A banda que viciou Eric Clapton na época do Cream: "Virou minha droga"
Por André Garcia
Postado em 08 de maio de 2024
O rock surgiu nos anos 50 nos Estados Unidos, e no começo da década seguinte chegou na Inglaterra fazendo a cabeça de garotos como John Lennon e Mick Jagger — fanáticos por cantores como Elvis Presley e músicos de blues.
No rock britânico o primeiro guitar hero foi Eric Clapton. Após surgir no Yardbirds e passar pelos Bluesbreakers de John Mayall, quando formou o Cream ele já era chamado de deus por pichações por Londres.
Durante essa fase de sua carreira ele não estava muito com a cabeça no pesado blues psicodélico do Cream: o que estava realmente fazendo a cabeça dele era o The Band.
Liberados pelo guitarrista Robbie Robertson, o The Band já tocava junto (embora com outros nomes) há anos quando foi adotado por Bob Dylan como banda de apoio em 1965. A partir dali, com a notoriedade conquistada, acabaram seguindo seu próprio caminho até se separarem em 1976 com o lançamento de "The Last Waltz".
The Band foi incuído no Rock and Roll Hall of Fame em 1994, e o discurso ficou por conta de Eric Clapton.
"Eu lembro de estar em turnê lá para 66 ou 67 com uma banda chamada Cream, e a gente achava que nós éramos os tais, sabe? [...] Eu conheci um cara de Los Angeles que [...] tinha uma fita que me emprestou, e eu levei comigo pela estrada — virou a minha droga. Quando acabava o show [do Cream], Ginger [Baker] e Jack [Bruce] iam fazer as coisas deles e eu ia ouvir àquela fita e embarcar em um outro mundo."
"Para alguém que nasceu na Inglaterra, como eu, e idolatrava a música dos Estados Unidos, era muito difícil encontrar um lugar onde você se encaixasse em tudo aquilo. A banda que eu ouvia naquela fita tinha isso tudo: eles eram brancos, mas pegaram tudo que podiam da música negra para fazer um belo híbrido."
"Para mim, aquilo era sério, adulto, maduro, e contava histórias, tinha belas harmonias, um canto fantástico e uma musicalidade linda sem qualquer virtuosismo. Eu até queria entrar para a banda [risos]!"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps