Resenha - Visual Rebellion Vol2 - Century Media

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ricardo Seelig
Enviar Correções  

publicidade

8

O rock, e principalmente o heavy metal, sempre teve uma ligação muito forte com o aspecto visual. Bandas como Black Sabbath, Judas Priest, Iron Maiden, Venom, Slayer e inúmeras outras sempre colocaram a sua música lado a lado com o que os seus fãs estavam vendo. Os ícones são inúmeros, e inesquecíveis: a blusa de franjinha de Ozzy Osbourne na capa de "Vol 4", Rob Halford vestido de couro e tachinhas dos pés à cabeça, as mil mutações de Eddie, o visual macabro do Venom, a maquiagem do Slayer em seu início de carreira.

publicidade


Apesar disso, os clipes das bandas de metal nunca primaram pelo requinte. Claro que o fato de a maioria delas estar ligada à gravadoras menores com pouco orçamento para bancar produções decentes é um fator determinante. Assim, apenas monstros sagrados como o Maiden, Kiss, Metallica e afins conseguem investimentos adequados para promover os seus álbuns através da mídia mais visível para os novos fãs da música: o videoclipe. Afinal, sendo bem realista, o pensamento da grande mídia é um só: quem não aparece na MTV, simplesmente não aparece.

A coletânea "Visual Rebellion Vol 2", que chega agora a sua segunda edição, é uma grata surpresa neste aspecto. Lançada pela Century Media e contando somente com artistas de seu casting, é uma ótima opção para quem gosta de som pesado e quer ter vários vídeos legais em casa.

publicidade

O DVD abre com o clip de "Swamped", da banda italiana Lacuna Coil. O vídeo é belíssimo, e, na minha opinião, o melhor de todo o DVD. Na seqüência entra o Dream Evil com a ótima "The Book Of Heavy Metal", e o som tradicional do grupo casa perfeitamente com o tratamento dado as imagens, mantendo o clima de fantasia que é a principal característica do grupo. Aliás, esta música é ótima, e tem um refrão que gruda à primeira audição.

publicidade

Outros destaques vão para o Nevermore com "I, Voyager", Napalm Death com "Lowlife", o excelente Sentenced com "Killing Me Killing You", Entwine com "Bitter", o vocalista do Stratovarius Timo Kotipelto com "Reasons", o Tad Morose com "Anibus" (com uma animação totalmente powerslave) e o Arch Enemy com a ótima "Ravenous".

Ao todo, "Visual Rebellion" traz vinte e três clipes, que traçam um panorama muito interessante do metal atual, em todas as suas vertentes. Como bônus o DVD apresenta alguns papéis de parede das bandas presentes.

publicidade

A única crítica negativa fica pelo fato de não haver separação entre as faixas quando se seleciona a opção "play all", o que faz com que você tenha que assistir totalmente um clip para só então conseguir ver o seguinte, e também pelo encarte, que poderia ter mais páginas.

Se você gosta de metal, "Visual Rebellion Vol 2" é uma excelente opção, principalmente em um país onde o som pesado é praticamente ignorado pelo único canal musical disponível, a MTV. Ótima iniciativa, e que deveria ser copiada por outras gravadoras. Parabéns à Century Media, e que venham os novos volumes desta coletânea.

publicidade

Vídeos:
1. Lacuna Coil - Swamped
2. Dream Evil - The Book Of Heavy Metal
3. Nevermore - I, Voyager
4. Shadows Fall - The Power Of I And I
5. Heaven Shall Burn - The Weapon They Fear
6. Napalm Death - Lowlife
7. God Forbid - Better Days
8. Sentenced - Killing Me Killing You
9. Finntroll - Trollhammaren
10. Borknagar - Future Reminiscence
11. Nocturnal Rites - Awakening
12. Entwine - Bitter
13. Lullacry - Don't Touch The Flame
14. Kotipelto - Reasons
15. Tad Morose - Anubis
16. Stampin' Ground - Bear The Scars
17. Carnal Forge - Welcome To Your Funeral (Live)
18. Arch Enemy - Ravenous
19. Exodus - Bonded By Blood (Live)
20. Morgoth - Isolated
21. Orphaned Land - Ocean Land
22. Solefald - Mont Blac Providence Crow
23. Unholy Ghost - Under Existence

publicidade

Ouvindo:
Green Day, Give Me Novocaine.




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Metallica: a regressão técnica de Lars UlrichMetallica
A regressão técnica de Lars Ulrich

Megadeth: Mustaine abre o jogo sobre convite a Pepeu GomesMegadeth
Mustaine abre o jogo sobre convite a Pepeu Gomes


Sobre Ricardo Seelig

Ricardo Seelig é editor da Collectors Room - www.collectorsroom.com.br - e colabora com o Whiplash.Net desde 2004.

Mais matérias de Ricardo Seelig no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin