Resenha - Hamlet Soundtrack - Vários
Por Ana Therezo
Postado em 30 de novembro de 2000
Em 16 de maio de 2000 foi lançada nos EUA a trilha sonora da nova adaptação cinematográfica do clássico de Shakespeare, Hamlet. Nessa coletânea, que saiu com o selo Rykodisc, músicas de bandas de rock e pop/alternativo como Primal Scream, Morcheeba e Supreme Beings of Leasure estão justapostas a trabalhos como os de Josh Rouse, Michael Hurley, e do compositor erudito Niels Wilhelm Gade, contribuindo para uma audição aguçada, atmosférica e evocativa. Desde a criação do cinema, mais de 25 versões foram transpostas para a tela. Esta é a trilha sonora mais radical delas.

O filme, a cargo do roteirista e diretor Michael Almereyda e lançado pela produtora Miramax, é estrelado por Ethan Hawke no papel principal, além de Bill Murray como Polonius, Kyle MacLachlan como Claudius, Sam Shepard como o fantasma do pai de Hamlet, Live Schreiber como sua mãe e Julia Stiles como Ophelia.
O diálogo desta versão de Hamlet foi mantido em pentâmetros iâmbicos (em português claro, versos que alternam sílabas curtas e longas, do mesmo tipo com que a obra de Shakespeare foi escrita). Contudo, o cenário do filme é a cidade de Nova Iorque nos dias de hoje, com o reino feudal da Dinamarca transposto para uma megacorporação – um mundo de laptops e limusines.
Hamlet foi um sucesso em sua estréia na tela do Sundance Film Festival, e a Miramax, que havia planejado uma estréia simplória para o filme, acabou incluindo novas salas de apresentação ao passo que o filme ficou mais comentado. No Brasil, ele teve estréia na 24ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, com quatro exibições. Através da parceria da Trama com a Ryko, a trilha sonora está disponível em CD. Para aqueles que gostam de novidades, mistura de estilos e não estão ligados a radicalismos, vale a pena conferir.
A trilha sonora traz: "Slip Inside This House" (Primal Scream), "Big Calm" (Morcheeba), "100mBackstroke" (Josh Rouse), "Greentone" (Acceleradeck), "Sublime" (Supreme Beings of Leasure), "Wildgeeses" (Michael Hurley), "Calamine" (Fourtet), "Hamlet (Pow, Pow, Pow)" (The Birthday Party), "Moon Tide" (O’Neil) e "Echoes Of Ossian" (Niels Wilhelm Gade).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Tainá Bergamaschi (Crypta) toca "Territory" com o Sepultura em Dublin
A música do Nightwish que conquistou Steve Harris, líder do Iron Maiden
Vocalista do Steelheart lança projeto com ex-guitarrista do In Flames
A banda que Lemmy viu ainda nova e percebeu que seriam como os Beatles e Stones
A grande discordância entre Kiko Loureiro e Paul Gilbert, segundo Marcos de Ros
Como o Queen, Sylvester Stallone e uma guitarra quebrada produziram o maior hit de 1982
Os 50 melhores discos de todos os tempos, segundo a Classic Rock
O verso de "Pintura Íntima" que fez muitos pensarem que casal da letra usou cocaína
A melhor música de Bob Dylan de todos os tempos, segundo Paul McCartney
Morrissey e Johnny Marr deixam guerra de lado para algo relacionado ao The Smiths
O rockstar cujo consumo de cocaína nos anos 70 assustava Glenn Hughes: "Nunca dormia!"
As únicas quatro músicas próprias que o Guns N' Roses ainda não tocou ao vivo
A melhor música do Pantera, segundo a Metal Hammer
A música do Megadeth inspirada em personagem da Marvel
O guitarrista que Slash considera subestimado apesar de ser uma lenda do rock
Quem são as 4 figuras femininas citadas por Paulo Ricardo em "Olhar 43" do RPM
Renato Russo compôs para Cássia Eller pensando em ícone do rock que Cássia não conhecia
Quem é a pastora que foi grande responsável pela conversão de Rodolfo do Raimundos



Left To Die, o supergrupo tributo ao seminal Death, lança seu primeiro disco
"Transpiração Contínua Prolongada" levou skate, rua e atitude para o topo do rock brasileiro
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



