Resenha - Asshole - Gene Simmons
Por Raphael Crespo
Postado em 19 de julho de 2004
Em 1978, os quatro integrantes do Kiss lançaram álbuns solo, todos, de alguma forma, seguindo a mesma linha sonora e visual da banda. As capas, inclusive, traziam as fotos de cada um com a maquiagem oficial do grupo. Eram álbuns solo, mas que sempre constaram na discografia oficial da banda. Hoje, 26 anos depois, o co-fundador e figura mais emblemática do Kiss, o baixista Gene Simmons, lança seu segundo trabalho solo, Asshole, um álbum para deixar os fãs de sua histórica banda de cabelos em pé.
O começo é promissor, com a energética Sweet & Dirty Love, a única, ao lado de Carnival of Souls, que lembra vagamente o Kiss. Mas o susto já vem logo na segunda faixa, um cover de Firestarter, do Prodigy. Apesar de bem pesada, principalmente pela participação de Dave 'Jane's Addiction' Navarro na guitarra, não deixa de ser surpreendente ouvir um dos deuses do rock n' roll, famoso por performances com a cara pintada, com sua enorme língua cuspindo sangue artificial, cantando uma música tecno.
Como a proposta de Simmons parece ser a de fazer uma salada musical, depois de um rock n' roll básico e de um tecno, o baixista aparece com Weapons of Mass Destruction, com dois companheiros com passagens pelo Kiss: Bruce Kulick, nas guitarras, e Eric Singer, na bateria. A música é, sem sombra de dúvidas, uma das mais pesadas já feitas pelo linguarudo e chega a beirar o thrash metal.
A pancadaria, no entanto, pára, e de vez. O que se ouve depois é uma sucessão de baladas melosas, com toques folk - como Waiting For The Morning Light, composta em parceria com Bob Dylan, Beautiful, Now That You're Gone, If I Had You e 1,000 dreams - entremeadas por flertes com outros estilos, como em Dog, que chega a lembrar o cantor Beck, Whatever Turns You On, com uma batida mais funkeada e um coro no estilo R&B gospel, e a faixa-título, com guitarras barulhentas que, de longe, lembram o grunge.
O álbum é repleto de participações especiais. Diretas ou indiretas. Além de Dave Navarro no cover do Prodigy e de Bob Dylan como co-autor de Waiting For The Morning Light, a blueseira Black Tongue é composta em parceria com o saudoso Frank Zappa e tem trechos dele próprio tocando guitarra.
Outras resenhas de Asshole - Gene Simmons
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Estadão critica banda de rock "repetitiva e entediante" que tocou no The Town
A banda que decepcionou James Hetfield na juventude; "Aprendi como não tratar nossos fãs"
A banda de rock que tem o melhor show do mundo atualmente, segundo o G1
O ícone do metal extremo que era professor e dava aula para crianças carentes
G1 coloca dois shows de rock entre os melhores do The Town: "Foi um acerto"
Uma música de Renato Russo cujo significado é misterioso, segundo Dinho Ouro Preto
Como Rob Halford conseguiu impedir Dave Mustaine de prejudicar o Testament?
Irmãos Cavalera se apresentarão 13 de novembro em São Paulo; confira valores dos ingressos
O grande problema do Within Temptation atual, segundo Ambre do Xandria
5 discos lançados em 1986 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida
Os 100 melhores álbuns dos anos 1960 segundo a Classic Rock
A banda "futuro do rock" que alugou triplex na cabeça de Dinho nos anos 1990
5 discos lançados em 1985 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida
Anette Olzon chega ao Brasil para cantar músicas do Nightwish; veja as 7 datas
A banda "rival" do U2 que Bono admitiu ter inveja; "Eles eram incríveis"
Restart: após uma década, como está garota do meme "puta falta de sacanagem"
O grande álbum do Século 21 para George Martin, o "quinto Beatle"
O dia que Paula Toller deixou muito claro que não curte comparações com Madonna


Gene Simmons usa Ozzy Osbourne para explicar que não é tão rico quanto pensam
O poder da originalidade que emana da canção que encantou Gene Simmons
Gene Simmons afirma que sua fortuna garante o futuro de até três gerações
O melhor álbum do Kiss de todos os tempos, segundo Paul Stanley e Gene Simmons
O mascarado lunático que chocou Gene Simmons muito antes do Kiss e do Secos & Molhados
O maior letrista da cultura pop de todos os tempos, segundo Gene Simmons do Kiss



