Resenha - Hamlet Soundtrack - Vários
Por Ana Therezo
Postado em 30 de novembro de 2000
Em 16 de maio de 2000 foi lançada nos EUA a trilha sonora da nova adaptação cinematográfica do clássico de Shakespeare, Hamlet. Nessa coletânea, que saiu com o selo Rykodisc, músicas de bandas de rock e pop/alternativo como Primal Scream, Morcheeba e Supreme Beings of Leasure estão justapostas a trabalhos como os de Josh Rouse, Michael Hurley, e do compositor erudito Niels Wilhelm Gade, contribuindo para uma audição aguçada, atmosférica e evocativa. Desde a criação do cinema, mais de 25 versões foram transpostas para a tela. Esta é a trilha sonora mais radical delas.

O filme, a cargo do roteirista e diretor Michael Almereyda e lançado pela produtora Miramax, é estrelado por Ethan Hawke no papel principal, além de Bill Murray como Polonius, Kyle MacLachlan como Claudius, Sam Shepard como o fantasma do pai de Hamlet, Live Schreiber como sua mãe e Julia Stiles como Ophelia.
O diálogo desta versão de Hamlet foi mantido em pentâmetros iâmbicos (em português claro, versos que alternam sílabas curtas e longas, do mesmo tipo com que a obra de Shakespeare foi escrita). Contudo, o cenário do filme é a cidade de Nova Iorque nos dias de hoje, com o reino feudal da Dinamarca transposto para uma megacorporação – um mundo de laptops e limusines.
Hamlet foi um sucesso em sua estréia na tela do Sundance Film Festival, e a Miramax, que havia planejado uma estréia simplória para o filme, acabou incluindo novas salas de apresentação ao passo que o filme ficou mais comentado. No Brasil, ele teve estréia na 24ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, com quatro exibições. Através da parceria da Trama com a Ryko, a trilha sonora está disponível em CD. Para aqueles que gostam de novidades, mistura de estilos e não estão ligados a radicalismos, vale a pena conferir.
A trilha sonora traz: "Slip Inside This House" (Primal Scream), "Big Calm" (Morcheeba), "100mBackstroke" (Josh Rouse), "Greentone" (Acceleradeck), "Sublime" (Supreme Beings of Leasure), "Wildgeeses" (Michael Hurley), "Calamine" (Fourtet), "Hamlet (Pow, Pow, Pow)" (The Birthday Party), "Moon Tide" (O’Neil) e "Echoes Of Ossian" (Niels Wilhelm Gade).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O disco que David Gilmour afirma servir como introdução ao Pink Floyd
Rafael Bittencourt e o problema dos guitarristas brasileiros: "Nos EUA não tem isso"
Confirmada a turnê reunindo System of a Down e Faith No More em 2027
Social Distortion confirma dois shows no Brasil em novembro
Membro fundador do Savatage, baixista Keith Collins sofre de demência
Cocô no moshpit gera crise de vômito coletivo durante show na Nova Zelândia
O disco do Judas Priest que Dave Mustaine considera uma das maiores obras do heavy metal
Show do Queen na Hungria em 1986 ganha restauração em 4K
O álbum do Angra inspirado na maior fake news de todos os tempos
5 músicas de metal que todo mundo conhece, mas quase ninguém sabe do que falam
5 clássicos do metal que você nunca deve usar para apresentar o estilo para alguém
O melhor solo da história do thrash metal, segundo guitarrista do Machine Head
A canção do Pink Floyd que Roger Waters acha que teria cantado melhor que David Gilmour
A Perfect Circle e Puscifer confirmam show conjunto em São Paulo
O músico dos Beatles que Ringo Starr achava que não se encaixava na banda
O músico que não tinha o que comer e mesmo assim recusou convite para banda de Ozzy
Charlie Brown Jr: como Chorão foi corrompido após ficar rico, segundo Tadeu Patolla
A compreensível reação de Bruce Dickinson ao saber que Blaze seria vocal do Iron Maiden


O Triunfo do Hard Rock Melódico: Tyketto alcança a excelência com "Closer To The Sun"
Deep Purple: Peso e melodia na medida certa em "SPLAT!"
Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês



