Resenha - Punk Goes Metal - Vários Artistas
Por Thiago Sarkis
Postado em 29 de abril de 2001
Quando recebi essa coletânea, tive a certeza de que ela iria me proporcionar momentos hilariantes. E realmente isso aconteceu. Porém, não pelos motivos iniciais que imaginei, como músicos de baixa qualidade tentando fazer coisas fora de seu alcance e soando ridículos. Minhas risadas apareceram por criações e variações insanas que as bandas aqui presentes inseriram em vários clássicos do hard rock/metal.

Temos três diferentes situações nesse disco. Algumas bandas optaram por acelerar as músicas e deixar todas as características do estilo punk marcadas em suas versões. É o caso de Divit, com "Breakin’ The Law" (Judas Priest), Jughead’s Revenge em "Talk Dirty To Me" (Poison), A New Found Glory com "Heaven" (Warrant), The Ataris tocando "I Remember You" (Skid Row), Ten Foot Pole interpretando "Love Song" (Tesla) e Swindle em sua horrorosa versão de "Youth Gone Wild" (Skid Row). Aliás, esta última é a única faixa descartável da coletânea. Não vale a pena nem perder tempo ouvindo.
Alguns grupos preferiram ser mais fiéis às versões originais e todos eles se saíram muito bem. Inclusive com os instrumentistas dando conta do recado. Boas empreitadas de AFI com "My Michelle" (Guns N’ Roses), Strung Out com "Bark At The Moon" (Ozzy Osbourne), Guttermouth levando "Sexual Abuse" (St. Madness), Dynamite Boy mandando "TNT" (AC/DC), Diesel Boy com "Looks That Kill" (Mötley Crüe) e The Aquabats em "Why Rock?" (Leather Pirate). Destaque para os competentes músicos do Turnedown e do Death By Stereo, que gravaram covers perfeitos, sem tirar nem pôr, de "I Don’t Know" (Ozzy Osbourne) e "Little Fighter" (White Lion), respectivamente.
Para completar, temos os conjuntos que poderíamos colocar na categoria "manicômio punk goes metal". Cada um mais louco que o outro, em casos de severas lesões mentais, que levariam qualquer psicólogo/psiquiatra a indicar a internação. Começando pelos casos mais leves. O Bigwig até que não pirou tanto. Levou "War Ensemble" (Slayer) numa boa, até metade da música, onde decidiu, sabe lá por quê, inserir uma parte totalmente blues, com solo de guitarra sem distorção e bastante suingue. O pessoal do Link 80 também não enlouqueceu muito; sua interpretação de "Harvester Of Sorrow" (Metallica) é bem fiel à versão original, exceto pelo instrumento de sopro inserido, que faz umas linhas diferentes, principalmente durante o solo de guitarra. Já os membros do Rx Bandits são casos gravíssimos a serem estudados; pessoas que conseguem enxergar e introduzir reggae em "Holy Wars" (Megadeth) não podem estar muito bem da cabeça. É um choque dos mais divertidos quando começam a aparecer as raízes jamaicanas no meio da música. Depois fica ainda mais hilário, com o vocalista incorporando Bob Marley e mandando aqueles "yeah yeah" típicos. No final, o cara volta ao metal e manda uns berros de dar inveja a muito vocalista do estilo. Coisa de louco.
Brincadeiras a parte, todos os grupos, com exceção do Swindle, fizeram excelentes trabalhos, dando uma aula de originalidade e criatividade. Idéias inteligentes e diferentes, como essa de colocar grupos punks tocando metal, são uma boa pedida para sair da mesmice dos tributos que andam sendo lançados por aí.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor cantor do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest
"Um baita de um babaca"; o guitarrista com quem Eddie Van Halen odiou trabalhar
A banda clássica dos anos 60 que Mick Jagger disse que odiava ouvir: "o som me irrita"
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
Os melhores álbuns de hard rock e heavy metal de 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
O guitarrista que Ritchie Blackmore acha que vai "durar mais" do que todo mundo
Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
Agenda mais leve do Iron Maiden permitiu a criação do Smith/Kotzen, diz Adrian Smith
O melhor disco de thrash metal de cada ano da década de 90, segundo o Loudwire
A banda punk que Billy Corgan disse ser "maior que os Ramones"
Como Rodolfo saiu do Raimundos e montou o Rodox: "Essa música que fiz fala sobre o cão"
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
O beijo em cantora que fez Ney Matogrosso perceber que lado hétero não está adormecido
Fãs mostravam o dedo do meio quando o Faith No More tocava "Easy" ao vivo
O triste significado de "Adam's Song", um dos maiores clássicos do Blink-182
A banda de rock "honesta e sem firula" que ainda consegue impressionar, segundo Omelete
Cinco sugestões para quem só reclama do Rock In Rio não passar raiva na próxima edição


O fim de uma era? Insanidade e fogo nos olhos no último disparo do Megadeth
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar



