Resenha - Untouchables - Korn
Por Rafael Carnovale
Postado em 18 de julho de 2002
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Curiosa essa banda. Expoente do movimento new metal, o Korn lançou seu último cd, "Issues", partiu para uma tour bem sucedida, que passou pelo Brasil, e agora lança mais um petardo. "Untouchables" nada mais é do que a repetição do que a banda vem fazendo, cujo estilo é rotulado como new metal. Mas desta feita, Jonathan Davis e Cia resolveram investir mais no peso, gerando uma melhora sensível em suas músicas, que primavam pela repetição e as vezes até pelo tédio.
Korn - Mais Novidades
"Here to Stay", a primeira faixa, comprova tal afirmação. O peso das guitarras encobre qualquer efeito eletrônico e Davis está cantando mais, ao invés de só sussurrar e berrar nas músicas. O mesmo pode se dizer de faixas como "Blame" e "Hollow Life", que apesar de conterem os chamados elementos new metal (vocais com efeitos, teclados irritantes em certo ponto), capricham no peso das guitarras, dando um toque quase thrash a alguns pontos. O mesmo se verifica na cadenciada "Blottled Up Inside", aonde os riffs lembram muito o velho Sepultura e Davis capricha no vocal.
Mas a banda não se esqueceu de seu passado, e também comparece com faixas como a esquisita "Haiting" (com efeitos eletrônicos e vocais melódicos ou agressivos), e a mais calma "Alone I Break", aonde Davis volta a sussurrar vocais e gritar. Mas merece ser citado que ambas também apresentam peso nas guitarras e um bom trabalho na cozinha, mostrando que a banda está investindo mais no peso, e no metal, não só no New.
Destaques? A própria "Alone I Break", por ser a mais cativante do cd, "Embrace", por ser a mais pesada e aonde Davis atinge seu melhor vocal, quase gutural. Mas todas são muito parecidas, embora a qualidade se mantenha bem além do que o Korn vinha fazendo. É guitarra pesada, vocal melódico, efeito, rítmo mais lento e vocal agressivo em pelo menos 10 das 14 faixas do cd. Fato que não aparece na faixa "Beat It Upright", de longe a melhor, uma paulada que ao vivo vai entortar pescoços, e a quase hardcore "Wake Up Late", que seria perfeita, não fosse a quebrada de ritmo que a banda dá logo no começo. Merece destaque também a arte gráfica do cd e a capa, de muito bom gosto e muito bem feita. Ponto para a banda.
Pelo peso apresentado e pelas sensíveis melhoras na performance dos músicos, é recomendável para qualquer fã de som pesado que esteja disposto a aceitar os elementos do New Metal. Se continuar assim, quem sabe eles fazem algo mais pesado ainda na próxima?
Line Up:
Jonathan Davis – Vocal
Fieldy – Baixo
Brian Welch – Guitarra
David Silveria – Bateria
James Shaffer – Guitarra
Lançado no Brasil pela Epic Records – Sony Music Brasil.
Site oficial: www.korntv.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



11 bandas que nunca fizeram um disco tão bom quanto o primeiro
19 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de agosto
5 hits de 2001 que ainda serão ouvidos 100 anos depois, segundo a Far Out
O rockstar que puxou uma faca para Malcolm Young nos anos setenta
Fabio Lione reage extremamente irritado após Circo Voador admitir erro sobre show
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Lucas Inutilismo
O rival que Eddie Van Halen achava sem feeling: "Será que é assim que me enxergam?"
O guitarrista que Jimmy Page chamou de gênio antes da fama: "Facilmente o melhor"
O álbum do Judas Priest que não fez sucesso no lançamento, mas virou um clássico
Richie Sambora faz show com seu substituto no Bon Jovi, Phil X
5 músicas de metal com refrãos feitos na medida para você pular sem parar
O clássico do Black Sabbath em que Ronnie James Dio atingiu a nota mais alta de sua carreira
O clássico do rock que explodiu no verão de 1972 e volta todo ano na mesma época
Como uma canção pop de 1968 separou o The Smiths no auge do sucesso?
A opinião de Edu Falaschi sobre o lendário DVD "RituAlive" do Shaman
A canção do Dire Straits que Mark Knopfler diz que é difícil de tocar ao vivo
O motivo pelo qual o fenomenal Angus Young do AC/DC odiava a banda Ramones



A música do Korn que Jonathan Davis considera a "pior de todos os tempos"
O álbum do Faith No More que inventou o nu metal, segundo guitarrista do Korn
Mãe de Olivia Rodrigo deixou de ver seu show no Lollapalooza para assistir o Korn
Baixista Roberto "Ra" Diaz conta como foi chamado para ajudar o Korn
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



