Resenha - Fiendish Regression - Grave
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 10 de janeiro de 2005
Os suecos do Grave voltam com seu violento death metal "old school" apresentando seu oitavo registro, o rolo-compressor "Fiendish Regression", cuja inovação em relação aos trabalhos anteriores está no local onde foi gravado, pois onde antes era tradição gravar no Sunlight Studio, desta feita optaram por visitar o Abyss Studios, local já lendário e preferido por muitas bandas mais extremas.

E o resultado final ficou soberbo, pois "Fiendish Regression", além de manter suas características tradicionais de agressividade sonora, se alternando entre a cadência e a velocidade, agora sua música ficou ainda mais encorpada com tal mudança de ares, pois os produtores e irmãos Tägtgren tem experiência de sobra neste estilo.
Encabeçados por Ola Lindgren nas vozes e guitarras e Jonas Torndal na outra guitarra, essa dupla são os responsáveis por todas as composições e realmente são mestres na elaboração de riffs de altíssima qualidade que percorrem todas as faixas deste álbum, riffs para literalmente quebrar pescoços. O baixista Fredrik Isaksson executa com muita competência sua função e Pelle Ekegren, novo membro que já havia tocado em apresentações ao vivo como músico convidado, adicionou vida e grooves para a estrutura clássica do Grave. Realmente dá gosto escutar esse músico tocar sua bateria, sendo que seu trabalho com os bumbos é de tirar o fôlego.
As letras são os tradicionais ataques à religião católica ou temas mais mórbidos, urrados escandalosamente, complementando toda a parte instrumental e com certeza atingem o objetivo de agredir e mostrar toda a violência do estilo aos não-avisados.
Grave e este seu trabalho provavelmente agradará os apreciadores mais tradicionais do estilo e há grandes chances de angariar ainda mais fãs, pois, mesmo sendo sua música considerada extrema, é de muito bom gosto e tem os instrumentos muito bem definidos, nos permitindo realmente apreciar sua proposta.
Grave - Fiendish Regression
2004 – Century Media
01. Last Journey
02. Reborn
03. Awakening
04. Breeder
05. Trial by fire
06. Out of the light
07. Inner voice
08. Bloodfeast
09. Heretic
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Por que Ricardo Confessori e Aquiles ainda não foram ao Amplifica, segundo Bittencourt
A banda que é "obrigatória para quem ama o metal brasileiro", segundo Regis Tadeu
Dave Mustaine admite que seu braço está falhando progressivamente
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Show do Guns N' Roses no Rio de Janeiro é cancelado
Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
Por que Angra não convidou Fabio Laguna para show no Bangers, segundo Rafael Bittencourt
A banda Pigs Pigs Pigs Pigs Pigs Pigs Pigs que André Barcisnski incluiu no melhores do ano
Quando perdemos o artista que, para Slash, era um dos maiores talentos musicais do século 20
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
Todas as tretas de Renato Russo com diversas bandas do rock nacional explicadas
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 1970 até 1999
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
Little Richard em 1982: "Fui gay toda minha vida, mas agora não sou mais"
A banda que Nasi apresentou a Regis Tadeu e o crítico considera som como "inclassificável"
O guitarrista preferido de Lars Ulrich, do Metallica; "impossível tirar o olho"


Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Anguish Project mergulha no abismo do inconsciente com o técnico e visceral "Mischance Control"
Motorjesus pisa fundo no acelerador, engata a quinta e atropela tudo em "Streets Of Fire"
Metallica: em 1998, livrando a cara com um disco de covers
Whitesnake: Em 1989, o sobrenatural álbum com Steve Vai



