Resenha - Synesthesia - Elemental

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Rafael Carnovale
Enviar Correções  

8


Interessante a proposta dos cariocas do Elemental. Um cd todo instrumental, com um prog-metal altamente influenciado por Dream Theater e com partes mais suaves inspiradas no monstro Pink Floyd. Será que um cd prog totalmente instrumental consegue soar interessante e cativar o ouvinte? Será que o excesso de virtuosismo muitas vezes praticado por algumas bandas (algumas eu disse!) não deixaria um cd deste tipo enjoativo?

publicidade

"Flying on the Storm", a primeira faixa, é bem interessante. Com uma sonoridade bem Dream Theater, consegue ser interessante, com mudanças de andamento, e todos os instrumentos em perfeita sintonia. Já "The Darkness of the Sunshine" investe mais no peso, lembrando muito o projeto paralelo "Liquid Tension Experiment", sendo outra faixa interessante e cuja audição não é complicada.

publicidade

Chegamos então a suíte "Synesthesia": dividida em duas partes, "Bitter Visions" (com um toque futurista e agressivo) e "Cold Silence" (mais suave, e com uma levada muito agradável aos ouvidos), se mostra a melhor parte do cd, aonde o prog-metal soa agradável e experimentalista, como alguns cd's de Vangelis (lembra de "Carruagens de Fogo"?). O cd também possui momentos mais viajantes, como as climáticas e soturnas "Preludio for a Stranger" e "Shadows" (que levam sua mente as alturas, com forte influência "floydiana", apesar de uma boa guitarra ecoar em ambas).

publicidade

Um bom cd, que tem o mérito de não ser cansativo e cativar o ouvinte pela sua perfeição nos detalhes e na habilidade dos músicos. Só me pergunto uma coisa.... após este cd, o que mais eles podem fazer? Precisarão ter um cuidado extremo para não se repetir, mas pelo talento apresentado, creio que tirarão este desafio de letra.

Site Oficial: http://www.elementalhp.hpg.ig.com.br

publicidade

Line Up:
Estevão Andrade - Guitarras
Felipe Andrade - Baixo
Mateus Andrade - Bateria
Raphael Montechiani - Teclados.




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Hetfield: egos, Mustaine, Load e homossexualidade no MetallicaHetfield
Egos, Mustaine, Load e homossexualidade no Metallica

Slash: Alucinações, sexo, dinheiro e armas de fogo no auge do vícioSlash
Alucinações, sexo, dinheiro e armas de fogo no auge do vício


Sobre Rafael Carnovale

Nascido em 1974, atualmente funcionário público do estado do Rio de Janeiro, fã de punk rock, heavy metal, hard-core e da boa música. Curte tantas bandas e estilos que ainda não consegue fazer um TOP10 que dure mais de 10 minutos. Na Whiplash desde 2001, segue escrevendo alguns desatinos que alguns lêem, outros não... mas fazer o que?

Mais matérias de Rafael Carnovale no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin