Resenha - Datsuns - Datsuns
Por Raphael Crespo
Postado em 01 de abril de 2004
Texto originalmente publicado no
JB Online e no Blog Reviews & Textos.
O riff de guitarra é a essência do rock n' roll e uma banda com um bom e criativo guitarrista tem 90% do caminho andado para ser uma boa banda. Este é o caso do neozelandês The Datsuns, mais um dos vários com nomes começados por ''The'' - junto com The Hives, The Strokes, The White Stripes, The Vines, entre outros - que trazem neste início de milênio uma espécie de retomada do rock feito no final dos anos 60 e início dos anos 70.

No caso específico dos Datsuns, o som não se aproxima tanto do rock mais básico, ou, até mesmo, do punk rock, como acontece com as outras bandas citadas. Surgida na Nova Zelândia, em 1996, a banda faz uma espécie de hard rock um pouco mais elaborado que seus contemporâneos de sucesso nas paradas inglesas. O som tem guitarras mais limpas e com mais ênfase nos riffs e solos, numa mistura de influências que vão de AC/DC, da vizinha Austrália, e Led Zeppelin a Bad Company e The Who.
Os Datsuns já vinham fazendo sucesso na Inglaterra até conseguirem um contrato com a gravadora V2, a mesma de artistas como Stereophonics, The White Stripes, The Black Crowes e Moby. O primeiro álbum, The Datsuns, foi lançado em 2002 e sai por aqui agora, pela Sum Records. A energia contida nas composições é latente e a banda é considerada uma das mais empolgantes ao vivo no momento.
As guitarras de Christian Datsun e Phil Datsun ditam o ritmo, e a cozinha, formada pelo vocalista/baixista Dolf de Datsun e pelo baterista Matt Datsun, segura de forma brilhante a potência despejadas pelos dois integrantes das seis cordas. O vocal nervoso de Dolf e o riff de guitarra, o melhor do disco, faz de MF From Hell a música mais pesada, até mesmo com uns toques de heavy metal, sendo que o solo lembra muito o estilo de Slash, da época áurea do Guns n' Roses. A faixa é disparada a melhor do disco, que também tem como destaques a abertura, com Sittin' Pretty, In Love, que lembra Deep Purple em sua introdução, e Freeze Sucker, com mais um riff fantástico, para fechar o álbum com chave de ouro. Bela revelação.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



System of a Down volta à América Latina em maio de 2026
O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
Como seria o Sepultura se Max não tivesse deixado a banda, segundo ele mesmo
O solo de baixo heavy metal que, para Flea, é um grande momento da história do rock
O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
Axl Rose e a maior canção country que já existiu - e que veio de uma banda de rock
Dream Theater anuncia turnê que passará por 6 cidades no Brasil em 2026
O que Ritchie Blackmore pensa sobre Jimmy Page como músico; "um guitarrista estranho"
A maior banda, música, álbum e vocalista nacional e gringo de 1985, segundo a Bizz
Como foi lidar com viúvas de Ritchie Blackmore no Deep Purple, segundo Steve Morse
Helloween fará show em São Paulo em setembro de 2026; confira valores dos ingressos
Move Concerts faz post sobre vinda do Iron Maiden ao Brasil em 2026
A lenda da cena rock nacional que trocou Mutilator por Sepultura: "Fiquei 22 anos com eles"
Os três guitarristas que Jerry Cantrell do Alice in Chains considera "extraterrestes"
Jornalista aponta a "pior letra que os Beatles já escreveram" - e o alvo é Ringo Starr
Mustaine já se referiu a três ex-Megadeth como "melhores amigos que um cara poderia desejar"
Diretor explica por que Os Mutantes foram deixados de fora do documentário de Rita Lee
O vexame em evento de família que fez Andreas Kisser decidir parar de beber álcool


"Fuck The System", último disco de inéditas do Exploited relançado no Brasil
Giant - A reafirmação grandiosa de um nome histórico do melodic rock
"Live And Electric", do veterano Diamond Head, é um discaço ao vivo
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.
Com seu segundo disco, The Damnnation vira nome referência do metal feminino nacional
"Rebirth", o maior sucesso da carreira do Angra, que será homenageado em show de reunião
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme



