Resenha - Hamlet Soundtrack - Vários
Por Ana Therezo
Postado em 30 de novembro de 2000
Em 16 de maio de 2000 foi lançada nos EUA a trilha sonora da nova adaptação cinematográfica do clássico de Shakespeare, Hamlet. Nessa coletânea, que saiu com o selo Rykodisc, músicas de bandas de rock e pop/alternativo como Primal Scream, Morcheeba e Supreme Beings of Leasure estão justapostas a trabalhos como os de Josh Rouse, Michael Hurley, e do compositor erudito Niels Wilhelm Gade, contribuindo para uma audição aguçada, atmosférica e evocativa. Desde a criação do cinema, mais de 25 versões foram transpostas para a tela. Esta é a trilha sonora mais radical delas.

O filme, a cargo do roteirista e diretor Michael Almereyda e lançado pela produtora Miramax, é estrelado por Ethan Hawke no papel principal, além de Bill Murray como Polonius, Kyle MacLachlan como Claudius, Sam Shepard como o fantasma do pai de Hamlet, Live Schreiber como sua mãe e Julia Stiles como Ophelia.
O diálogo desta versão de Hamlet foi mantido em pentâmetros iâmbicos (em português claro, versos que alternam sílabas curtas e longas, do mesmo tipo com que a obra de Shakespeare foi escrita). Contudo, o cenário do filme é a cidade de Nova Iorque nos dias de hoje, com o reino feudal da Dinamarca transposto para uma megacorporação – um mundo de laptops e limusines.
Hamlet foi um sucesso em sua estréia na tela do Sundance Film Festival, e a Miramax, que havia planejado uma estréia simplória para o filme, acabou incluindo novas salas de apresentação ao passo que o filme ficou mais comentado. No Brasil, ele teve estréia na 24ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, com quatro exibições. Através da parceria da Trama com a Ryko, a trilha sonora está disponível em CD. Para aqueles que gostam de novidades, mistura de estilos e não estão ligados a radicalismos, vale a pena conferir.
A trilha sonora traz: "Slip Inside This House" (Primal Scream), "Big Calm" (Morcheeba), "100mBackstroke" (Josh Rouse), "Greentone" (Acceleradeck), "Sublime" (Supreme Beings of Leasure), "Wildgeeses" (Michael Hurley), "Calamine" (Fourtet), "Hamlet (Pow, Pow, Pow)" (The Birthday Party), "Moon Tide" (O’Neil) e "Echoes Of Ossian" (Niels Wilhelm Gade).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ex-baterista do Black Sabbath considera Tony Iommi um dos músicos mais fáceis de lidar
O principal problema do novo documentário dos Raimundos, segundo Digão
Mortiis cita o Sarcófago entre as poucas referências do black metal no início dos anos 90
O megastar maior que o Pink Floyd cujo show David Gilmour achou apenas "mediano"
A insana rotina matinal de Lemmy revelada pelo baterista do The Clash
Quanto do Angra pertence a Felipe Andreoli, Rafael Bittencourt e Kiko Loureiro
A estrela de Hollywood que ajudou a transformar uma canção em clássico do Guns N' Roses
Skid Row anuncia versão remasterizada de coletânea, que será lançada em novembro
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Qual banda do Big Four do thrash metal possui a discografia de estúdio mais extensa?
Joe Lynn Turner explica diferenças entre trabalhar com Ritchie Blackmore e Yngwie Malmsteen
Metallica contribuiu para a ascensão do grunge e do Nirvana, segundo Kirk Hammett
Os 10 covers mais tocados pelo Metallica ao vivo, segundo a Noise Creep
O álbum do Pink Floyd que fez Kate Bush pensar em desistir de escrever músicas
Justin Hawkins (The Darkness) considera história do Iron Maiden mais relevante que a do Oasis
Andreas diz que jeito que Eloy escolheu para comunicar saída do Sepultura foi "esquisito"
O maior disco de todos os tempos, na opinião de Geddy Lee, baixista e vocalista do Rush

Depois da ressurreição, Marilyn Manson declara vingança em novo álbum
Relevante como nunca, Totalitär retorna após vinte anos com EP furioso
Herman Frank - O motor barulhento, rápido e construído para rodar
Entre nostalgia, legado e recomeços, Beseech apresenta seu 7º álbum de estúdio
Veterano Sacrifice mostra que continua afiado como nunca no ótimo "Volume Six"
O álbum pesado e melancólico do Soilwork que ajudou a salvar a minha vida
Metallica: And Justice For All é um álbum injustiçado?



