Resenha - Battles for the Unknown - Betrayer
Por Leandro Testa
Postado em 20 de junho de 2003
Quando recebi esse material, o pouco que eu sabia do Betrayer era a sua procedência mineira e que eles praticavam o tão grandioso heavy tradicional. Logo que entrei no carro e coloquei o CD para rolar, fiquei altamente maravilhado pela explosão dos falantes e tive que soltar um "Êta trem bão, sô!!!" para a qualidade de "Scarpus, the Sucker" já que o som da banda não se limitava às suas barreiras imaginárias e evocava outro elemento oitentista, relances da agressividade ‘thrash’.

Que abertura! e se partes dela já imprimiam uma certa velocidade, surpresa veio depois com "Save Yourself" que, mesmo sendo outro destaque, é do tipo ‘engana-troxa’, por proporcionar dez segundos aniquiladores de extrema felicidade (dos quais eles podiam abusar), e simplesmente, do nada, mudar o andamento para algo mais contido e voltado ao ‘groove’.
Corre tudo bem até o próximo ato, "Running Against the Time". Entretanto, na também cadenciada "The Four Horseman of Apocalypse’, a falta acumulada de variação nos vocais aumenta o cansaço causado e, a despeito de vários riffs inspirados, o ouvinte já passa a pensar no mesmo do timbre de guitarra, que podia também ter suas oscilações.
Vale, sobretudo, ressaltar a produção pra lá de jóia que ocupa quase todo o disco; "quase" pois deixou uma "aura" no cantor Lêxa (cuja impostação lembra bastante a fase Icon de Nick Holmes, do Paradise Lost), tornando seu trabalho ainda menos natural e chegando a ser estranha, principalmente quando ele "dá uma forçada" - a exemplo da última música citada, quando na terceira estrofe ele parece pronto para ensaiar um gargarejo.
Para amenizar os predicados acima, mostrou-se bem-vinda a semi-balada "Loving till Death" e, por fim, a faixa-título que retoma um pouco a ótima tendência do início.
Somente espero que eles saibam aproveitar muito bem os melhores momentos desse EP para injetar tamanha vontade no debute que vem a seguir. Ao que tudo indica ele deve estar saindo no segundo semestre de 2003, pois o quarteto já voltou aos estúdios. E se realmente forem acertados os detalhes aqui expostos, esse primeiro ‘full-lenght’ será praticamente obrigatório pra quem, algum dia na vida, já ostentou a insígnia de "metalero" (e estufa o peito ao dizer disso...)
Apóiem a cena nacional.
Formação:
Lêxa – vocais
Éder Marques – guitarras
Omar Cardoso – bateria
Renato Kojima – baixo
Duração – 23:54 (6 faixas)
Material cedido por:
New Records (Ricardo Munayer David)
Rua Newton, 165 – B.São Bento
CEP 30360-200 - Belo Horizonte – MG
Tel: (31) 3342-1606 / 9958-8985
Email: [email protected]
ou [email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Inferno Metal Festival anuncia as primeiras 26 bandas da edição de 2026
Os dois maiores bateristas de todos os tempos para Lars Ulrich, do Metallica
A música favorita de todos os tempos de Brian Johnson, vocalista do AC/DC
Os 5 melhores álbuns do rock nacional, segundo jornalista André Barcinski
A banda de thrash fora do "Big Four" que é a preferida de James Hetfield, vocalista do Metallica
Guns N' Roses é anunciado como headliner do Monsters of Rock 2026
As músicas do Iron Maiden que Dave Murray não gosta: "Poderia ter soado melhor"
O músico que Neil Young disse ter mudado a história; "ele jogou um coquetel molotov no rock"
A banda brasileira que está seguindo passos de Angra e Sepultura, segundo produtor
Kirk Hammett cita os fatores que impediram o Exodus de ser maior
A banda que deixou o Rage Against The Machine no chinelo tocando depois deles em festival
O guitarrista do panteão do rock que Lou Reed dizia ser "profundamente sem talento"
Adeus Megadeth! Último disco será lançado no Brasil em janeiro de 2026
Valores dos ingressos para último show do Megadeth no Brasil são divulgados; confira
Os 16 vocalistas mais icônicos da história do rock, segundo o The Metalverse


George Harrison era "o cara mais infeliz do mundo", diz Jay Jay French
Lars Ulrich: As mulheres da vida do baterista
Slash: guitarrista fala sobre a origem da sua cartola
Capas Gêmeas: as infelizes coincidências nas artes dos álbuns
Assista Ivete Sangalo cantando "Dead Skin Mask", do Slayer
Kiko Loureiro, do Angra, relembra o tempo de Dominó


