Matérias Mais Lidas

Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloideMamonas Assassinas
A história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide

Metal Injection: 10 álbuns que são melhores do que o mais aclamado das bandaMetal Injection
10 álbuns que são melhores do que o mais aclamado das banda

Lacuna Coil: banda fica em silêncio durante showLacuna Coil
Banda fica em silêncio durante show

Stryper: Michael Sweet diz que é questão de tempo até a Bíblia ser canceladaStryper
Michael Sweet diz que é "questão de tempo" até a Bíblia ser "cancelada"

Udo Dirkschneider: por que ele voltou atrás e seguiu cantando músicas do AcceptUdo Dirkschneider
Por que ele voltou atrás e seguiu cantando músicas do Accept

Alice Cooper: músico comentou sobre acusações contra Marilyn MansonAlice Cooper
Músico comentou sobre acusações contra Marilyn Manson

Helloween: confira trailer do vídeo de Skyfall, nova música da bandaHelloween
Confira trailer do vídeo de "Skyfall", nova música da banda

Iggor Cavalera: a música eletrônica que ele ouve é mais pesada que SlayerIggor Cavalera
A música eletrônica que ele ouve é mais pesada que Slayer

Black Sabbath: Ozzy era ótimo no que fazia mas Dio era mais envolvidoBlack Sabbath
"Ozzy era ótimo no que fazia mas Dio era mais envolvido"

Megadeth: David Ellefson diz com qual músico ele gostaria de ter tocado juntoMegadeth
David Ellefson diz com qual músico ele gostaria de ter tocado junto

Guns N' Roses: como eles dividiram ganhos em Appetite - e por que Axl levou maisGuns N' Roses
Como eles dividiram ganhos em "Appetite" - e por que Axl levou mais

Mutantes: entre os 25 melhores álbuns de rock psicodélico em lista de site gringoMutantes
Entre os 25 melhores álbuns de rock psicodélico em lista de site gringo

Slayer: Dave Lombardo conta que kits de bateria que usava com a banda foram furtadosSlayer
Dave Lombardo conta que kits de bateria que usava com a banda foram furtados

Slipknot: Nunca pesquisem Duality no YouTube, alerta fã de k-pop assustadaSlipknot
"Nunca pesquisem Duality no YouTube", alerta fã de k-pop assustada

AC/DC: Bon Scott viu Brian Johnson e ficou impressionado, mas ainda não sabia a verdadeAC/DC
Bon Scott viu Brian Johnson e ficou impressionado, mas ainda não sabia a verdade


Flavio Maranhao

Lista: Discos que mudaram as carreiras de algumas bandas

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Mateus Ribeiro, Fonte: Mateus Ribeiro
Enviar Correções  

Desde que o rock é rock, existem as bandas que se tornaram referências no estilo, como é o caso do Iron Maiden, Led Zeppelin ou Metallica, por exemplo. A carreira de todos esses nomes, e de tantos outros, possui algo em comum: um disco que foi o divisor de águas, mudando a trajetória das bandas que os lançaram.

Confira alguns destes discos, responsáveis por mudarem a história de alguns grupos de rock and roll/metal.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Rocket To Russia" - Ramones (1977): o terceiro disco do Ramones é uma obra-prima, considerado por muitos como um dos maiores discos de punk em todos os tempos. A música simples e cativante apresentada nos primeiros discos se tornou muito mais rica e madura no terceiro trabalho, cultuado até hoje por muitos fãs espalhados pelo mundo.

A partir de "Rocket To Russia", o Ramones passou a ser encarado com muito mais seriedade e a banda deixou de ser uma promessa para se tornar realidade.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"The Real Thing" - Faith No More (1989): a entrada do vocalista Mike Patton tornou o Faith No More um dos maiores sucessos de sua geração. A mistura de funk, heavy metal e em alguns casos até mesmo o hip-hop chocou o mundo e transformou o terceiro disco da banda em um fenômeno de proporções mundiais.

O inesquecível e imortal "The Real Thing", emplacou hits como "Epic", "Falling To Pieces" e "From Out Of Nowhere", que dominavam o rádio e a MTV.

Até hoje, é um disco ouvido por fãs tanto de música pop quanto pelos headbangers mais cascudos, já que as ótimas músicas apresentadas em "The Real Thing" ultrapassam toda e qualquer barreira.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Nevermind" - Nirvana (1991): neste caso, temos um disco que mudou não apenas a historia do Nirvana, mas também, a trajetória do rock.

"Nevermind" é a principal bandeira do grunge, movimento que virou o mundo da música de cabeça para baixo com suas músicas agressivas, cheias de revolta e angústia. Músicas como "Smells Like Teen Spirit", "Come As You Are", "In Bloom" e "Lithium" fizeram a cabeça de milhões de jovens, que estavam começando suas vidas no mundo da música pesada.

Até hoje, é um disco extremamente respeitado por muitos e contestado pela ala mais radical, que não sabe fazer nada além de achar defeito em toda e qualquer obra.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Cowboys From Hell" - Pantera (1990): os quatro primeiros discos do Pantera apresentam um glam metal bem do farofa. A coisa começou a mudar em 1990, quando o grupo norte-americano lançou o excelente "Cowboys From Hell", um disco que é metal do início ao fim.

A agressividade das composições, aliadas ao talento do Dimebag Darrell e seu irmão Vinnie Paul, tornam "Cowboys From Hell" um dos discos mais inovadores lançados por uma banda de metal.

A música que dá nome ao disco é um dos destaques e mostra todo o talento do saudoso guitarrista Dimebag Darrell. Além dessa pedrada, "Cemetery Gates", "Domination" e "Heresy" são suficientes para bagunçar a cabeça de qualquer headbanger.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Keeper Of The Seven Keys- Part 1" - Helloween (1987): no final da década de 1980, o power metal estava dando seus primeiros passos no mundo. Em 1987, a história tanto do estilo quanto do Helloween começa a mudar com o lançamento de "Keeper Of the Seven Keys - Part 1", primeiro álbum da banda a contar com Michael Kiske nos vocais.

A partir do lançamento da primeira parte de "Keepers...", o Helloween se consolidou como a maior banda de power metal do planeta, título que mantém até hoje, mesmo com todas as mudanças de formação.

publicidade

As músicas "I'm Alive", "A Little Time", "A Tale That Wasn't Right" e "Future World" garantiram ao Helloween o status de banda grande, mesmo com uma trajetória relativamente curta.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Images And Words" - Dream Theater (1992): a entrada do vocalista James LaBrie mudou consideravelmente o som do Dream Theater. O primeiro álbum que contou com seu talento, o maravilhoso "Images And Words", continua sendo para muitos o melhor disco da banda.

Além de ser um disco que tornou o Dream Theater uma banda de respeito, "Images And Words" ajudou o metal progressivo a se espalhar e ganhar fãs que até então, torciam o nariz para qualquer sonoridade um pouco mais complexa.

Três dos principais clássicos do Dream Theater fazem parte de "Images And Words": "Pull Me Under", a balada "Another Day" e a maior obra do grupo,"Metropolis - Part 1: The Miracle And The Sleeper".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Metallica" - Metallica (1991): o Metallica é um dos poucos casos de bandas que já nasceu grande. Porém, com o lançamento de "Metallica", ficou gigante.

Após uma queda na popularidade com "...And Justice For All", o Metallica resolveu cair de cabeça no mainstream com disco que leva o nome da banda, conhecido como "Black Album". As músicas continuavam pesadas, por outro lado, muito mais acessíveis, o que fez com que "Enter Sandman", "The Unforgiven" e "Nothing Else Matters" dividissem as programações de rádios com músicas pop e dance, por exemplo.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

É claro que a parcela mais radical torceu o nariz para a mudança, mas e daí? O Metallica sempre fez o que quis e com o seu quinto disco de estúdio, mostrou que era boa fazendo até mesmo músicas não tão agressivas quanto as escritas no começo da carreira.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"The Number Of the Beast" - Iron Maiden (1982): não é segredo para ninguém que a entrada de Bruce Dickinson fez com que o Iron Maiden desse um salto gigantesco na qualidade de sua música, mesmo que com Paul Di´Anno o trabalho fosse magnífico.

O clássico "The Number Of The Beast", primeiro álbum com Bruce, mostra como a sua capacidade vocal aumentou o leque de opções do Maiden. Dali em diante, a banda começou a escrever suas páginas mais bonitas.

