Resenha - Punk Goes Metal - Vários Artistas
Por Thiago Sarkis
Postado em 29 de abril de 2001
Quando recebi essa coletânea, tive a certeza de que ela iria me proporcionar momentos hilariantes. E realmente isso aconteceu. Porém, não pelos motivos iniciais que imaginei, como músicos de baixa qualidade tentando fazer coisas fora de seu alcance e soando ridículos. Minhas risadas apareceram por criações e variações insanas que as bandas aqui presentes inseriram em vários clássicos do hard rock/metal.

Temos três diferentes situações nesse disco. Algumas bandas optaram por acelerar as músicas e deixar todas as características do estilo punk marcadas em suas versões. É o caso de Divit, com "Breakin’ The Law" (Judas Priest), Jughead’s Revenge em "Talk Dirty To Me" (Poison), A New Found Glory com "Heaven" (Warrant), The Ataris tocando "I Remember You" (Skid Row), Ten Foot Pole interpretando "Love Song" (Tesla) e Swindle em sua horrorosa versão de "Youth Gone Wild" (Skid Row). Aliás, esta última é a única faixa descartável da coletânea. Não vale a pena nem perder tempo ouvindo.
Alguns grupos preferiram ser mais fiéis às versões originais e todos eles se saíram muito bem. Inclusive com os instrumentistas dando conta do recado. Boas empreitadas de AFI com "My Michelle" (Guns N’ Roses), Strung Out com "Bark At The Moon" (Ozzy Osbourne), Guttermouth levando "Sexual Abuse" (St. Madness), Dynamite Boy mandando "TNT" (AC/DC), Diesel Boy com "Looks That Kill" (Mötley Crüe) e The Aquabats em "Why Rock?" (Leather Pirate). Destaque para os competentes músicos do Turnedown e do Death By Stereo, que gravaram covers perfeitos, sem tirar nem pôr, de "I Don’t Know" (Ozzy Osbourne) e "Little Fighter" (White Lion), respectivamente.
Para completar, temos os conjuntos que poderíamos colocar na categoria "manicômio punk goes metal". Cada um mais louco que o outro, em casos de severas lesões mentais, que levariam qualquer psicólogo/psiquiatra a indicar a internação. Começando pelos casos mais leves. O Bigwig até que não pirou tanto. Levou "War Ensemble" (Slayer) numa boa, até metade da música, onde decidiu, sabe lá por quê, inserir uma parte totalmente blues, com solo de guitarra sem distorção e bastante suingue. O pessoal do Link 80 também não enlouqueceu muito; sua interpretação de "Harvester Of Sorrow" (Metallica) é bem fiel à versão original, exceto pelo instrumento de sopro inserido, que faz umas linhas diferentes, principalmente durante o solo de guitarra. Já os membros do Rx Bandits são casos gravíssimos a serem estudados; pessoas que conseguem enxergar e introduzir reggae em "Holy Wars" (Megadeth) não podem estar muito bem da cabeça. É um choque dos mais divertidos quando começam a aparecer as raízes jamaicanas no meio da música. Depois fica ainda mais hilário, com o vocalista incorporando Bob Marley e mandando aqueles "yeah yeah" típicos. No final, o cara volta ao metal e manda uns berros de dar inveja a muito vocalista do estilo. Coisa de louco.
Brincadeiras a parte, todos os grupos, com exceção do Swindle, fizeram excelentes trabalhos, dando uma aula de originalidade e criatividade. Idéias inteligentes e diferentes, como essa de colocar grupos punks tocando metal, são uma boa pedida para sair da mesmice dos tributos que andam sendo lançados por aí.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O lado bom e o ruim de fazer shows na América do Sul, segundo o líder do Iron Maiden
Novo vídeo mostra como está Mingau quase três anos após o tiro na cabeça
Iron Maiden transforma primeiro festival próprio em celebração monumental de 50 anos
5 músicas que quando tocam no show todo fã de metal entra no mosh na hora
A banda que realmente criou o heavy metal, de acordo com Eric Clapton
A opinião de Steve Harris, do Iron Maiden, sobre o The Darkness
O músico que salvou os Ramones e depois deu no pé, deixando os caras na mão
Mick Jagger não vê nada de bom em envelhecer, mas admite uma vantagem inesperada
Floor Jansen promete "volta às raízes metal" em seu novo álbum solo
Lzzy Hale explica por que o metal foi feito para quem não se encaixa nos padrões
Steve Harris relembra o dia em que bebeu antes de um show do Iron Maiden
O erro que Steve Harris cometeu no primeiro show do Iron Maiden
5 músicas de rock que todo mundo conhece, mas pouca gente sabe de quem são
O baterista que estava fora do alcance de Dave Grohl; "fisicamente nem musicalmente capaz"
Existe alguma banda melhor que o Iron Maiden ao vivo? Steve Harris e Bruce Dickinson respondem
Axl Rose conta por que Angus Young, guitarrista do AC/DC, vive correndo no palco
Como foi a luta contra compulsão sexual que Renato Russo enfrentou, segundo o próprio
O episódio definitivo que fez Rodolfo decidir sair do Raimundos: "Vergonha de Deus"

Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês
A Arquitetura da Fé e da Melodia - Michael Sweet Transmite Paz em "The Master Plan"
Headhunter DC - Death Metal como arma, identidade e resistência
Black Swan - Quando a experiência se transforma em poder de fogo
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



