Resenha - Fiendish Regression - Grave
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 10 de janeiro de 2005
Os suecos do Grave voltam com seu violento death metal "old school" apresentando seu oitavo registro, o rolo-compressor "Fiendish Regression", cuja inovação em relação aos trabalhos anteriores está no local onde foi gravado, pois onde antes era tradição gravar no Sunlight Studio, desta feita optaram por visitar o Abyss Studios, local já lendário e preferido por muitas bandas mais extremas.

E o resultado final ficou soberbo, pois "Fiendish Regression", além de manter suas características tradicionais de agressividade sonora, se alternando entre a cadência e a velocidade, agora sua música ficou ainda mais encorpada com tal mudança de ares, pois os produtores e irmãos Tägtgren tem experiência de sobra neste estilo.
Encabeçados por Ola Lindgren nas vozes e guitarras e Jonas Torndal na outra guitarra, essa dupla são os responsáveis por todas as composições e realmente são mestres na elaboração de riffs de altíssima qualidade que percorrem todas as faixas deste álbum, riffs para literalmente quebrar pescoços. O baixista Fredrik Isaksson executa com muita competência sua função e Pelle Ekegren, novo membro que já havia tocado em apresentações ao vivo como músico convidado, adicionou vida e grooves para a estrutura clássica do Grave. Realmente dá gosto escutar esse músico tocar sua bateria, sendo que seu trabalho com os bumbos é de tirar o fôlego.
As letras são os tradicionais ataques à religião católica ou temas mais mórbidos, urrados escandalosamente, complementando toda a parte instrumental e com certeza atingem o objetivo de agredir e mostrar toda a violência do estilo aos não-avisados.
Grave e este seu trabalho provavelmente agradará os apreciadores mais tradicionais do estilo e há grandes chances de angariar ainda mais fãs, pois, mesmo sendo sua música considerada extrema, é de muito bom gosto e tem os instrumentos muito bem definidos, nos permitindo realmente apreciar sua proposta.
Grave - Fiendish Regression
2004 – Century Media
01. Last Journey
02. Reborn
03. Awakening
04. Breeder
05. Trial by fire
06. Out of the light
07. Inner voice
08. Bloodfeast
09. Heretic
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Cinco grandes bandas de heavy metal que passarão pelo Brasil em 2026
O álbum que David Gilmour vê como uma continuação de "The Dark Side of the Moon"
Clemente (Inocentes, Plebe Rude) sofre infarto e passa por cirurgia
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
A melhor música de rock lançada em 2025, segundo o Loudwire
O que James Hetfield realmente pensa sobre o Megadeth; "uma bagunça triangulada"
Alter Bridge abrirá para o Iron Maiden apenas no Brasil
Steve Harris e Bruce Dickinson comentam tour do Iron Maiden pela América Latina
É oficial! Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026; confira as informações
O rockstar que não tocava nada mas amava o Aerosmith; "eles sabiam de cor todas as músicas"
O músico a quem Eric Clapton devia desculpas e foi ao show para fazer as pazes
Mingau aparece sorrindo em vídeo de reabilitação e família atualiza recuperação do músico
Dream Theater abre venda de ingressos para turnê no Brasil; confira os preços
System of a Down volta à América Latina em maio de 2026
O artista que Bob Dylan e Neil Young concordam ter escrito as melhores canções
O guitarrista que sacaneou Eric Clapton no meio de um solo: "Ele me ferrou totalmente!"
João Gordo relembra rolê histórico com Kurt Cobain e Flea em bar paulista
O que significa "poeira se escondendo pelos cantos" cantado em "Teatro dos Vampiros"


"Fuck The System", último disco de inéditas do Exploited relançado no Brasil
Giant - A reafirmação grandiosa de um nome histórico do melodic rock
"Live And Electric", do veterano Diamond Head, é um discaço ao vivo
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.
Com seu segundo disco, The Damnnation vira nome referência do metal feminino nacional
"Rebirth", o maior sucesso da carreira do Angra, que será homenageado em show de reunião
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme



