Resenha - Evolution - Alex Martinho
Por Fábio Trovao
Postado em 01 de novembro de 2001
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Após 7 anos do lançamento de seu primeiro álbum, auto-entitualado Alex Martinho, finalmente surge o lançamento do seu segundo álbum, Evolution. O título não poderia ser mais apropriado, pois nesse álbum Alex mostra um grande amadurecimento musical. As influências claramente visíveis de Joe Satriani e Steve Vai no primeiro álbum, apesar de serem notadas em alguns trechos, agora estão muito mais diluídas ne estilo de Alex.

Além disso, nesse álbum ele usou e abusou das experiências e flertes com outros estilos. O álbum abre com "Aquarius Era", uma música com grandes tendência progressivas, alternando andamentos, partes calmas e partes mais pesadas. Outros destaques ficam por conta de "Brazilians", uma homenagem ao povo brasileiro, sofrido e alegre ao mesmo tempo, e Alex tenta mostrar esse contraste em forma de música. "Angels", que já havia sido gravada numa coletânea da revista Cover Guitarra (Guitarras vol.1), é uma balada no melhor estilo Joe Satriani, com melodias cheias de feeling.
O rockão "Saturday Night" nos passa a idéia exata de uma sabadão a noite com os amigos. Aqui Alex mostra sua habilidade com o pedal Wah-Wah tanto em riffs como nos solos. Em "Evolution", Alex flerta com vários estilos, como Jazz e ritmos brasileiros, mas tudo sem deixar de lado a veia rockeira. O blues modernos "Indeciso Blues", que alguns puristas talvez torçam o nariz (mas afinal esse não é um CD do blues), e as harmonias e melodias exóticas de Mistery também chamam atenção nesse cd bem homogêneo.
Alex foge da já desgastada fórmula "solar à velocidade da luz sobre uma base", suas músicas possuem riffs, pontes, refrões, fazendo com isso que seu cd não seja apenas coisa de guitarrista para guitarrista, e sim para qualquer pessoa que curta boa música.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
Guns N' Roses fará 9 shows no Brasil em 2026; confira datas e locais
O grupo psicodélico que cativou Plant; "Uma das minhas bandas favoritas de todos os tempos"
Bangers Open Air acerta a mão mais uma vez e apresenta line-up repleto de opções
O que pode ter motivado a saída abrupta de Fabio Lione do Angra?
5 motivos que podem ter levado o Angra a escolher Alírio Netto como novo vocalista
4 candidatas a assumir os vocais do Arch Enemy após a saída de Alissa White-Gluz
Guns N' Roses anuncia lançamento dos singles "Nothin" e "Atlas" para 2 de dezembro
Quem é Alírio Netto, o novo vocalista do Angra que substituiu Fabio Lione
Jeff Scott Soto se manifesta sobre saída de Fabio Lione do Angra
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
Com mais de 160 shows, Welcome to Rockville anuncia cast para 2026
As maldades que os fãs fizeram com Steve Morse no Deep Purple, segundo o próprio
Bandas de heavy metal da nova geração não empolgam Kerry King
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
Bruce Dickinson, do Iron Maiden, revela as bandas que ninguém imagina que ele ouve
O clássico do Black Sabbath cantado por Dio que inspirou música do Iron Maiden
Mega-hits Manjados: 10 clássicos que se tornaram clichês
"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva



