Resenha - Reveal - R.E.M.
Por Thiago Sarkis
Postado em 04 de julho de 2001
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A magistral apresentação do R.E.M. no Rock In Rio III, fez crescer a expectativa do público em torno do novo álbum do grupo. Porém, esse falatório e a responsabilidade que caiu sobre os ombros de Michael Stipe e seus companheiros, parecem não ter gerado bons resultados.
REM - Mais Novidades
Mesmo com toda a experiência de décadas de carreira, a banda não soube administrar o peso de ser considerada por alguns, como o maior acontecimento do pop rock atual. Trocando em miúdos: "Reveal" não passa de um disco bom, com alguns momentos gloriosos. Para ser mais preciso, com quatro de doze composições valendo realmente a pena.
Se a primeira impressão ficasse, eu diria que este álbum estaria próximo à perfeição, já que a faixa de abertura, "The Lifting", e as três subseqüentes, "I’ve Been High", "All The Way To Reno (You’re Gonna Be A Star) e "She Just Wants To Be", são sensacionais e figuram facilmente entre as melhores composições da carreira do R.E.M. No entanto, essa escrita não funciona e depois de eliminar o êxtase inicial, fica fácil notar que da quinta à última música, o disco caminha por pequenas montanhas e profundos abismos.
"Disappear", "Saturn Return" e "Beat A Drum" têm boas passagens, mas suas melodias vocais são demasiadamente repetitivas e alguns efeitos gênitos da modernidade as atrapalham bastante. Depois delas temos "Imitation Of Life", que é um caso a ser tratado a parte.
Fica óbvio que a escolha de "Imitation Of Life" como primeiro single e vídeo clip do novo álbum, é coisa de gravadora. Escolheram a música mais alegrinha, de instrumental mais simples e letra totalmente perdida, cheia de idéias desconexas jogadas para todos os lados. Tudo esperado e natural na era de Backstreet Boys e ‘N Sync, mas, de toda forma, é lamentável constatar que nós, ouvintes, somos vistos como abestalhados dançantes, incapazes de ouvir algo mais reflexivo.
Na seqüência aparecem "Summer Turns To High", "Chorus And The Ring", "I’ll Take The Rain" e "Beachball", que mostram mais uma vez um R.E.M. irregular, com muitos altos e baixos.
Os fãs com certeza vão curtir, já que o disco tem um direcionamento definido e a marca do R.E.M. estampada. Todavia, está longe de ser um trabalho que firme a banda no topo da vertente mais ‘light’ do rock. Outros conjuntos e o próprio grupo liderado por Michael Stipe, já lançaram coisas bem superiores.
Site Oficial – http://www.remhq.com
Michael Stipe
Peter Buck
Mike Mills
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior guitarrista de todos os tempos, de acordo com a Guitar World
Os 4 indícios de que Floor Jansen já estava mesmo de saída do Nightwish
5 cantoras que poderiam substituir Floor Jansen no Nightwish sem problemas
Nightwish anuncia saída de Floor Jansen, e 2027 já tem planos dos dois lados
Fãs do Nightwish reagem à saída da vocalista Floor Jansen
A banda que James Hetfield odeia e Robert Trujillo ama: "É por isso que eu os odiava"
O dia em que Steve Harris virou checador de fatos do baterista do Nightwish
O disco injustiçado dos anos 90 do Iron Maiden, de acordo com Regis Tadeu
Fãs esculacham o Metallica após discurso feito por James Hetfield em show
Após saída do Nightwish, Floor Jansen se dedicará à carreira solo
Os álbuns do Metallica que Kirk Hammett exalta e James Hetfield chama de forçados
150 clássicos do heavy metal que foram lançados há mais de 40 anos
Equipe médica retira tecido do quadril para reconstruir mão de vocalista do Fleshgod Apocalypse
A declaração de James Hetfield não surpreende, considerando de onde veio
O recado sincero de Ian Hill ao baixista que vai substituí-lo no Judas Priest
The Cure: Robert Smith revela a música que inspirou o nome da banda
O guitarrista que Steve Vai considera o melhor e "à frente" de Jimi Hendrix
Massacration: por que a morte de Fausto Fanti impressionou tanto Bruno Sutter

Cinco músicas que viraram grandes sucessos mesmo sem terem sido feitas para isso
A banda dos anos oitenta que mudou a forma como Bono enxergava os Estados Unidos
Michael Stipe nunca pensou no R.E.M. como uma "banda de rock"
As 15 melhores músicas de rock alternativo de 1996, segundo a Loudwire
A banda dos anos 1980 que acabou e nunca utilizou nostalgia dos fãs para lucrar
Alice In Chains: Sete músicas, que podem mudar a vida de uma pessoa



