Resenha - Evolution - Alex Martinho

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Fábio Trovao
Enviar Correções  

9


Após 7 anos do lançamento de seu primeiro álbum, auto-entitualado Alex Martinho, finalmente surge o lançamento do seu segundo álbum, Evolution. O título não poderia ser mais apropriado, pois nesse álbum Alex mostra um grande amadurecimento musical. As influências claramente visíveis de Joe Satriani e Steve Vai no primeiro álbum, apesar de serem notadas em alguns trechos, agora estão muito mais diluídas ne estilo de Alex.

publicidade

Além disso, nesse álbum ele usou e abusou das experiências e flertes com outros estilos. O álbum abre com "Aquarius Era", uma música com grandes tendência progressivas, alternando andamentos, partes calmas e partes mais pesadas. Outros destaques ficam por conta de "Brazilians", uma homenagem ao povo brasileiro, sofrido e alegre ao mesmo tempo, e Alex tenta mostrar esse contraste em forma de música. "Angels", que já havia sido gravada numa coletânea da revista Cover Guitarra (Guitarras vol.1), é uma balada no melhor estilo Joe Satriani, com melodias cheias de feeling.

publicidade

O rockão "Saturday Night" nos passa a idéia exata de uma sabadão a noite com os amigos. Aqui Alex mostra sua habilidade com o pedal Wah-Wah tanto em riffs como nos solos. Em "Evolution", Alex flerta com vários estilos, como Jazz e ritmos brasileiros, mas tudo sem deixar de lado a veia rockeira. O blues modernos "Indeciso Blues", que alguns puristas talvez torçam o nariz (mas afinal esse não é um CD do blues), e as harmonias e melodias exóticas de Mistery também chamam atenção nesse cd bem homogêneo.

publicidade

Alex foge da já desgastada fórmula "solar à velocidade da luz sobre uma base", suas músicas possuem riffs, pontes, refrões, fazendo com isso que seu cd não seja apenas coisa de guitarrista para guitarrista, e sim para qualquer pessoa que curta boa música.

publicidade




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Heavy Metal: o Diabo e personagens bíblicas nas capasHeavy Metal
O Diabo e personagens bíblicas nas capas

Legião Urbana: Eduardo e Mônica, uma análise psico-neuróticaLegião Urbana
Eduardo e Mônica, uma análise psico-neurótica


Sobre Fábio Trovao

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, enviando sua descrição e link de uma foto.

WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin