Resenha - Quarante Jours Sur Le Sinai - Nil
Por Guilherme Vignini
Postado em 04 de junho de 2003
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Os franceses do Nil, banda de Rock Progressivo sinfônico, lançam seu terceiro trabalho, com bastante estilo. Não conheço os dois trabalhos anteriores, por isso me surpreendi com a qualidade desse cd.

Eles apresentam bastante influências de King Crimson, Änglagård, Fusion mas com bastante personalidade. Apesar do cd ser quase totalmente instrumental, tem algumas participações vocais da bela Roselyn Berthet, o que dá um toque parecido com bandas como Karnataka e Mostly Autumn, com a diferença de que é todo cantado em francês, o que dá um toque personalíssimo.
O cd é conceitual com 29 músicas divididas em dois "atos", falando da decadência da Atlântida, o Império Egípcio, os 40 dias que Moisés passou no deserto do Sinai. Tudo muito bem explicado em um encarte bilíngüe (francês / inglês).
Os músicos são muito competentes e fazem um som bastante envolvente. Acho que é um dos grandes lançamentos de Rock Progressivo nos últimos anos, principalmente se tratando de um trabalho conceitual, o que torna o trabalho um pouco hermético, pois não dá para destacar uma música isoladamente, deve-se ouvir todo o álbum para ter um panorama total do CD.
O álbum é cheio de climas e atmosferas, entrecortados pela guitarra de David Maurin, com toques de Allan Holdsworth e Robert Fripp. O Stick Bass de Samuel Maurin lembra bastante o trabalho de Tony Levin, e o tecladista Benjamin Croizy consegue criar atmosferas bastante interessantes com o uso dos velhos Hammond e Mellotron. A precisa bateria de Frank Niebel completa um time bastante coeso.
Após o lançamento desse CD, a participação da convidada Roseline Berthet deu tão certo que ela foi efetivada na banda, o que é uma boa notícia, já que as músicas de que ela participa são muito boas. Além de Roseline o cd conta com a participação de diversos músicos que cuidam de vocais, cellos, harpas e saxofones. É um trabalho bastante complexo e merece a atenção dos apreciadores de Rock Progressivo.
Maiores informações no website oficial: www.chez.com/nil
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ex-baterista do Black Sabbath considera Tony Iommi um dos músicos mais fáceis de lidar
O principal problema do novo documentário dos Raimundos, segundo Digão
Qual banda do Big Four do thrash metal possui a discografia de estúdio mais extensa?
A insana rotina matinal de Lemmy revelada pelo baterista do The Clash
Digão contesta versão de Tico Santa Cruz sobre a retomada dos Raimundos
Mortiis cita o Sarcófago entre as poucas referências do black metal no início dos anos 90
Angra - como foi assistir a um show da banda em Campinas
Metallica contribuiu para a ascensão do grunge e do Nirvana, segundo Kirk Hammett
Vivian Campbell relembra teste para entrar na banda de Dio; "Eles estavam chapados"
A estrela de Hollywood que ajudou a transformar uma canção em clássico do Guns N' Roses
Skid Row anuncia versão remasterizada de coletânea, que será lançada em novembro
Moonspell - A grandiosidade do Heavy Metal e da música erudita em "Opus Diabolicum"
King Diamond relança "Halloween" para o Halloween
Cinco curiosidades sobre o Soilwork, uma das atrações do Bangers Open Air 2027
O hit de Cazuza que Frejat muda letra por não concordar com mensagem
Red Hot Chili Peppers: Anthony Kiedis odiou abrir show para os Rolling Stones
As faixas do "Black Album" que James Hetfield e Lars Ulrich não curtem

Depois da ressurreição, Marilyn Manson declara vingança em novo álbum
Relevante como nunca, Totalitär retorna após vinte anos com EP furioso
Herman Frank - O motor barulhento, rápido e construído para rodar
Entre nostalgia, legado e recomeços, Beseech apresenta seu 7º álbum de estúdio
Veterano Sacrifice mostra que continua afiado como nunca no ótimo "Volume Six"
Metallica: And Justice For All é um álbum injustiçado?



