Resenha - Datsuns - Datsuns
Por Raphael Crespo
Postado em 01 de abril de 2004
Texto originalmente publicado no
JB Online e no Blog Reviews & Textos.
O riff de guitarra é a essência do rock n' roll e uma banda com um bom e criativo guitarrista tem 90% do caminho andado para ser uma boa banda. Este é o caso do neozelandês The Datsuns, mais um dos vários com nomes começados por ''The'' - junto com The Hives, The Strokes, The White Stripes, The Vines, entre outros - que trazem neste início de milênio uma espécie de retomada do rock feito no final dos anos 60 e início dos anos 70.

No caso específico dos Datsuns, o som não se aproxima tanto do rock mais básico, ou, até mesmo, do punk rock, como acontece com as outras bandas citadas. Surgida na Nova Zelândia, em 1996, a banda faz uma espécie de hard rock um pouco mais elaborado que seus contemporâneos de sucesso nas paradas inglesas. O som tem guitarras mais limpas e com mais ênfase nos riffs e solos, numa mistura de influências que vão de AC/DC, da vizinha Austrália, e Led Zeppelin a Bad Company e The Who.
Os Datsuns já vinham fazendo sucesso na Inglaterra até conseguirem um contrato com a gravadora V2, a mesma de artistas como Stereophonics, The White Stripes, The Black Crowes e Moby. O primeiro álbum, The Datsuns, foi lançado em 2002 e sai por aqui agora, pela Sum Records. A energia contida nas composições é latente e a banda é considerada uma das mais empolgantes ao vivo no momento.
As guitarras de Christian Datsun e Phil Datsun ditam o ritmo, e a cozinha, formada pelo vocalista/baixista Dolf de Datsun e pelo baterista Matt Datsun, segura de forma brilhante a potência despejadas pelos dois integrantes das seis cordas. O vocal nervoso de Dolf e o riff de guitarra, o melhor do disco, faz de MF From Hell a música mais pesada, até mesmo com uns toques de heavy metal, sendo que o solo lembra muito o estilo de Slash, da época áurea do Guns n' Roses. A faixa é disparada a melhor do disco, que também tem como destaques a abertura, com Sittin' Pretty, In Love, que lembra Deep Purple em sua introdução, e Freeze Sucker, com mais um riff fantástico, para fechar o álbum com chave de ouro. Bela revelação.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
Site de ingressos usa imagem do Lamb of God para divulgar show cristão
Dorsal Atlântica termina gravações do seu novo disco "Misere Nobilis" e posta vídeo reflexivo
Shows não pagam as contas? "Vendemos camisetas para sobreviver", conta Gary Holt
As 50 melhores músicas de 2025, segundo a Classic Rock
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
A primeira e a última grande banda de rock da história, segundo Bob Dylan
Graham Bonnet lembra de quando Cozy Powell deu uma surra em Michael Schenker
Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar
Desmistificando algumas "verdades absolutas" sobre o Dream Theater - que não são tão verdadeiras
O álbum dos Rolling Stones que é melhor do que o "Sgt. Peppers", segundo Frank Zappa
Os 50 melhores álbuns de 2025 segundo a Metal Hammer
A mágoa de Nasi após André Jung depor contra ele em pedido de interdição
A paixão de dois músicos pelas mesmas mulheres que gerou um clássico nacional
Charlie Watts: "Eu culpo o Led Zeppelin por shows de duas horas"

Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
"Opus Mortis", do Outlaw, é um dos melhores discos de black metal lançados este ano
Antrvm: reivindicando sua posição de destaque no cenário nacional
"Fuck The System", último disco de inéditas do Exploited relançado no Brasil
Giant - A reafirmação grandiosa de um nome histórico do melodic rock
"Live And Electric", do veterano Diamond Head, é um discaço ao vivo
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.
Com seu segundo disco, The Damnnation vira nome referência do metal feminino nacional



