Resenha - A Twist Of Fate - John Arch
Por Rodrigo Simas
Postado em 23 de junho de 2003
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Você gosta de Fates Warning? Da época dos clássicos "The Spectre Within" e "Awaken the Guardian"? Deve estar bastante ansioso para esse lançamento né? Eu estava! Pra quem não conhece, esses dois CDs são obras-primas do Heavy Metal e começaram a moldar um estilo que seria copiado e desenvolvido por milhões de bandas que iriam surgir nos anos seguintes, inclusive o próprio Dream Theater.

Quem cantava nesses dois clássicos era John Arch, que abandonou a banda e a música pouco tempo depois do lançamento de "Awaken The Guardian" e deixou muitos órfãos do seu estilo único de cantar no mundo inteiro (quem nunca imaginou como esse cara criava aquelas linhas vocais completamente estranhas – e maravilhosas – naquela época?).
"Twist Of Fate" é o nome deste CD que traz John Arch de volta com alguns amigos bastante conhecidos: Mike Portnoy (Dream Theater – bateria), Jim Matheos (Fates Warning – guitarra) e Joey Vera (Armored Saint, Fates Warning – baixo).
Infelizmente este é apenas um EP, com aproximadamente 28 minutos e traz somente duas faixas ("Relentless e Cheyenne"), mas que já valem para quem esperava anos para ouvir alguma coisa nova vinda de John Arch.
O estilo é bem mais moderno e calcado no "progressive metal" que o Fates Warning e o Dream Theater vem desenvolvendo hoje em dia, as músicas são longas e cheias de andamentos quebrados e passagens super trabalhadas (elementos que também faziam parte dos primórdios do Fates Warning, mas que na época era muito mais Heavy Metal).
Quem já gostava vai se emocionar ouvindo: parece que o tempo não passou, parece que ainda estamos em 85 e John Arch, ainda com as mesmas características, não esqueceu como se canta (e como canta!), não esqueceu de cantar com feeling (coisa difícil no heavy metal hoje em dia) e não esqueceu o porquê dele nunca ter sido esquecido pelos amantes do estilo.
Quem não conhecia vai ouvir um vocalista diferente do usual, grandes melodias, um "progressive metal" muito bem feito, com alguns dos melhores músicos do planeta e com certeza vai virar fã.
Indispensável. Tomara que lancem por aqui. Até agora só lá fora.
Que venha um CD inteiro (por favor)!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
Stranger Things trouxe outro clássico do metal em tributo a Eddie Munson
O maior cantor de todos os tempos para Steven Tyler; "Eles já tinham o melhor"
Fãs de Angra piram: Rafael Bittencourt confirma que Edu Falaschi vai ao Amplifica em 2026
O melhor disco de heavy metal de 2025, segundo o Loudwire
Para Mikael Akerfeldt (Opeth), o rock/metal progressivo virou regressivo
O categórico argumento de Regis Tadeu para explicar por que Jimi Hendrix não é gênio
Os "pais do rock" segundo Chuck Berry - e onde ele entra na história
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
Tony Iommi faz um balanço do ano que passou e promete álbum solo para 2026
Loudwire escolhe parceria feminina como a melhor música de heavy metal de 2025
A tragédia que fez nascer um dos álbuns de rock mais subestimados dos anos 1990
Os mitos sobre Woodstock que todos repetem no automático até hoje, segundo Barcinski
Wolfgang Van Halen elogia maior abertura do mundo do rock para as mulheres
Nervosismo, exaustão e acidente marcaram primeiro show oficial de Nick Menza com o Megadeth
Sebastian Bach "surpreende" ao afirmar com quem gostaria de dividir o palco
A banda grunge que nunca saiu dos ouvidos de Jimmy Page do Led Zeppelin
David Gilmour explica porque sua primeira banda era superior ao Pink Floyd

Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
Coldplay: Eles já não são uma banda de rock há muito tempo



