Resenha - Visual Rebellion Vol2 - Century Media
Por Ricardo Seelig
Postado em 17 de julho de 2005
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O rock, e principalmente o heavy metal, sempre teve uma ligação muito forte com o aspecto visual. Bandas como Black Sabbath, Judas Priest, Iron Maiden, Venom, Slayer e inúmeras outras sempre colocaram a sua música lado a lado com o que os seus fãs estavam vendo. Os ícones são inúmeros, e inesquecíveis: a blusa de franjinha de Ozzy Osbourne na capa de "Vol 4", Rob Halford vestido de couro e tachinhas dos pés à cabeça, as mil mutações de Eddie, o visual macabro do Venom, a maquiagem do Slayer em seu início de carreira.

Apesar disso, os clipes das bandas de metal nunca primaram pelo requinte. Claro que o fato de a maioria delas estar ligada à gravadoras menores com pouco orçamento para bancar produções decentes é um fator determinante. Assim, apenas monstros sagrados como o Maiden, Kiss, Metallica e afins conseguem investimentos adequados para promover os seus álbuns através da mídia mais visível para os novos fãs da música: o videoclipe. Afinal, sendo bem realista, o pensamento da grande mídia é um só: quem não aparece na MTV, simplesmente não aparece.
A coletânea "Visual Rebellion Vol 2", que chega agora a sua segunda edição, é uma grata surpresa neste aspecto. Lançada pela Century Media e contando somente com artistas de seu casting, é uma ótima opção para quem gosta de som pesado e quer ter vários vídeos legais em casa.
O DVD abre com o clip de "Swamped", da banda italiana Lacuna Coil. O vídeo é belíssimo, e, na minha opinião, o melhor de todo o DVD. Na seqüência entra o Dream Evil com a ótima "The Book Of Heavy Metal", e o som tradicional do grupo casa perfeitamente com o tratamento dado as imagens, mantendo o clima de fantasia que é a principal característica do grupo. Aliás, esta música é ótima, e tem um refrão que gruda à primeira audição.
Outros destaques vão para o Nevermore com "I, Voyager", Napalm Death com "Lowlife", o excelente Sentenced com "Killing Me Killing You", Entwine com "Bitter", o vocalista do Stratovarius Timo Kotipelto com "Reasons", o Tad Morose com "Anibus" (com uma animação totalmente powerslave) e o Arch Enemy com a ótima "Ravenous".
Ao todo, "Visual Rebellion" traz vinte e três clipes, que traçam um panorama muito interessante do metal atual, em todas as suas vertentes. Como bônus o DVD apresenta alguns papéis de parede das bandas presentes.
A única crítica negativa fica pelo fato de não haver separação entre as faixas quando se seleciona a opção "play all", o que faz com que você tenha que assistir totalmente um clip para só então conseguir ver o seguinte, e também pelo encarte, que poderia ter mais páginas.
Se você gosta de metal, "Visual Rebellion Vol 2" é uma excelente opção, principalmente em um país onde o som pesado é praticamente ignorado pelo único canal musical disponível, a MTV. Ótima iniciativa, e que deveria ser copiada por outras gravadoras. Parabéns à Century Media, e que venham os novos volumes desta coletânea.
Vídeos:
1. Lacuna Coil - Swamped
2. Dream Evil - The Book Of Heavy Metal
3. Nevermore - I, Voyager
4. Shadows Fall - The Power Of I And I
5. Heaven Shall Burn - The Weapon They Fear
6. Napalm Death - Lowlife
7. God Forbid - Better Days
8. Sentenced - Killing Me Killing You
9. Finntroll - Trollhammaren
10. Borknagar - Future Reminiscence
11. Nocturnal Rites - Awakening
12. Entwine - Bitter
13. Lullacry - Don't Touch The Flame
14. Kotipelto - Reasons
15. Tad Morose - Anubis
16. Stampin' Ground - Bear The Scars
17. Carnal Forge - Welcome To Your Funeral (Live)
18. Arch Enemy - Ravenous
19. Exodus - Bonded By Blood (Live)
20. Morgoth - Isolated
21. Orphaned Land - Ocean Land
22. Solefald - Mont Blac Providence Crow
23. Unholy Ghost - Under Existence
Ouvindo:
Green Day, Give Me Novocaine.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
Bruno Sutter aposta alto e aluga o Carioca Club para celebrar 50 anos de Iron Maiden em São Paulo
A melhor banda de rock progressivo de todos os tempos, segundo Geddy Lee
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
"Estou muito feliz pela banda e por tudo que conquistamos", afirma Fabio Lione
O grupo psicodélico que cativou Plant; "Uma das minhas bandas favoritas de todos os tempos"
Kiko Loureiro diz o que o levou a aceitar convite para reunião do Angra no Bangers Open Air
Sweden Rock Festival anuncia line-up com Iron Maiden e Volbeat entre os headliners
Guns N' Roses fará 9 shows no Brasil em 2026; confira datas e locais
A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
Bangers Open Air acerta a mão mais uma vez e apresenta line-up repleto de opções
Com mais de 160 shows, Welcome to Rockville anuncia cast para 2026
Sepultura anuncia último show na Europa
O disco do Kiss feito a partir de "quase lixo inutilizável", segundo Paul Stanley
Os cinco maiores guitarristas de todos os tempos para Neil Young
Seguidores do Demônio: as 10 bandas mais perigosas do mundo
O truque dos sertanejos que ajudou o Pearl Jam e é desprezado pelo Metal brasileiro
As 38 maiores bandas de metal da história, segundo a prestigiada revista Forbes
"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva



