Queen - Perguntas e respostas e curiosidades
Por João Paulo Andrade
Postado em 30 de março de 2005
Tudo o que você sempre quis saber sobre a banda Queen. FAQ montado por Flaveus Neutralis em 2005 (não inclui, portanto, informações posteriores).
Quais são as datas e locais de nascimento dos membros da banda?
John Richard Deacon nasceu em agosto de 1951, na cidade inglesa de Leichester.
Roger meddows Taylor nasceu em julho de 1949, em Kings Lynn, Inglaterra.
Brian May nasceu em julho de 1947, na região rural de Twickenham, Inglaterra.
Fredderick Bulsara nasceu em setembro de 1946, na cidade africana de Zanzibar.
Quais são as maiores influências musicais dos membros do Queen?
John Deacon tinha um grande interesse pelo som do grupo Yes, contudo, ele mesmo já admitiu gostar muito de soul e, mais recentemente, dance. Mais tarde, ele passou a acompanhar a carreira solo de Paul Mccartney.
Roger Taylor nutre gostos voltados para rock progressivo e punk rock. Em sua juventude, ele ouvia bastante Beatles (posteriormente admirando a carreira solo de John Lennon.), The Who e Yardbirds. Mais recentemente, ele tem observado algumas bandas punks (como Offspring por exemplo.)
Brian May é um devoto fanático do heavy metal, com direito a acordes fascinantes e solos complicados. Eric Clapton, Jeff Beck, Beatles e principalmente Jimmy Hendrix foram seus maiores ídolos de juventude. Mais tarde, durante a década de setenta e meados de oitenta, ele demonstrou uma admiração cada vez mais crescente pelo som do Black Sabbath. Diga se de passagem que Brian May e Tony Iommi são grandes amigos.
Freddie Mercury tinha um delicado e apurado gosto por música operística, hábito que adquiriu com sua família. Contudo, poteriormente, Freddie descobriu ao fim da adolescência o som mágico dos Beatles, a profundidade da carreira solo de John Lennon, e o ritmo contagiante de Little Richard.
De que bandas cada membro participou antes do Queen?
Roger Tatlor e Brian May (juntos com o baixista Tim Stayfell) fizeram parte da banda Smile, que chegou a gravar um álbum e dar alguns shows. Mas, mesmo ganhando uma razoável fama, desentendimentos entre Brian e Stayfell aliados às dificuldades levaram o Smile a um fim.
Freddie fez parte de uma banda chamada Wreckage e, em sua juventude, gravou um álbum sob o codinome de Larry Lurex, sem sucesso no mercado.
Qual o significado do nome Queen?
Essa é, ironicamente, uma pergunta a qual eles nunca responderam com clareza. Contudo, supõe-se (através de diversas pistas deixadas por eles mesmos.) que os motivos sejam os seguintes:
Muitas bandas tinham um nome relativo à palavra "King" (rei) e talvez, por motivos de inovação, eles tenham resolvido se denominar "Queen" (rainha).
É fato comprovado que Freddie tinha um respeito e uma admiração muito grande pela realeza e, em algumas canções e entrevistas, ele chegou a se denominar uma rainha.
Queen é um nome de fácil pronúncia, soa bem e seu significado é conhecido em diversos países, como o próprio baterista Roger Taylor afirmou.
Menos informados afirmam que o nome Queen se deve ao homossexualismo de Freddie Mercury (algo como "Drag Queen") contudo nem os próprios membros da banda se dispuseram a comentar este boato.
O Queen é uma banda satanista?
Definitivamente não. Esse mal entendido se deve aos seguintes fatores:
No início da carreira (mais precisamente durante a década de setenta) o som deles era mais progressivo e mais revoltado (principalmente por causa de Freddie, que queria aplacar sua ira e raiva no fato de que sua família nutria preconceitos por suas preferências sexuais, já que a religião de sua terra natal, o Zoroatrianismo, não permitia homossexualismo) logo, devido a uma certa profundidade (e, talvez, uma sede de polêmica) eles citavam diversas vezes o demônio em certas músicas.
Contudo, um estudo mais dirigido comprova que essas supostas citações satânicas eram somente feitas de forma metafórica, e não em forma de culto ao Diabo.
Grupos evangélicos desaprovavam e atacavam constantemente atitudes espalhafatosas do Queen (como por exemplo num show antológico em Nova Orleans onde eles se apresentaram com palhaços, cuspidores de fogo, diversas strippers e uma mulher extremamente gorda nua dançando com Freddie, além do mundialmente censurado clip original de Bicycle Race, onde 100 mulheres nuas andavam de bicicleta), acusando-os de promoverem orgias e de serem um instrumento do demônio.
A polêmica aumentou ainda mais com a clássica backward message de "Another One Bites the Dust" (que mais tarde ficou provado como sendo apenas uma coincidência).
O Queen ignorava tudo isso e até provocava (como num show em 1975 onde, Freddie, ao mostrar sua luva de diamantes, afirmou ter sido um presente do diabo em pessoa) deixando fervorosos grupos evangélicos que insistiam em tentar destruir a imagem das bandas de rock.
A música I Want to Break Free é uma homenagem ao mundo gay?
Não, isso é um engano. Essa música escrita por John Deacon (pai de quatro filhos) fala de alguém que quer se livrar de seus problemas e ser livre. Alguns fãs do Queen afirmam que essa música é uma espécie de autobiografia, pois Deacon é extremamente tímido, sombrio e recatado, o que eram defeitos que ele mesmo afirmou que detestava. Talvez em seu âmago seu maior desejo fosse ser tão desinibido e articulado como seu amigo, Freddie, logo, essa canção expressaria esse seu sonho.
O surgimento desse boato se deve ao hilariante clip dessa música, onde os quatro membros da banda se fantasiam de mulher, em homenagem à uma novela inglesa da década de oitenta.
Existiu alguma espécie de guerra de egos entre Freddie e o resto da banda?
Infelizmente sim. O fato de Freddie se destacar demais sempre foi uma dor de cabeça para Brian e Roger (John não se importava com isso). Tanto que no começo, cada um cantava a música que escreveu. Esse fato irritou Freddie, que o levou a escrever muitas músicas e, logo, cantá-las e reinvidicar seu cargo de vocalista fixo. Umas das brigas mais feias entre os membros do Queen ocorreu em 85, durante a gravação do álbum "The Works".
Conta-se que o clima de guerra de egos foi tanto que cada membro chegou a sair do Queen diversas vezes, felizmente, com o tempo eles amadureceram e esqueceram essa idéia cretina de combate interno, tanto que, nos últimos álbuns (mais precisamente de 1989 prá frente) as canções não eram assinadas por um membro específico, mas sim pela banda inteira, fortificando assim os laços de união entre os membros.
John Deacon chegou a sair do Queen para formar outra banda?
Não exatamente. Sabe-se que quando o Queen fez a trilha sonora do filme Highlander, Deacon formou uma banda chamada "The Immortals". Contudo, eles só gravaram uma música e a banda nem chegou a emplacar, terminando logo em seguida. Se Deacon planejava abandonar o Queen e desistiu, essa é uma dúvida que permanece até hoje...
Quais bandas foram influenciadas pelo Queen?
As bandas mais famosas que se dizem influenciadas pelo som do Queen são:
Guns n'Roses (em especial Axl e Slash)
Metallica (em especial Lars Ulrich)
Extreme (que chegou a ser "apadrinhado" pelo Queen)
Angra (contam eles que sua admiração pelo Queen se deve principalmente ao início da carreira, ao vocal de Freddie e à guitarra de brian May)
Dream Theater (chegaram a fazer um cover de Bohemian Rhapsody em alguns de seus shows)
Quando foi a morte de Freddie Mercury?
Freddie Mercury morreu de AIDS em 24 de novembro de 1991, provavelemnte de madrugada. É curioso o fato de que Freddie anunciou ao público que era HIV positivo exatamente um dia antes de seu falecimento.
Outras curiosidades sobre o Queen...
A banda conta que seu show no Rock in Rio 85 foi o melhor da sua carreira, comparável inclusive aos espetáculos que constumava dar em Wembley.
Na abertura do show no Rio em 85 Freddie entrou no palco com um sutiã de plástico com dois seios gigantes. O público foi ao delírio.
A cor preferida de Brian é branco. E a de Freddie é amarelo.
Os membros da banda costumavam viajar em aviões separados, para que no caso de algum deles morrer num acidente, o restante continuar com a banda.
Freddie chegou a participar de belíssimos espetáculos de balé entre 70 e 80.
Roger Taylor afirmou diversas vezes nutrir um ódio muito grande por seitas evangélicas, por induzirem seu fiéis a atos constrangedores, além de lhes privarem de livre arbítrio, destruindo assim suas vidas.
John Deacon foi o integrante da banda que escreveu menos músicas em toda a sua carreira; por volta de 10 no total.
[an error occurred while processing this directive]Perguntas e Respostas
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps