Resenha - I'm A Bluesman - Johnny Winter
Por Marcos A. M. Cruz
Postado em 21 de outubro de 2004
Johnny Winter é uma lenda viva, fato consumado. Consumado também é o fato dos excessos de toda uma vida, aliado a uma saúde frágil, terem transformado o lendário albino em uma pálida sombra do que foi. Aliás, é quase um milagre estar ainda viva esta lenda viva!

Por isso não esperava muito deste novo trabalho, primeiro inédito em cerca de sete anos, e para se ter uma idéia, sequer estava muito animado em conferir a turnê que ele faria em nosso país este ano, que no final das contas acabou sendo cancelada, haja visto não ser exatamente um fãnático, pois receava ver no palco uma lenda viva, mais lenda do que viva, infelizmente.
Pois surpreso e contente fiquei com o álbum! Claro que não dá para comparar com os clássicos do passado, mas ele traz boas canções, executadas de maneira límpida e firme - nada de excepcional, mas um bom disco para se ouvir em uma tarde plácida, pois Mr. Winter há anos deixou de lado as estripulias guitarrísticas e mergulhou fundo em suas raízes blueseiras, adotando aquela máxima que diz "tocar Blues é como fazer sexo: quando se é jovem, pensa-se que basta ser rápido para convencer; quando se envelhece, a experiência mostra que o grande lance é tocar cada nota no lugar e na hora certa".
Boa parte dos créditos devem ser concedidos também à excelente banda de apoio, calcada basicamente nos mesmos que costumam acompanhá-lo ao vivo, ou seja, Scott Spray no baixo, Wayne June na bateria e James Montgomery na gaita, além de Reese Wynans (tecladista que trabalhou com Stevie Ray Vaughan) e Paul Nelson na guitarra, que embora alguns desavisados associem a outros gêneros, pois além de ter sido aluno de Steve Vai e haver galgado sucesso em uma banda de Heavy Metal (Liege Lord), trafega com desenvoltura pelo Blues, tanto que é co-autor de três composições deste álbum, incluindo a faixa-título, que de acordo com Paul, é uma tentativa de retratar a biografia do lendário bluesman albino.
É verdade que em alguns momentos fica claro que Johnny está no limite de suas forças, mas ainda assim é ele quem brilha ao longo do disco, que naturalmente está calcado no Blues, mas traz uma grande variação entre as faixas, recheadas de riffs, solos e algumas partes acústicas.
Enfim, não é um trabalho que vai trazer novos fãs para o guitarrista, porém os velhos admiradores com certeza ficarão bastante satisfeitos, tal qual eu fiquei.
Viva a lenda e longa vida à lenda!
Faixas:
I'm a Bluesman
Cheatin' Blues
I Smell Smoke
Lone Wolf
So Much Love
Monkey Song
Shake Down
Sweet Little Baby
Pack Your Bags
Last Night
That Wouldn't Satisfy
Sugar Coated Love
Let's Start All Over Again
Total Time: 51:10
Formação:
Johnny Winter (vocals, guitars)
James Montgomery (harmonica)
Paul Nelson (electric guitar)
Scott Spray (electric bass)
Wayne June (drums)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Steve Harris defende o criticado álbum do Iron Maiden que foi gravado num celeiro
A expectativa de Derrick Green para uma banda pesada depois do Sepultura
19 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de agosto
Megadeth anuncia turnê europeia com Black Label Society e Testament para 2027
Fabio Lione reage extremamente irritado após Circo Voador admitir erro sobre show
O dia em que Steve Harris foi a um show do Metallica e elogiou Dave Mustaine
11 bandas que nunca fizeram um disco tão bom quanto o primeiro
O rival que Eddie Van Halen achava sem feeling: "Será que é assim que me enxergam?"
O melhor álbum e a melhor faixa do heavy metal de 1980, segundo a Noise Creep
5 clássicos do rock que chegam ao ápice já na introdução, segundo a Far Out Magazine
As bandas dos anos 1970 que abriram as portas do rock para Jack Black
O clássico do Black Sabbath em que Ronnie James Dio atingiu a nota mais alta de sua carreira
5 hits de 2001 que ainda serão ouvidos 100 anos depois, segundo a Far Out
Ex-membros de Primal Fear e Gamma Ray formam nova banda, Fearless V
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Lucas Inutilismo
Pink Floyd: tudo sobre "Another Brick in the Wall"
"Eu estaria entregando pizzas se não fosse por Dave Grohl", disse Hawkins em último show
As polêmicas escolhas do Nirvana para o "MTV Unplugged in New York"



Left To Die, o supergrupo tributo ao seminal Death, lança seu primeiro disco
"Transpiração Contínua Prolongada" levou skate, rua e atitude para o topo do rock brasileiro
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



