Resenha - Crunch - Impellitteri
Por Maurício Gomes Angelo
Postado em 29 de março de 2004
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Crunch acabou se tornando, inesperadamente, o último álbum da parceria Chris Impellitteri/Rob Rock no Impellitteri, tendo a responsabilidade de ser o canto de cisne da banda. Se não o é, afinal clássicos são clássicos, fecha esse ciclo com chave de ouro.
À época já sabíamos que Chris e Rob Rock estavam aprontando coisa nova para esse cd, mais peso, vocais mais trabalhados e diferenciados, e uma ou duas baladas para atender ao pedido dos fãs. Pois foi tudo cumprido. Chris deve ter gravado centenas de guitarras para cada faixa desse álbum. A massa sonora entrega tudo, aumentando o peso certamente. A bateria está mais crua (Glen Sobel substitui muito bem o adorado Ken Mary), o baixo mais rápido e Ed Roth dá uma bela contribuição com seus teclados, ali no fundo, complementando brilhantemente o trabalho de uma banda entrosada.
Rob Rock também quis inovar. As músicas soam diferentes entre si e cada uma bem peculiar. Também gravou dois ou três vocais para cada música, vocal principal, secundário e um back. Sua voz cristalina está mais apurada no que nunca!
A produção está muito moderna, muito mesmo, contando com muitos efeitos sonoros, percussão e outras traquinagens (nada a ver com eletrônico, pelo amor de Deus!). No geral nada chega a comprometer; são renovações agradáveis, escolhidas pela banda, a não ser por Wasted Earth que de tão sofisticada periga se tornar antipática.
A trinca Beware Of The Devil/Turn Of The Century e Speed Demon, que abre o álbum, é o exemplo mor do heavy metal correndo nas veias desses americanos. Chris devia estar muito nervoso ao gravar esse álbum; a velocidade transborda pelas faixas, os riffs são emendados em seqüência com primor, deixando um impacto fulminante; baixo, bateria e teclados chegam velozes, técnicos e encorpados até Rob Rock disparar sua voz enlouquecida.
Forever Yours é a balada do álbum, criada a pedidos dos fãs, já que o Impellitteri nunca costumou ter baladas em seus álbuns. É uma bela música com um pé no hard rock. Rob Rock dosando a voz levando-a a um patamar muito interessante, semi-acústica. Possui um ótimo espírito e grande atuação de todos os músicos.
A virtuose e técnica de Chris é bastante conhecida no Japão e Europa, mas porque tanto se fala nele? É só ouvir Texas Nuclear Boogie e Spanish Fire para entender. Velocidade absurda (ou "faster than speed of light" se preferir), técnica apurada, escalas debulhadas, palhetadas alternadas, salto de cordas, tapping, acrobacias, malabarismos, xeque-mate, fandango, polska, slapping, invenções e o diabo a quatro, a personificação de um guitar hero, tudo isso claro, com seu jeito muito próprio e peculiar de compor e tocar.
Fear No Evil junto com Slay The Dragon são as faixas mais agressivas do álbum. A primeira chega a ser covarde de tão boa. Sabe aqueles riffs pesadões e encorpados, palhetados com cadência e deixando sentir todo o peso em impactantes ondas sonoras? Pois é, some isso o vocal soberbo de Rob Rock nessa faixa, bem agressivo, refrão inesquecível, guitarras técnicas e cozinha segura. Fica como minha preferida do álbum por deixar a melhor impressão possível de uma grande banda.
O maior prazer de um fã do Impellitteri é abrir um encarte e ver estampado lá:
All Lyrics by Rob Rock
All Musics by Chris Impellitteri
Isso foi válido por 10 anos, e o prazer de ouvir álbuns maravilhosos durante esse tempo foi garantido. A partir daí cada um seguiria seu caminho, sem deixar de produzir música de altíssima qualidade. Crunch é o último exemplo dessa fantástica dupla do heavy metal mundial.
Formação:
Rob Rock - Vocal
Chris Impellitteri - Guitarras
James Amelio Pulli- Baixo
Edward Harris Roth - Teclados
Glen Sobel - Bateria
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
Os 5 álbuns de rock que todo mundo deve ouvir pelo menos uma vez, segundo Lobão
Para Geezer Butler, "13" não foi um álbum genuíno do Black Sabbath
Peter Criss não escreveu "Beth" e bateria não é instrumento musical, diz Gene Simmons
"Até quando esse cara vai aguentar?" O veterano que até hoje impressiona James Hetfield
A melhor música de heavy metal de cada ano da década de 1980, segundo a Loudwire
O ícone do heavy metal que foi traficante e andava armado no início da carreira
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Joe Perry do Aerosmith
Rob Halford, o Metal God, celebra 40 anos de sobriedade
O disco de thrash metal gravado por banda brasileira que mexeu com a cabeça de Regis Tadeu
Steve Harris revela qual música gostaria de resgatar para os shows do Iron Maiden
Fã de treinos de perna, Nita Strauss fala sobre sua dificuldade com a barra fixa
A banda que era "maior do que Jimi Hendrix" para Ritchie Blackmore, e que hoje poucos conhecem
O rockstar com quem, de acordo com Slash, "é impossível de se trabalhar"
A banda de rock nacional favorita do icônico produtor musical Nelson Motta
O disco dos anos 2010 que acumula quase 10 bilhões de plays no Spotify


Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
Coldplay: Eles já não são uma banda de rock há muito tempo



