Resenha - Ultima Ratio - Superior
Por Thiago Sarkis
Postado em 11 de dezembro de 2002
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Foram quatorze anos de espera, com muitas bandas promissoras e lançamentos que demonstravam a direção certa para a repetição do sucesso na complexa fórmula: conceito + atitude + musicalidade + técnica + idéias inovadoras + reflexão e contestação de ideologias e / ou da ordem dominante. Pois enfim chegou a hora de um novo "Operation: Mindcrime" (Queensryche – 1988) e o responsável pela proeza é o Superior da Alemanha.

Talvez você esteja imaginando que se trata de uma cópia chula, mas caso releia o parágrafo acima com atenção, verá que a expressão simbólica representada tem na subjetividade, a dificuldade de sua solução e do bem-suceder-se ao encará-la.
Segundo Bernd Basmer, líder da banda, a história que envolve as quinze faixas do disco, abordando fortemente as questões de fanatismo, crença, e religião, fora concebida antes mesmo do fatídico 11 de Setembro. Já especial e fantástico por si só, esse adendo dá um ar de predição a "Ultima Ratio", tornando-o ainda mais marcante.
Falar do estilo musical é complicado, principalmente em termos de Superior, já que eles são verdadeiros mutantes nesse quesito. Cada álbum segue uma vertente. Do metal progressivo a’lá Dream Theater de "Behind" (1996), ao experimental "Younique" (1998), chegando a este último, repleto de prog, porém, o qual creio não possa ser definido simplesmente nessa via. Forte, intenso, e com influências variadas, soa como um hard metal moderno que lembra o Mister Kite. Contudo, num nível mais avançado, de músicos com certa bagagem.
As influências de Geoff Tate, Chris De Garmo, Michael Wilton, Eddie Jackson e Scott Rockenfield são inegáveis, inclusive no que se refere a ritmo, melodia e harmonia. Todavia, Basmer conseguiu, ao lado de seus companheiros, pegar impulso na idéia do clássico "O: M" e construir seu próprio território de estudos, agressividade e refrões inesquecíveis, algo inédito desde o lançamento do supradito no final dos anos oitenta.
Seria louvável nos agradecimentos citar todos os integrantes do Queensryche ou até fazer referência direta ao álbum inspirador. Apesar disso passar batido, não há o que reclamar aqui. Eles foram brilhantes e deixaram suas mensagens. Entre elas, fica a proeminente no encarte: "Behold, worse than the malice of the shepherd is the ignorance of his herd" ("Observe, pior que a malícia do pastor é a ignorância de seu rebanho").
Site Oficial: www.meet-superior.de
Site do Álbum: www.ultimaratio2002.de
Formação:
Michael Tangermann (Vocais)
Bernd Basmer (Guitarras)
Michael Müller (Guitarras – Teclados)
Jan Marco Becker (Teclados)
Martin Reichhart (Baixo)
Thomas Mayer (Bateria)
Material cedido por:
Hellion Records – http://www.hellionrecords.com
Rua 24 de Maio, 62 – Lojas 280 / 282 / 308 – Centro.
São Paulo – SP – BRASIL
CEP: 01041-900
Tel: (11) 5083-2727 / 5083-9797 / 5539-7415
Fax: (11) 5549-0083
Email: [email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O curioso conselho de James Hetfield para vencer a bebida e ficar sóbrio para sempre
Bangers Open Air 2027 revela mais três atrações internacionais
Slipknot e Marilyn Manson se apresentarão no The Town 2027
Kiko Loureiro respeita muito Tony Iommi, mas acha que guitarrista do Black Sabbath é "quadrado"
A reação de Dirk Verbeuren ao anúncio do fim do Megadeth
Como aconteceu a segunda separação entre Ronnie James Dio e Black Sabbath, segundo Geezer Butler
James Hetfield revela sua maior influência como guitarrista de metal: "É o mestre dos riffs"
Curitiba ganha "Cidade do Rock" e recebe festival com gigantes do rock nacional anos 1980
Como John Petrucci tenta manter a rotina de treinos durante as turnês do Dream Theater
Lars Ulrich revela ter perdido a virgindade com ajuda de Dave Mustaine
A banda que deixou Joan Jett "morrendo de medo" antes de subir ao palco
Black Sabbath tentou compor disco nos anos 2000, mas não rolou
Brasileira conta como está sendo o primeiro ano como vocalista do Battle Beast
A música dos Beatles composta por Paul McCartney diante de um astro de Hollywood
Cinco formações que duraram pouco tempo, mas gravaram bons discos
Robert Plant: "Quase saí do Led quando meu filho morreu"
O motivo que levou John Lennon a odiar grande hit de seu ídolo do rock Elvis Presley

Animals (1977) - quando o Pink FLoyd resolveu chamar todo mundo de bicho
Carach Angren - Sangue, mar e condenação no Holandês Voador
Moonspell - A grandiosidade do Heavy Metal e da música erudita em "Opus Diabolicum"
Resenha: "Hard-Fi" - Rosa Tattooada (2026)
Depois da ressurreição, Marilyn Manson declara vingança em novo álbum
O álbum pesado e melancólico do Soilwork que ajudou a salvar a minha vida



