Resenha - Reveal - R.E.M.
Por Thiago Sarkis
Postado em 04 de julho de 2001
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A magistral apresentação do R.E.M. no Rock In Rio III, fez crescer a expectativa do público em torno do novo álbum do grupo. Porém, esse falatório e a responsabilidade que caiu sobre os ombros de Michael Stipe e seus companheiros, parecem não ter gerado bons resultados.
REM - Mais Novidades
Mesmo com toda a experiência de décadas de carreira, a banda não soube administrar o peso de ser considerada por alguns, como o maior acontecimento do pop rock atual. Trocando em miúdos: "Reveal" não passa de um disco bom, com alguns momentos gloriosos. Para ser mais preciso, com quatro de doze composições valendo realmente a pena.
Se a primeira impressão ficasse, eu diria que este álbum estaria próximo à perfeição, já que a faixa de abertura, "The Lifting", e as três subseqüentes, "I’ve Been High", "All The Way To Reno (You’re Gonna Be A Star) e "She Just Wants To Be", são sensacionais e figuram facilmente entre as melhores composições da carreira do R.E.M. No entanto, essa escrita não funciona e depois de eliminar o êxtase inicial, fica fácil notar que da quinta à última música, o disco caminha por pequenas montanhas e profundos abismos.
"Disappear", "Saturn Return" e "Beat A Drum" têm boas passagens, mas suas melodias vocais são demasiadamente repetitivas e alguns efeitos gênitos da modernidade as atrapalham bastante. Depois delas temos "Imitation Of Life", que é um caso a ser tratado a parte.
Fica óbvio que a escolha de "Imitation Of Life" como primeiro single e vídeo clip do novo álbum, é coisa de gravadora. Escolheram a música mais alegrinha, de instrumental mais simples e letra totalmente perdida, cheia de idéias desconexas jogadas para todos os lados. Tudo esperado e natural na era de Backstreet Boys e ‘N Sync, mas, de toda forma, é lamentável constatar que nós, ouvintes, somos vistos como abestalhados dançantes, incapazes de ouvir algo mais reflexivo.
Na seqüência aparecem "Summer Turns To High", "Chorus And The Ring", "I’ll Take The Rain" e "Beachball", que mostram mais uma vez um R.E.M. irregular, com muitos altos e baixos.
Os fãs com certeza vão curtir, já que o disco tem um direcionamento definido e a marca do R.E.M. estampada. Todavia, está longe de ser um trabalho que firme a banda no topo da vertente mais ‘light’ do rock. Outros conjuntos e o próprio grupo liderado por Michael Stipe, já lançaram coisas bem superiores.
Site Oficial – http://www.remhq.com
Michael Stipe
Peter Buck
Mike Mills
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ritchie Blackmore anuncia reencontro com Deep Purple após mais de 30 anos
Ritchie Blackmore conta que pediu a Ian Gillan para tocar com Deep Purple
Blaze Bayley diz que compor com Steve Harris supera show em São Paulo
A música do Nightwish que conquistou Steve Harris, líder do Iron Maiden
5 bandas clássicas do prog rock que não têm mais nenhum membro original
A banda que Lemmy viu ainda nova e percebeu que seriam como os Beatles e Stones
As 40 melhores músicas da história do nu metal, segundo a Louder
A melhor música de Bob Dylan de todos os tempos, segundo Paul McCartney
Como o Queen, Sylvester Stallone e uma guitarra quebrada produziram o maior hit de 1982
Phil Collins revela qual trabalho considera o melhor de sua carreira solo
O álbum que Robert Plant considera o mais "lindamente escrito" do Led Zeppelin
Ian Gillan, do Deep Purple, chama David Coverdale de oportunista por defender Blackmore
A banda que se preparava para dominar os anos oitenta, mas a tragédia chegou antes
A grande discordância entre Kiko Loureiro e Paul Gilbert, segundo Marcos de Ros
Tainá Bergamaschi (Crypta) toca "Territory" com o Sepultura em Dublin
Kiko Loureiro revela a brutal diferença que havia entre Andre Matos e Bruce Dickinson
Twisted Sister: segundo Dee, "ser pobre e famoso é uma merda"
Sgt. Peppers: O mais importante disco da história?



Guitarrista garante que o R.E.M. não fará turnê de reunião; "Não preciso de dinheiro"
As 15 melhores músicas de rock alternativo de 1996, segundo a Loudwire
A banda dos anos 1980 que acabou e nunca utilizou nostalgia dos fãs para lucrar
13 bandas de rock e metal que nasceram na faculdade e conquistaram o mundo
4 músicas incríveis de rock que quase ficaram fora do Top 100 em 1983



