Resenha - Reveal - R.E.M.
Por Thiago Sarkis
Postado em 04 de julho de 2001
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A magistral apresentação do R.E.M. no Rock In Rio III, fez crescer a expectativa do público em torno do novo álbum do grupo. Porém, esse falatório e a responsabilidade que caiu sobre os ombros de Michael Stipe e seus companheiros, parecem não ter gerado bons resultados.
REM - Mais Novidades
Mesmo com toda a experiência de décadas de carreira, a banda não soube administrar o peso de ser considerada por alguns, como o maior acontecimento do pop rock atual. Trocando em miúdos: "Reveal" não passa de um disco bom, com alguns momentos gloriosos. Para ser mais preciso, com quatro de doze composições valendo realmente a pena.
Se a primeira impressão ficasse, eu diria que este álbum estaria próximo à perfeição, já que a faixa de abertura, "The Lifting", e as três subseqüentes, "I’ve Been High", "All The Way To Reno (You’re Gonna Be A Star) e "She Just Wants To Be", são sensacionais e figuram facilmente entre as melhores composições da carreira do R.E.M. No entanto, essa escrita não funciona e depois de eliminar o êxtase inicial, fica fácil notar que da quinta à última música, o disco caminha por pequenas montanhas e profundos abismos.
"Disappear", "Saturn Return" e "Beat A Drum" têm boas passagens, mas suas melodias vocais são demasiadamente repetitivas e alguns efeitos gênitos da modernidade as atrapalham bastante. Depois delas temos "Imitation Of Life", que é um caso a ser tratado a parte.
Fica óbvio que a escolha de "Imitation Of Life" como primeiro single e vídeo clip do novo álbum, é coisa de gravadora. Escolheram a música mais alegrinha, de instrumental mais simples e letra totalmente perdida, cheia de idéias desconexas jogadas para todos os lados. Tudo esperado e natural na era de Backstreet Boys e ‘N Sync, mas, de toda forma, é lamentável constatar que nós, ouvintes, somos vistos como abestalhados dançantes, incapazes de ouvir algo mais reflexivo.
Na seqüência aparecem "Summer Turns To High", "Chorus And The Ring", "I’ll Take The Rain" e "Beachball", que mostram mais uma vez um R.E.M. irregular, com muitos altos e baixos.
Os fãs com certeza vão curtir, já que o disco tem um direcionamento definido e a marca do R.E.M. estampada. Todavia, está longe de ser um trabalho que firme a banda no topo da vertente mais ‘light’ do rock. Outros conjuntos e o próprio grupo liderado por Michael Stipe, já lançaram coisas bem superiores.
Site Oficial – http://www.remhq.com
Michael Stipe
Peter Buck
Mike Mills
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que Angus Young chamou de "Led Zeppelin de pobre"
Foo Fighters abrirá show do AC/DC logo após o Rock in Rio
Paul McCartney elege os 3 maiores bateristas do rock de todos os tempos
Papangu aparece na lista de melhores discos de 2026 da Metal Hammer
Quando Andre Matos quase morreu afogado e precisou ser resgatado de helicóptero
As duas faixas do "The Number of the Beast" que Bruce Dickinson e Steve Harris detestam
A banda dos anos 60 que Ritchie Blackmore colocava acima dos Beatles e de Jimi Hendrix
A canção de metal que é a "melhor música do mundo" de acordo com Jack Black
O guitarrista que Angus Young acha muito melhor que Eric Clapton
O clássico do progressivo que fez Geddy Lee querer levar o Rush a caminhos mais ambiciosos
As 10 músicas mais rápidas do Metallica pela média de batidas por minuto
A música "melosa" do Kiss que fez Gene Simmons querer mudar tudo
A música que Mark Knopfler escreveu na noite que John Lennon foi assassinado
De Black Sabbath a Babymetal, 50 músicas que formam a playlist definitiva do heavy metal
Children of Bodom é anunciado como atração do Summer Breeze 2027
Headbangers: o preconceito mostrado em vídeo bem-humorado
Discos que me fazem falta no Spotify


Guitarrista garante que o R.E.M. não fará turnê de reunião; "Não preciso de dinheiro"
As 15 melhores músicas de rock alternativo de 1996, segundo a Loudwire
A banda dos anos 1980 que acabou e nunca utilizou nostalgia dos fãs para lucrar
13 bandas de rock e metal que nasceram na faculdade e conquistaram o mundo
4 músicas incríveis de rock que quase ficaram fora do Top 100 em 1983
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



