem como líder o vocalista/guitarrista Max Cavalera, co-fundador e voz, por 14 anos, da maior banda de heavy metal do Brasil em todos os tempos. Afastado dos ex-companheiros, inclusive do baterista Igor, seu irmão, Max procurou se distanciar fisicamente da ex-banda, mas, musicalmente, manteve uma linha parecida com o Roots, último álbum pelo Sepultura, em seus lançamentos com o Soulfly. O mais novo deles, o quarto, é Prophecy.
Talento indiscutível do som pesado, Max é polêmico, tem opiniões e atitudes controversas, mas, uma coisa não dá para negar: ele é a alma do Soulfly. Talvez por ser o dono da banda. Para o sucessor do álbum 3, o mais velho dos irmãos Cavalera decidiu trocar toda a banda e convocou Mark Rizzo, do Il Niño, para a guitarra; Joe Nunez, baterista do segundo álbum, Primitive; e dividiu o baixo entre Bobby Burns e David Ellefson, lendário baixista do Megadeth, que aparece em cinco faixas: Prophecy, Defeat U, Mars, I Believe e In the meantime.
Com músicos novos ou não, tudo no Soulfly gira em torno de Max. Uma das vozes mais poderosas do metal, ele é também um dos músicos mais inventivos do estilo e tem coragem por fugir dos rígidos padrões do hermético mundo metálico. Por isso, passa longe de ser uma unanimidade. Pelo contrário, é muito discutido.
Prophecy é mais uma viagem experimental de Max, que começou a ousar no Roots, ainda com o Sepultura, e vem misturando world music com metal desde Soufly o primeiro com sua atual banda. O álbum abre com a faixa-título, que está entre as mais pesadas e varia da levada pula-pula, primeiramente consagrada em Roots, ao puro thrash metal.
O experimentalismo é deixado de lado e a pancadaria come solta nas seguintes, Living sacrifice, Execution Style e Defeat U, músicas em que Max volta, com autoridade de ícone do estilo, ao bom e velho thrash metal. Mars vem na sequência e, igualmente pesada, já começa a dar um novo direcionamento, terminando em clima de reggae.
A pesadíssima I Believe é a faixa em que mais aparece o lado espiritual de Max Cavalera, assim como a seguinte Moses, que também é a mais experimental e tem uma levada reggae, devido à participação da banda sérvia Eyesburn.
Born Again Anarchist e Porrada trazem o lado mais hardcore de Max, sendo que a segunda, a única em português, com uma letra até certo ponto infantil, recheada de palavrões, tem uma introdução meio jazz/bossa nova e um final de samba, emoldurando a pancadaria.
Depois de In the meantime, ótimo cover do Helmet, o álbum termina com duas músicas lentas: a instrumental/batucada Soulfly IV e Wings, que tem um belo vocal feminino de Asha Rabouin, mas acaba com uma chata música de circo. Na versão digipack, Prophecy conta com seis faixas-bônus gravadas ao vivo, em 2001, entre elas Roots Bloody Roots e Spit, do Sepultura.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor baixista da história do heavy metal, segundo o Loudwire
Nem Robert Plant se atreve: a música que ele diz não conseguir cantar de jeito nenhum
A música que Brian Johnson chamou de uma das melhores do rock: "Tão bonita e honesta"
O melhor guitarrista de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
Pink Floyd é homenageado em nova espécie de peixe raro descoberta por pesquisadores brasileiros
Ex-Arch Enemy, Alissa White-Gluz anuncia sua nova banda, Blue Medusa
Veja vídeo inédito de alta qualidade do Angra com Andre Matos ao vivo em 1999 na França
A melhor música do primeiro disco do Iron Maiden, segundo o Loudwire
O filme de guerra que inspirou uma das maiores músicas do Metallica de todos os tempos
A missão de treinar a nova cantora da Nervosa: o trabalho de Mayara Puertas com Prika
O melhor disco de heavy metal de cada ano da década de 1970, segundo o Loudwire
"Eu tenho a força!" Brian May (Queen) trabalhou na trilha de novo filme do He-Man
A melhor banda de rock progressivo para cada letra do alfabeto, segundo a Loudwire
A única banda que Jack Black coloca no "mesmo patamar" dos Beatles; "lava criativa"
A música dos anos 2000 que foi inspirada em e-mail enviado por fã e superou 1 bilhão no Spotify



O disco que é o precursor do thrash metal, segundo Max Cavalera
O álbum clássico de heavy metal que Max Cavalera gostaria de ter feito
O disco gravado por banda de metal extremo que decepcionou Max Cavalera
O disco ao vivo que define o heavy metal, segundo Max Cavalera
O disco pelo qual Max Cavalera gostaria de ser lembrado; "Foi o mais difícil"
O melhor riff da história do heavy metal, segundo Max Cavalera (ex-Sepultura)
Iron Maiden: uma análise sincera de "Senjutsu"


