Resenha - Evolution - Alex Martinho
Por Fábio Trovao
Postado em 01 de novembro de 2001
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Após 7 anos do lançamento de seu primeiro álbum, auto-entitualado Alex Martinho, finalmente surge o lançamento do seu segundo álbum, Evolution. O título não poderia ser mais apropriado, pois nesse álbum Alex mostra um grande amadurecimento musical. As influências claramente visíveis de Joe Satriani e Steve Vai no primeiro álbum, apesar de serem notadas em alguns trechos, agora estão muito mais diluídas ne estilo de Alex.


Além disso, nesse álbum ele usou e abusou das experiências e flertes com outros estilos. O álbum abre com "Aquarius Era", uma música com grandes tendência progressivas, alternando andamentos, partes calmas e partes mais pesadas. Outros destaques ficam por conta de "Brazilians", uma homenagem ao povo brasileiro, sofrido e alegre ao mesmo tempo, e Alex tenta mostrar esse contraste em forma de música. "Angels", que já havia sido gravada numa coletânea da revista Cover Guitarra (Guitarras vol.1), é uma balada no melhor estilo Joe Satriani, com melodias cheias de feeling.
O rockão "Saturday Night" nos passa a idéia exata de uma sabadão a noite com os amigos. Aqui Alex mostra sua habilidade com o pedal Wah-Wah tanto em riffs como nos solos. Em "Evolution", Alex flerta com vários estilos, como Jazz e ritmos brasileiros, mas tudo sem deixar de lado a veia rockeira. O blues modernos "Indeciso Blues", que alguns puristas talvez torçam o nariz (mas afinal esse não é um CD do blues), e as harmonias e melodias exóticas de Mistery também chamam atenção nesse cd bem homogêneo.

Alex foge da já desgastada fórmula "solar à velocidade da luz sobre uma base", suas músicas possuem riffs, pontes, refrões, fazendo com isso que seu cd não seja apenas coisa de guitarrista para guitarrista, e sim para qualquer pessoa que curta boa música.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Empresário do Angra comenta planos para Luis Mariutti e Ricardo Confessori
A banda de rock nacional dos anos 1990 cujo reconhecimento veio muito tarde
Testament confirma turnê latino-americana com Municipal Waste e Immolation
Porque Steve Harris não foi à estreia do documentário sobre o Iron Maiden?
Nicko McBrain diz que se sentiu traído por Bruce Dickinson antes da volta ao Iron Maiden
A música que selou a decisão de Nicko McBrain ao sair do Iron Maiden
O motivo que levou Alissa White-Gluz a se juntar ao DragonForce, segundo a própria
Roy Khan traz turnê "The Black Halo And Beyond" ao Brasil
A melhor música do Nightwish, segundo leitores da Metal Hammer
Kiss gravou uma nova música, confirma Gene Simmons
A música do Metallica que o Megadeth tocou em show antes de "Ride the Lightning"
Bruce Dickinson critica altos preços de ingressos: "Queremos fãs de verdade na primeira fila"
Quando o Genesis foi longe demais na ousadia; "Não esqueçam que a gente não era os Beatles"
O hit do Angra inspirado em Iron Maiden e Deep Purple na fase Steve Morse
Dream Theater une técnica e emoção em show de três horas em Curitiba
Os dez melhores mascotes da história do Metal, em lista da Metal Hammer
Os dois guitarristas que Bob Dylan diz que tocaram suas músicas melhor que ele mesmo
A inesperada reação de Belchior ao ser kibado pelo Mamonas Assassinas
Biohazard fez a espera de treze anos valer a pena ao retornar com "Divided We Fall"
Stryper celebra o natal e suas quatro décadas com "The Greatest Gift of All"
Kreator - triunfo e lealdade inabalável ao Metal
"Eagles Over Hellfest" é um bom esquenta para o vindouro novo disco do colosso britânico Saxon


