A música que surgiu como anotação em caderno e virou um dos maiores hits dos anos 80
Por Mateus Ribeiro
Postado em 18 de maio de 2025
Ouvir os conselhos dos nossos pais costuma ser uma decisão prudente. Afinal, são pessoas que nos amam profundamente e carregam consigo a sabedoria adquirida ao longo dos anos. Esse foi exatamente o caso de Jonathan Cain, tecladista da banda Journey, que seguiu a orientação do pai e acabou compondo uma das músicas mais emblemáticas e inesquecíveis do século XX.
Journey - Mais Novidades
Tudo começou quando Jonathan, natural de Chicago (Illinois, EUA), encontrava-se na Califórnia. De acordo com entrevista que o tecladista concedeu ao Songfacts. na época, ele passava por um período complicado. O músico ligou para seu pai, que lhe deu um precioso recado.
"Eu estava em Hollywood, lutando com a minha carreira, meio perdido. Perguntei a ele: ‘Devo voltar para Chicago e desistir desse sonho?’. E ele disse: ‘Não, filho. Continue firme. Temos uma visão. Vai acontecer. Não pare de acreditar’."
Uma das frases ditas pelo pai de Jonathan virou o título do maior sucesso do Journey. Trata-se de "Don't Stop Believin'", faixa que abre "Escape", sétimo disco do grupo, lançado em 1981.
Jonathan anotou o recado de seu pai em um caderno. Até que chegou o dia que seus companheiros de banda perguntaram se ele tinha uma composição. Ele pediu ajuda aos céus e contou com a colaboração de Steve Perry, na época, vocalista do Journey.
"Escrevi isso em um caderno espiral e, anos depois, fui para São Francisco. Isso foi antes de eu entrar no The Babys, em 76 ou 77, algo assim. Fui me juntar ao Journey em 1980. Eu tinha um caderno e estávamos gravando o álbum ‘Escape’. Eles perguntaram: ‘Você tem uma música?’.
Olhei em meu caderno e vi o título. Eu disse: ‘Senhor, mostre-me que Steve Perry adoraria cantar essa música’. Então, escrevi um refrão. Eles entraram e eu disse: ‘Bem, eu confio em vocês. Vamos escrever o resto’. E assim fizemos."
"Don't Stop Believin'" tem como ponto alto seu refrão, que é cantado apenas no final da canção, algo pouco usual. De acordo com Jonathan, essa foi uma ideia de Steve:
"Eu sempre perguntava quando estávamos escrevendo: ‘E o refrão?’. E o Steve dizia: ‘Não, vamos esperar’. Na época, tudo fazia sentido para mim, porque estávamos guardando esse refrão na manga. Definitivamente, é uma música com uma estrutura diferente, o que a torna única."
Sem dúvidas, "Don't Stop Believin'" é uma canção especial. E Cain sabia disso desde quando a ouviu pela primeira vez:
"A gente ouviu a música quando ela ficou pronta, e sabíamos que havia algo diferente nela. Por isso decidimos utilizá-la como a faixa de abertura do álbum ‘Escape’. Quando você coloca a agulha no disco, é como abrir um livro. Com aquela linha de piano, soa exatamente como um livro se abrindo.
Esse sempre foi meu sonho: levar os fãs do Journey para dentro de uma música nossa. Foi a primeira tentativa de trazer o público para o mundo da banda. Estamos cantando para você. Estamos cantando sobre o seu mundo agora. Então, foi uma mudança em relação ao que eles vinham fazendo antes."
Certamente, Jonathan deve agradecer ao pai até hoje, pois "Don't Stop Believin'" se tornou um dos maiores hits dos anos 1980. A música, que ainda faz sucesso, já ultrapassou 2,3 bilhões de reproduções no Spotify. Nada mal para uma obra que nasceu de um conselho paterno, hein?
Histórias de Músicas - Journey
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
Será mesmo que Max Cavalera está "patinando no Roots"?
Avenged Sevenfold lança single inédito para o novo jogo da franquia Call of Duty
Megadeth anuncia show em país onde nunca tocou
Graspop Metal Meeting terá 128 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
Régis Tadeu explica o que está por trás da aposentadoria do Whitesnake
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
Ouça "Body Down", primeira música do projeto Stanley Simmons
Ouça "Nothin'" e "Atlas", novas músicas do Guns N' Roses
Steve Harris admite que a aposentadoria está cada vez mais próxima
Regis Tadeu esculhamba "Atlas" e "Nothin", as duas músicas "novas" do Guns N' Roses
Viúva de Canisso acusa Raimundos de interromper repasses previstos em contrato

O conselho precioso de um pai que se transformou em um dos maiores hits da história
Journey anuncia "Final Frontier", sua turnê de despedida
Jonathan Cain confirma que deixará o Journey ao final da próxima turnê
O cara fedendo a leite que criou banda lendária após Santana o demitir por ousadia


