Resenha - Evolution - Alex Martinho
Por Fábio Trovao
Postado em 01 de novembro de 2001
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Após 7 anos do lançamento de seu primeiro álbum, auto-entitualado Alex Martinho, finalmente surge o lançamento do seu segundo álbum, Evolution. O título não poderia ser mais apropriado, pois nesse álbum Alex mostra um grande amadurecimento musical. As influências claramente visíveis de Joe Satriani e Steve Vai no primeiro álbum, apesar de serem notadas em alguns trechos, agora estão muito mais diluídas ne estilo de Alex.

Além disso, nesse álbum ele usou e abusou das experiências e flertes com outros estilos. O álbum abre com "Aquarius Era", uma música com grandes tendência progressivas, alternando andamentos, partes calmas e partes mais pesadas. Outros destaques ficam por conta de "Brazilians", uma homenagem ao povo brasileiro, sofrido e alegre ao mesmo tempo, e Alex tenta mostrar esse contraste em forma de música. "Angels", que já havia sido gravada numa coletânea da revista Cover Guitarra (Guitarras vol.1), é uma balada no melhor estilo Joe Satriani, com melodias cheias de feeling.
O rockão "Saturday Night" nos passa a idéia exata de uma sabadão a noite com os amigos. Aqui Alex mostra sua habilidade com o pedal Wah-Wah tanto em riffs como nos solos. Em "Evolution", Alex flerta com vários estilos, como Jazz e ritmos brasileiros, mas tudo sem deixar de lado a veia rockeira. O blues modernos "Indeciso Blues", que alguns puristas talvez torçam o nariz (mas afinal esse não é um CD do blues), e as harmonias e melodias exóticas de Mistery também chamam atenção nesse cd bem homogêneo.
Alex foge da já desgastada fórmula "solar à velocidade da luz sobre uma base", suas músicas possuem riffs, pontes, refrões, fazendo com isso que seu cd não seja apenas coisa de guitarrista para guitarrista, e sim para qualquer pessoa que curta boa música.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Tony Iommi responde se fará uma turnê para promover seu novo álbum "From the Dark"
A maior música de hard rock da história, conforme Gene Simmons
5 músicas do Iron Maiden que demoram para conquistar, mas valem a insistência
Angra revisita "Make Believe" e lança vídeo ao vivo gravado no Porão do Rock
A canção pop dançante que Lemmy colocou no nível dos maiores clássicos dos Beatles
Bruce Dickinson relembra participação em show da banda de Billie Joe Armstrong
O álbum do Black Sabbath "tão agradável quanto arrancar dentes", segundo Geezer Butler
Vocalista do Sonata Arctica convenceu Tuomas Holopainen a continuar no Nightwish
As 13 músicas de rock que passaram mais de 100 semanas nas paradas britânicas
Padre ouve Dream Theater pela primeira vez e faz comparação com Jesus Cristo
Slash confirma que novo álbum do Conspirators sai em fevereiro de 2027
Esteban Tavares anuncia retorno à banda de Humberto Gessinger para nova turnê
O violonista dos anos 60 que para Jimmy Page "estava muito à frente de qualquer outro"
Testament tem músicas prontas para mais um disco, afirma Chuck Billy
5 músicas famosas gravadas quando a banda estava praticamente acabada
Para não humilhar o Metallica, Axl e equipe do Guns N' Roses tomaram decisão inesperada
Bill Hudson comenta sobre falta de público de Angra e outras bandas nos EUA
O hit dos Paralamas que é uma indireta de Herbert para sua ex Paula Toller



Left To Die, o supergrupo tributo ao seminal Death, lança seu primeiro disco
"Transpiração Contínua Prolongada" levou skate, rua e atitude para o topo do rock brasileiro
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



