Resenha - Hamlet Soundtrack - Vários
Por Ana Therezo
Postado em 30 de novembro de 2000
Em 16 de maio de 2000 foi lançada nos EUA a trilha sonora da nova adaptação cinematográfica do clássico de Shakespeare, Hamlet. Nessa coletânea, que saiu com o selo Rykodisc, músicas de bandas de rock e pop/alternativo como Primal Scream, Morcheeba e Supreme Beings of Leasure estão justapostas a trabalhos como os de Josh Rouse, Michael Hurley, e do compositor erudito Niels Wilhelm Gade, contribuindo para uma audição aguçada, atmosférica e evocativa. Desde a criação do cinema, mais de 25 versões foram transpostas para a tela. Esta é a trilha sonora mais radical delas.

O filme, a cargo do roteirista e diretor Michael Almereyda e lançado pela produtora Miramax, é estrelado por Ethan Hawke no papel principal, além de Bill Murray como Polonius, Kyle MacLachlan como Claudius, Sam Shepard como o fantasma do pai de Hamlet, Live Schreiber como sua mãe e Julia Stiles como Ophelia.
O diálogo desta versão de Hamlet foi mantido em pentâmetros iâmbicos (em português claro, versos que alternam sílabas curtas e longas, do mesmo tipo com que a obra de Shakespeare foi escrita). Contudo, o cenário do filme é a cidade de Nova Iorque nos dias de hoje, com o reino feudal da Dinamarca transposto para uma megacorporação – um mundo de laptops e limusines.
Hamlet foi um sucesso em sua estréia na tela do Sundance Film Festival, e a Miramax, que havia planejado uma estréia simplória para o filme, acabou incluindo novas salas de apresentação ao passo que o filme ficou mais comentado. No Brasil, ele teve estréia na 24ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, com quatro exibições. Através da parceria da Trama com a Ryko, a trilha sonora está disponível em CD. Para aqueles que gostam de novidades, mistura de estilos e não estão ligados a radicalismos, vale a pena conferir.
A trilha sonora traz: "Slip Inside This House" (Primal Scream), "Big Calm" (Morcheeba), "100mBackstroke" (Josh Rouse), "Greentone" (Acceleradeck), "Sublime" (Supreme Beings of Leasure), "Wildgeeses" (Michael Hurley), "Calamine" (Fourtet), "Hamlet (Pow, Pow, Pow)" (The Birthday Party), "Moon Tide" (O’Neil) e "Echoes Of Ossian" (Niels Wilhelm Gade).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
Graham Bonnet lembra de quando Cozy Powell deu uma surra em Michael Schenker
A primeira e a última grande banda de rock da história, segundo Bob Dylan
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
O álbum dos Rolling Stones que é melhor do que o "Sgt. Peppers", segundo Frank Zappa
Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
Shows não pagam as contas? "Vendemos camisetas para sobreviver", conta Gary Holt
O músico que Ritchie Blackmore considera "entediante e muito difícil de tocar"
Os 50 melhores álbuns de 2025 segundo a Metal Hammer
Turnê atual do Dream Theater será encerrada no Brasil, de acordo com Jordan Rudess
Max, Andreas, Fernanda e Prika falam sobre Lemmy; "Esse cara fuma 40 cigarros de uma vez?!"
O baterista que ameaçou encher Ronnie James Dio de porrada caso ele lhe dirigisse a palavra
Desmistificando algumas "verdades absolutas" sobre o Dream Theater - que não são tão verdadeiras
A opinião do lendário guitarrista B. B. King sobre os Rolling Stones
Kirk Hammett admite que não aguenta mais tocar o solo de "Master of Puppets"
As bandas de heavy metal que Keith Richards disse se arrepender de ter influenciado

Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
"Opus Mortis", do Outlaw, é um dos melhores discos de black metal lançados este ano
Antrvm: reivindicando sua posição de destaque no cenário nacional
"Fuck The System", último disco de inéditas do Exploited relançado no Brasil
Giant - A reafirmação grandiosa de um nome histórico do melodic rock
"Live And Electric", do veterano Diamond Head, é um discaço ao vivo
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.
Com seu segundo disco, The Damnnation vira nome referência do metal feminino nacional



