Resenha - Punk Goes Metal - Vários Artistas
Por Thiago Sarkis
Postado em 29 de abril de 2001
Quando recebi essa coletânea, tive a certeza de que ela iria me proporcionar momentos hilariantes. E realmente isso aconteceu. Porém, não pelos motivos iniciais que imaginei, como músicos de baixa qualidade tentando fazer coisas fora de seu alcance e soando ridículos. Minhas risadas apareceram por criações e variações insanas que as bandas aqui presentes inseriram em vários clássicos do hard rock/metal.

Temos três diferentes situações nesse disco. Algumas bandas optaram por acelerar as músicas e deixar todas as características do estilo punk marcadas em suas versões. É o caso de Divit, com "Breakin’ The Law" (Judas Priest), Jughead’s Revenge em "Talk Dirty To Me" (Poison), A New Found Glory com "Heaven" (Warrant), The Ataris tocando "I Remember You" (Skid Row), Ten Foot Pole interpretando "Love Song" (Tesla) e Swindle em sua horrorosa versão de "Youth Gone Wild" (Skid Row). Aliás, esta última é a única faixa descartável da coletânea. Não vale a pena nem perder tempo ouvindo.
Alguns grupos preferiram ser mais fiéis às versões originais e todos eles se saíram muito bem. Inclusive com os instrumentistas dando conta do recado. Boas empreitadas de AFI com "My Michelle" (Guns N’ Roses), Strung Out com "Bark At The Moon" (Ozzy Osbourne), Guttermouth levando "Sexual Abuse" (St. Madness), Dynamite Boy mandando "TNT" (AC/DC), Diesel Boy com "Looks That Kill" (Mötley Crüe) e The Aquabats em "Why Rock?" (Leather Pirate). Destaque para os competentes músicos do Turnedown e do Death By Stereo, que gravaram covers perfeitos, sem tirar nem pôr, de "I Don’t Know" (Ozzy Osbourne) e "Little Fighter" (White Lion), respectivamente.
Para completar, temos os conjuntos que poderíamos colocar na categoria "manicômio punk goes metal". Cada um mais louco que o outro, em casos de severas lesões mentais, que levariam qualquer psicólogo/psiquiatra a indicar a internação. Começando pelos casos mais leves. O Bigwig até que não pirou tanto. Levou "War Ensemble" (Slayer) numa boa, até metade da música, onde decidiu, sabe lá por quê, inserir uma parte totalmente blues, com solo de guitarra sem distorção e bastante suingue. O pessoal do Link 80 também não enlouqueceu muito; sua interpretação de "Harvester Of Sorrow" (Metallica) é bem fiel à versão original, exceto pelo instrumento de sopro inserido, que faz umas linhas diferentes, principalmente durante o solo de guitarra. Já os membros do Rx Bandits são casos gravíssimos a serem estudados; pessoas que conseguem enxergar e introduzir reggae em "Holy Wars" (Megadeth) não podem estar muito bem da cabeça. É um choque dos mais divertidos quando começam a aparecer as raízes jamaicanas no meio da música. Depois fica ainda mais hilário, com o vocalista incorporando Bob Marley e mandando aqueles "yeah yeah" típicos. No final, o cara volta ao metal e manda uns berros de dar inveja a muito vocalista do estilo. Coisa de louco.
Brincadeiras a parte, todos os grupos, com exceção do Swindle, fizeram excelentes trabalhos, dando uma aula de originalidade e criatividade. Idéias inteligentes e diferentes, como essa de colocar grupos punks tocando metal, são uma boa pedida para sair da mesmice dos tributos que andam sendo lançados por aí.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção que tem dois dos maiores solos de guitarra de todos os tempos, conforme Tom Morello
O megahit do Capital Inicial que, analisando bem a letra, não faz tanto sentido
Fãs mostravam o dedo do meio quando o Faith No More tocava "Easy" ao vivo
Dave Mustaine não queria que Megadeth encerrasse atividades, mas reconhece dificuldades
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Duff McKagan do Guns N' Roses
A música do Black Sabbath que Ozzy Osbourne preferia que nunca tivesse sido gravada
As músicas de metal favoritas de James Hetfield, frontman do Metallica
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael
O guitarrista que Angus Young acha superestimado; "nunca entendi a babação"
A banda lendária com que o Deep Purple odiava comparação: "Nada é pior, não tenho paciência"
A sincera opinião de Jéssica Falchi sobre o Iron Maiden sem Nicko McBrain
O primeiro disco de heavy metal do Judas Priest, segundo Ian Hill
Skid Row deve anunciar novo vocalista ainda este ano, revela Rachel Bolan
Como (e por que) Adrian Smith saiu do Iron Maiden em 1990, segundo Nicko McBrain
A incrível banda que para Max Cavalera é a mais subestimada do Metal
Três grandes bandas de Rock que todos ouvimos, mas que Eddie Van Halen não conhecia


O fim de uma era? Insanidade e fogo nos olhos no último disparo do Megadeth
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar



