Resenha - Synesthesia - Elemental
Por Rafael Carnovale
Postado em 07 de janeiro de 2004
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Interessante a proposta dos cariocas do Elemental. Um cd todo instrumental, com um prog-metal altamente influenciado por Dream Theater e com partes mais suaves inspiradas no monstro Pink Floyd. Será que um cd prog totalmente instrumental consegue soar interessante e cativar o ouvinte? Será que o excesso de virtuosismo muitas vezes praticado por algumas bandas (algumas eu disse!) não deixaria um cd deste tipo enjoativo?

"Flying on the Storm", a primeira faixa, é bem interessante. Com uma sonoridade bem Dream Theater, consegue ser interessante, com mudanças de andamento, e todos os instrumentos em perfeita sintonia. Já "The Darkness of the Sunshine" investe mais no peso, lembrando muito o projeto paralelo "Liquid Tension Experiment", sendo outra faixa interessante e cuja audição não é complicada.
Chegamos então a suíte "Synesthesia": dividida em duas partes, "Bitter Visions" (com um toque futurista e agressivo) e "Cold Silence" (mais suave, e com uma levada muito agradável aos ouvidos), se mostra a melhor parte do cd, aonde o prog-metal soa agradável e experimentalista, como alguns cd's de Vangelis (lembra de "Carruagens de Fogo"?). O cd também possui momentos mais viajantes, como as climáticas e soturnas "Preludio for a Stranger" e "Shadows" (que levam sua mente as alturas, com forte influência "floydiana", apesar de uma boa guitarra ecoar em ambas).
Um bom cd, que tem o mérito de não ser cansativo e cativar o ouvinte pela sua perfeição nos detalhes e na habilidade dos músicos. Só me pergunto uma coisa.... após este cd, o que mais eles podem fazer? Precisarão ter um cuidado extremo para não se repetir, mas pelo talento apresentado, creio que tirarão este desafio de letra.
Line Up:
Estevão Andrade - Guitarras
Felipe Andrade - Baixo
Mateus Andrade - Bateria
Raphael Montechiani - Teclados.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Welcome to Rockville 2026 divulga line-up oficial
Pink Floyd disponibiliza versão integral de "Shine On You Crazy Diamond"
Os quatro maiores solos de guitarra de todos os tempos, segundo Carlos Santana
Bangers Open Air confirma Twisted Sister e mais 40 bandas para 2026
Site americano lista os 11 melhores álbuns de rock progressivo dos anos 1990
A banda que Lars Ulrich chamou de "o Black Sabbath dos anos 90"
Extreme é confirmado no Monsters of Rock 2026 no Allianz Parque
Bono cita dois artistas que o U2 jamais vai alcançar; "Estamos na parte de baixo da escada"
As reações divergentes dos fãs ao anúncio do line-up do Bangers Open Air 2026
Com Tesla e Extreme, Mötley Crüe anuncia turnê celebrando 45 anos de carreira
A "melhor banda de rock'n'roll em disco", segundo Bono, do U2
Os 11 melhores álbuns de progressivo psicodélico da história, segundo a Loudwire
Ex-empresário acha que o Bon Jovi não faria sucesso hoje
O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
Segundo Gene Simmons, Axl Rose, do Guns N' Roses, merecia uma surra
Cinco bandas de heavy metal que nunca trocaram de vocalista - Parte I
Metallica: por que 9 entre 10 fãs odeiam "Load" e "Reload"?
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Em "Chosen", Glenn Hughes anota outro bom disco no currículo e dá aula de hard rock
Ànv (Eluveitie) - Entre a tradição celta e o metal moderno
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Soulfly: a chama ainda queima
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



