Resenha - Tide Turns - Blezqi Zatsaz
Por Rodrigo Vinhas
Postado em 22 de fevereiro de 2003
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O projeto capitaneado pelo Tecladista Fábio Ribeiro, intitulado Blezqi Zatsaz, lançou recentemente o seu debut. "The Tides Turns". Trata-se de um trabalho instrumental de altíssima qualidade, com participações especiais de músicos experientes e conhecidos no cenário, como Kiko Loureiro (Angra), Eduardo Ardanuy (Dr. Sin) e Hugo Mariutti (Shaman).

O som apresenta muita variação, mas é em sua maioria um rock progressivo de muito bom gosto, influenciado por Yes, Pink Floyd, Emerson Lake & Palmer, entre outros. A característica mais evidente do álbum é o talento de Fábio Ribeiro tanto para "timbrar" o teclado como para criar melodias marcantes, o que torna a audição do trabalho muito mais agradável. Por ser instrumental, se tudo não estivesse na dosagem certa, o disco se tornaria maçante, mas isso de forma nenhuma aconteceu aqui.
Todas as composições do disco são de Fábio Ribeiro, porém, todos os músicos que participaram do projeto tiveram total liberdade pra criar suas partes, o que deixou o disco bem mais humano.
Outros instrumentistas que se destacam ao longo do álbum são o saxofonista e flautista Hugo Hori, e o baixista Ale Souza, que mandaram muito bem na execução dos seus instrumentos.
Concluindo, o álbum apresenta qualidade, músicos extraordinários, boa produção e o mais importante de tudo, é um trabalho original, pra quem gosta de música instrumental, temas experimentais, com uma pegada rock. Esse é o álbum do ano!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Kiko Loureiro respeita muito Tony Iommi, mas acha que guitarrista do Black Sabbath é "quadrado"
O álbum em que Geddy Lee acredita que o Rush finalmente encontrou seu equilíbrio
Em 1994, Bruce Dickinson esculachou videoclipe do Aerosmith
Curitiba ganha "Cidade do Rock" e recebe festival com gigantes do rock nacional anos 1980
A reação de Dirk Verbeuren ao anúncio do fim do Megadeth
Shows que vão agitar São Paulo no segundo semestre de 2026.
James Hetfield revela sua maior influência como guitarrista de metal: "É o mestre dos riffs"
Como John Petrucci tenta manter a rotina de treinos durante as turnês do Dream Theater
Lars Ulrich revela ter perdido a virgindade com ajuda de Dave Mustaine
Pearl Jam sobe ao palco pela primeira vez com Abe Laboriel Jr. na bateria
A cantora que Ian Gillan considera a maior voz feminina do rock; "ela arrasava!"
A única banda de metal que nem o Metallica conseguiu superar, conforme Regis Tadeu
Engenheiros do Hawaii - A reunião que não acontece
A banda que Noel Gallagher usou como modelo antes de criar o Oasis; "Quero ser você"
A energia masculina tóxica das turnês com o Metallica que o Linkin Park enterrou no seu passado
O significado de "sou uma gota d'água, sou um grão de areia" em "Pais e Filhos"

Carach Angren - Sangue, mar e condenação no Holandês Voador
Moonspell - A grandiosidade do Heavy Metal e da música erudita em "Opus Diabolicum"
Resenha: "Hard-Fi" - Rosa Tattooada (2026)
Depois da ressurreição, Marilyn Manson declara vingança em novo álbum
O álbum pesado e melancólico do Soilwork que ajudou a salvar a minha vida
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme



