Resenha - Punk Goes Metal - Vários Artistas
Por Thiago Sarkis
Postado em 29 de abril de 2001
Quando recebi essa coletânea, tive a certeza de que ela iria me proporcionar momentos hilariantes. E realmente isso aconteceu. Porém, não pelos motivos iniciais que imaginei, como músicos de baixa qualidade tentando fazer coisas fora de seu alcance e soando ridículos. Minhas risadas apareceram por criações e variações insanas que as bandas aqui presentes inseriram em vários clássicos do hard rock/metal.

Temos três diferentes situações nesse disco. Algumas bandas optaram por acelerar as músicas e deixar todas as características do estilo punk marcadas em suas versões. É o caso de Divit, com "Breakin’ The Law" (Judas Priest), Jughead’s Revenge em "Talk Dirty To Me" (Poison), A New Found Glory com "Heaven" (Warrant), The Ataris tocando "I Remember You" (Skid Row), Ten Foot Pole interpretando "Love Song" (Tesla) e Swindle em sua horrorosa versão de "Youth Gone Wild" (Skid Row). Aliás, esta última é a única faixa descartável da coletânea. Não vale a pena nem perder tempo ouvindo.
Alguns grupos preferiram ser mais fiéis às versões originais e todos eles se saíram muito bem. Inclusive com os instrumentistas dando conta do recado. Boas empreitadas de AFI com "My Michelle" (Guns N’ Roses), Strung Out com "Bark At The Moon" (Ozzy Osbourne), Guttermouth levando "Sexual Abuse" (St. Madness), Dynamite Boy mandando "TNT" (AC/DC), Diesel Boy com "Looks That Kill" (Mötley Crüe) e The Aquabats em "Why Rock?" (Leather Pirate). Destaque para os competentes músicos do Turnedown e do Death By Stereo, que gravaram covers perfeitos, sem tirar nem pôr, de "I Don’t Know" (Ozzy Osbourne) e "Little Fighter" (White Lion), respectivamente.
Para completar, temos os conjuntos que poderíamos colocar na categoria "manicômio punk goes metal". Cada um mais louco que o outro, em casos de severas lesões mentais, que levariam qualquer psicólogo/psiquiatra a indicar a internação. Começando pelos casos mais leves. O Bigwig até que não pirou tanto. Levou "War Ensemble" (Slayer) numa boa, até metade da música, onde decidiu, sabe lá por quê, inserir uma parte totalmente blues, com solo de guitarra sem distorção e bastante suingue. O pessoal do Link 80 também não enlouqueceu muito; sua interpretação de "Harvester Of Sorrow" (Metallica) é bem fiel à versão original, exceto pelo instrumento de sopro inserido, que faz umas linhas diferentes, principalmente durante o solo de guitarra. Já os membros do Rx Bandits são casos gravíssimos a serem estudados; pessoas que conseguem enxergar e introduzir reggae em "Holy Wars" (Megadeth) não podem estar muito bem da cabeça. É um choque dos mais divertidos quando começam a aparecer as raízes jamaicanas no meio da música. Depois fica ainda mais hilário, com o vocalista incorporando Bob Marley e mandando aqueles "yeah yeah" típicos. No final, o cara volta ao metal e manda uns berros de dar inveja a muito vocalista do estilo. Coisa de louco.
Brincadeiras a parte, todos os grupos, com exceção do Swindle, fizeram excelentes trabalhos, dando uma aula de originalidade e criatividade. Idéias inteligentes e diferentes, como essa de colocar grupos punks tocando metal, são uma boa pedida para sair da mesmice dos tributos que andam sendo lançados por aí.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os dois álbuns do Metallica que Andreas Kisser não curte: "Ouvi apenas uma vez na vida"
A resposta sincera de Aquiles Priester para quem diz que ele é "chato"
Jay Weinberg fala pela primeira vez à imprensa sobre demissão do Slipknot
O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
A sincera opinião de James Hetfield sobre "Master of Puppets", clássico do Metallica
Quais são as 4 maiores bandas do heavy metal, segundo a Ultimate Classic Rock
A reação de George Israel ao retorno do Kid Abelha
A profunda letra do Metallica que Bruce Dickinson pediu para James Hetfield explicar
Por que Leoni ficou de fora da reunião do Kid Abelha com Paula Toller? Lembre as brigas
Bill Ward homenageia Cozy Powell em programa de rádio: "um anjo"
A história da versão de "Pavarotti" para "Roots Bloody Roots", segundo Andreas Kisser
A melhor faixa de "The Number of the Beast", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
A música épica de 23 minutos que o Dream Theater tocará em seus próximos shows no Brasil
O músico que Roger Waters não queria que subisse ao palco por não ser famoso
A melhor banda que Dave Grohl já viu: "Vontade de beber cem cervejas e quebrar janelas"
Os 20 maiores cantores de todos os tempos, na opinião de Ozzy Osbourne
O conselho de Andreas Kisser para seu filho não passar o que ele passou com Max Cavalera
Fotos de Infância: Dave Mustaine, do Megadeth

Ju Kosso renasce em "Sofisalma" e transforma crise em manifesto rock sobre identidade
Moonspell atinge o ápice no maravilhoso "Opus Diabolicum - The Orchestral Live Show"
Carach Angren - Sangue, mar e condenação no Holandês Voador
Testament - A maestria bélica em "Para Bellum"
Auri - A Magia Cinematográfica de "III - Candles & Beginnings"
Iron Maiden: Leia a primeira resenha de "The Book Of Souls"



