Resenha - Synesthesia - Elemental
Por Rafael Carnovale
Postado em 07 de janeiro de 2004
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Interessante a proposta dos cariocas do Elemental. Um cd todo instrumental, com um prog-metal altamente influenciado por Dream Theater e com partes mais suaves inspiradas no monstro Pink Floyd. Será que um cd prog totalmente instrumental consegue soar interessante e cativar o ouvinte? Será que o excesso de virtuosismo muitas vezes praticado por algumas bandas (algumas eu disse!) não deixaria um cd deste tipo enjoativo?

"Flying on the Storm", a primeira faixa, é bem interessante. Com uma sonoridade bem Dream Theater, consegue ser interessante, com mudanças de andamento, e todos os instrumentos em perfeita sintonia. Já "The Darkness of the Sunshine" investe mais no peso, lembrando muito o projeto paralelo "Liquid Tension Experiment", sendo outra faixa interessante e cuja audição não é complicada.
Chegamos então a suíte "Synesthesia": dividida em duas partes, "Bitter Visions" (com um toque futurista e agressivo) e "Cold Silence" (mais suave, e com uma levada muito agradável aos ouvidos), se mostra a melhor parte do cd, aonde o prog-metal soa agradável e experimentalista, como alguns cd's de Vangelis (lembra de "Carruagens de Fogo"?). O cd também possui momentos mais viajantes, como as climáticas e soturnas "Preludio for a Stranger" e "Shadows" (que levam sua mente as alturas, com forte influência "floydiana", apesar de uma boa guitarra ecoar em ambas).
Um bom cd, que tem o mérito de não ser cansativo e cativar o ouvinte pela sua perfeição nos detalhes e na habilidade dos músicos. Só me pergunto uma coisa.... após este cd, o que mais eles podem fazer? Precisarão ter um cuidado extremo para não se repetir, mas pelo talento apresentado, creio que tirarão este desafio de letra.
Line Up:
Estevão Andrade - Guitarras
Felipe Andrade - Baixo
Mateus Andrade - Bateria
Raphael Montechiani - Teclados.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 10 melhores bandas da história do metal, segundo o Loudwire
Entre a Sombra e o Futuro - Como Halford, Astbury, Danzig e Dickinson desafiaram seu passado
O maior guitarrista da história da música pesada, segundo o Loudwire
A curiosa lembrança que Phil Campbell enviou para o funeral de Lemmy Kilmister
O dia em que Phil Lynott disse a um fã famoso: "acabarei com o Thin Lizzy por sua causa"
Deathfeast Open Air terá 33 bandas em 3 dias de shows na edição de 2026 do festival
Quando David Gilmour teve que ouvir "música comercial" para gravar um disco do Pink Floyd
A revelação da NWOBHM que não quis seguir o caminho do Priest e Maiden, e quebrou a cara
James Hetfield pede namorada em casamento debaixo d'água
A mensagem curta e grosseira que EMI teria enviado ao Venom nos anos 80
A música do Megadeth que é um "pop country de gosto duvidoso", segundo o Heavy Consequence
Wanessa Camargo prefere Black Sabbath com Dio, mas Zezé Di Camargo prefere com o Ozzy
O melhor baterista da história da música pesada, segundo o Loudwire
De RPM a Madonna: os álbuns que encalharam nas lojas brasileiras, segundo varejista
Tarja Turunen anuncia o álbum "Frisson Noir", que será lançado em junho
As duas razões que levaram Cazuza a morrer de inveja de Lulu Santos
Brian May sobre Nuno Bettencourt: "Faz coisas que eu nunca poderia fazer"
A opinião de Arnaldo Antunes sobre a competição interna que havia nos Titãs

"Old Lions Still Roar", o único álbum solo de Phil Campbell
Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
Em "Attitude Adjustment", Buzzcocks segue firme como referência de punk rock com melodia



