Black Sabbath: A mais duradoura fonte de influencia do Metal

Resenha - Paranoid - Black Sabbath

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Carlos Frederico
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 10

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.

Depois do seu antológico disco de estréia, o Black Sabbath se supera e lança Paranoid. Pode-se dizer que essa obra-prima é o disco de rock pesado mais coverizado de todos os tempos, sendo a mais duradoura fonte de influencia para os artistas do estilo... nomes como Faith No More, Metallica, Pantera, Megadeth confirmam isso. Também é o trabalho mais popular da banda, vendendo mais de 4 milhões de cópias só nos EUA, graças a faixas (presentes até hoje nos shows da banda e de Ozzy Osbourne) como War Pigs, Paranoid e Iron Man. O melhor da carreira do Sabbath não deixa de ser, provavelmente, o melhor disco do gênero.

437 acessosBlack Sabbath: 5 músicos que fizeram participações nos discos5000 acessosAs regras do Death Metal

Faixas:

WAR PIGS -> Um dos mais perfeitos e antológicos riffs de Tony Iommi somado aos versos incisivos, anti-belicistas, cantados pela voz inclemente de Ozzy. O solo dessa música, um dos melhores (e mais famosos) do Black Sabbath, é o grande destaque.

PARANOID -> Lendária. Mitológica. Contém um riff fabuloso, considerado o Melhor de Todos os Tempos do Rock n Roll. A letra encarna perfeitamente Ozzy Osbourne...Paranoid, certamente, é definitiva e eterna. O mais impressionante é que foi feita em 5 minutos, apenas para finalizar o disco!!!

PLANET CARAVAN -> Faixa acústica, algo psicodélica mas muito, muito triste. Ozzy canta com toda a angústia e distanciamento desse mundo, sua voz parece vir de outras eras. Os discretos efeitos de guitarra dão a ela uma beleza singela e melancólica.

IRON MAN -> Mais uma música antológica. Jamais uma banda de rock compôs uma "sinfonia de riffs" tão perfeita quanto ela. Os solos, incrivelmente pesados e cativantes, fazem cair o queixo. O ponto alto da carreira de Tony Iommi, sem dúvida! Uma versão insuperável.

ELECTRIC FUNERAL -> Lenta, arrastada, perturbadora. Uma das faixas mais macabras do disco e da carreira do Sabbath. Ozzy faz vocais verdadeiramente monstruosos. O lado mais pesado e sombrio da banda está mostrado por inteiro, incluindo a letra que narra os horrores de um mundo devastado pela radiação atômica.

HAND OF DOOM -> violenta crítica à Guerra do Vietnã, seria perfeita para o filme "Apocalipse Now", já que fala de soldados se drogando para esquecer os horrores do conflito. Com várias partes diferentes, é a música mais sofisticada do disco.

RAT SALAD -> instrumental que é a cara da banda. Bill Ward, em um momento "John Boham", solta as mãos com precisão e peso. Os vocais não fazem falta, em 5 segundos se percebe que é uma música Sabbath...

FAIRIES WEAR BOOTS -> letra bem humorada, que narra o incidente onde o equipamento (o primeiro) do Sabbath foi roubado por uma gangue de skinheads (as "fadas de botas" do título da canção). Canção despretensiosa, flui bem e agrada com facilidade. É a faixa musicalmente mais simples, mas têm seus adoradores, não compromete a qualidade excepcional do disco.

Ozzy Osbourne -> vocais, gaita
Tony Iommi -> guitarras
Geezer Butler -> baixo
Bill Ward -> bateria

Comente: Qual a sua opinião sobre este clássico do Black Sabbath?

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Outras resenhas de Paranoid - Black Sabbath

2031 acessosBlack Sabbath: Uma releitura apaixonada de Paranoid3201 acessosBlack Sabbath: em 1971, o clássico Paranoid2959 acessosBlack Sabbath: uma espécie de âncora para o heavy metal2903 acessosBlack Sabbath: Em 1970, além da relação entre blues e rock5000 acessosNo começo era o riff; E no começo do riff era o Sabbath...5000 acessosTradução - Paranoid - Black Sabbath

Black SabbathBlack Sabbath
5 músicos que fizeram participações nos discos

0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Black Sabbath"

Rob HalfordRob Halford
Qual a canção mais demoníaca que existe no metal?

Ronnie James DioRonnie James Dio
Fotos dos primórdios do lendário vocalista

Collectors RoomCollectors Room
Óculos de Ozzy é um dos ítens da coleção de Almir Figueredo

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Black Sabbath"

HumorHumor
Urros, raiva, dor, sangue! As regras do Death Metal!

VocalistasVocalistas
Belíssimos timbres de alguns cantores de rock

Elvis PresleyElvis Presley
De que ele morreu?

5000 acessosMetallica: ouça apenas o baixo de Cliff Burton em clássicos5000 acessosAxl no AC/DC: O fiasco que se transformou numa surpreendente união5000 acessosFolk Metal e Música Celta5000 acessosMarilyn Manson: "Sou o monstro do Lago Ness! Sou o Bicho Papão!"4606 acessosBlack Sabbath, Alice Cooper: O Pop Obscuro5000 acessosBlack Sabbath: o riff de "Paranoid" foi copiado de outra banda?

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 24 de janeiro de 2017

Sobre Carlos Frederico

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online