Resenha - Fragile Art Of Existence - Control Denied
Por Thiago Sarkis
Postado em 25 de outubro de 2003
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Chuck Schuldiner dedicou a maior parte de sua vida ao Death, mas lançou sua autobiografia num projeto que, até sua morte, teve apenas um disco lançado, o Control Denied. "The Fragile Art Of Existence" expira os desejos e trabalhos geniais deste grande ícone da música.
Control Denied - Mais Novidades
O som não tem nem a pretensão de se afastar do Death. Pelo contrário, as características marcantes do grupo estão totalmente presentes. O contorno rítmico dado pela insanidade técnica de Steve DiGiorgio e o desvairo de Richard Christy na bateria. Melodias de guitarra na mesma linha de "The Sound Of Perseverance". Vocais também extremos, se falarmos de uma extremidade técnica. E pensar que Warrel Dane estava cotado para ocupar este lugar e só não o fez por leves desencontros. É fácil perceber isso. "Consumed" e "Expect The Unexpected" têm aquela nuance do Nevermore nas vocalizações. Parecem compostas para Dane, porém erguem-se na atuação soberba de Aymar.
Tempos quebrados, inusitadas passagens, surpresas a todo o momento, mesmo se pensarmos: "É o Death fazendo power metal". Importa pouco. Quem dera se uma boa parcela dos conjuntos de power se aproximasse do dedinho do pé do Control Denied.
O que Schuldiner quis expressar durante sua curta, entretanto fecunda existência, está aqui. Sua mensagem, seus objetivos. E bem, há sim um sentimentalismo em ascendência após o falecimento de Chuck, e isso pode afetar uma simples resenha de álbum como esta. No entanto, da mesma forma que ele conseguiu, espero ter modificado, acrescentado algo talvez, contudo alcançado o intento de descrever os traços principais e direcionamento da obra. Fácil não é. "What if..."
Formação:
Tim Aymar (Vocais)
Chuck Schuldiner (Guitarra)
Shannon Hamm (Guitarra)
Steve DiGiorgio (Baixo)
Richard Christy (Bateria)
Outras resenhas de Fragile Art Of Existence - Control Denied
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Fãs de Angra piram: Rafael Bittencourt confirma que Edu Falaschi vai ao Amplifica em 2026
O melhor disco de heavy metal de 2025, segundo o Loudwire
Dave Mustaine fala sobre "Ride the Lightning" e elogia Lars Ulrich: "Um excelente compositor"
O maior cantor de todos os tempos para Steven Tyler; "Eles já tinham o melhor"
Para Mikael Akerfeldt (Opeth), o rock/metal progressivo virou regressivo
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
Loudwire escolhe parceria feminina como a melhor música de heavy metal de 2025
Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
A banda que fez Jimmy Page passar vergonha; "eu não queria estar ali"
Motörhead "salvou" baterista do Faith No More de ter que ouvir Ted Nugent
O padrão que une todos os solos da história do Iron Maiden, segundo Adrian Smith
Wolfgang Van Halen diz que as pessoas estão começando a levar seu trabalho a sério
O cantor que Keith Richards admite ter talento, mas é "calculado demais" e "superdimensionado"
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar
O baixista que foi mais influente para Flea do que Jaco Pastorius ou qualquer outro
David Gilmour largou vício maléfico após ouvir erro em disco do Pink Floyd
Listas: 10 melhores bandas da era pós-Nirvana
A chocante e nojenta cena protagonizada por Ozzy mostrada no filme do Mötley Crüe

Coldplay: Eles já não são uma banda de rock há muito tempo