De quebra, "The Number Of The Beast" (a música) acabou se tornando um dos maiores hinos da música pesada.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Violent Revolution" - Kreator (2001): apesar de uma carreira respeitável, o Kreator soltou um belíssimo de um pum no elevador dos headbangers ao lançar "Endorama" (1999), um álbum que apesar de seus bons momentos fez com que a ala radical torcesse o nariz.

Naqueles dias, já existia uma turma que não acreditava mais na banda, até que em 2001, a banda alemã lançou "Violent Revolution", disco que mesclou o thrash do início da carreira com toques do melodic death metal, estilo que fez relativo sucesso nos anos 1990, com nomes como In Flames, Dark Tranquility, Children Of Bodom e At The Gates.

"Violent Revolution" foi uma espécie de renascimento do Kreator, que presenteou os ouvidos sedentos por pancadaria com um disco que até hoje é considerado um dos melhores trabalhos de Mille Petrozza e sua turma.

"Rust In Peace" - Megadeth (1990): se em 1990, existia quem encarasse o Megadeth apenas como "a banda do ex-integrante do Metallica", com o lançamento de "Rust In Peace", Dave Mustaine mostrou que não estava de brincadeira.

O quarto álbum de estúdio do Megadeth é um dos melhores discos de thrash metal já lançados e apresentou ao mundo uma formação inesquecível, que jamais será esquecida: Dave Mustaine (guitarra/vocal), David Ellefson (baixo), Marty Friedman (guitarra) e o saudoso Nick Menza (bateria).

O virtuosismo das composições, aliado ao talento de todos os envolvidos, fez com que o Megadeth cravasse o seu nome como uma das maiores bandas de metal em todos os tempos.

Em breve, a parte 2. Enquanto isso, ouça uma pequena playlist com algumas músicas dos álbuns mencionados na lista!


Stamp
publicidade
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp


Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Metallica: em vídeo, todas as vezes que James deu risada em alguma música da bandaMetallica
Em vídeo, todas as vezes que James deu risada em alguma música da banda

AC/DC: Bon Scott viu Brian Johnson e ficou impressionado, mas ainda não sabia a verdadeAC/DC
Bon Scott viu Brian Johnson e ficou impressionado, mas ainda não sabia a verdade

Metallica: e se Enter Sandman fosse do Rammstein?Metallica
E se "Enter Sandman" fosse do Rammstein?

Metallica: análise faixa a faixa do "St. Anger" (vídeo)

Metallica: baterista de jazz ouve Enter Sandman pela primeira vez e reproduzMetallica
Baterista de jazz ouve "Enter Sandman" pela primeira vez e reproduz

Metallica: Newsted era um líder, mas teve que voltar a ser empregado, diz EllefsonMetallica
Newsted era um líder, mas teve que voltar a ser empregado, diz Ellefson

Metallica: papagaio metaleiro vai ao delírio ouvindo Enter SandmanMetallica
Papagaio metaleiro vai ao delírio ouvindo "Enter Sandman"

TUPFS: Metallica, "Todo Mundo Odeia O Lars" (vídeo)

Metallica: a fortuna que Robert Trujillo recebeu só para se juntar à bandaMetallica
A fortuna que Robert Trujillo recebeu só para se juntar à banda

Metallica: o álbum do Soundgarden que inspirou a criação de Enter SandmanMetallica
O álbum do Soundgarden que inspirou a criação de "Enter Sandman"

Metallica: guitar hero é uma raça em extinção, afirma Kirk HammettMetallica
"guitar hero é uma raça em extinção", afirma Kirk Hammett

Metallica: as 10 melhores músicas lançadas pela banda nos anos 1980Metallica
As 10 melhores músicas lançadas pela banda nos anos 1980

Metallica: youtuber grava cover horroroso de One, utilizando apenas sua vozMetallica
Youtuber grava cover horroroso de "One", utilizando apenas sua voz

Metallica: conheça a incrível versão southern metal para Enter SandmanMetallica
Conheça a incrível versão southern metal para "Enter Sandman"

Loudwire: 30 músicas dos anos 1990 que você reconhece nos primeiros segundosLoudwire
30 músicas dos anos 1990 que você reconhece nos primeiros segundos


Metallica: Os bastidores da apresentação em São PauloMetallica
Os bastidores da apresentação em São Paulo

Metallica: confira o discurso de Robert Trujillo no GrammyMetallica
Confira o discurso de Robert Trujillo no Grammy

Metallica: St. Anger foi uma declaração, diz HetfieldMetallica
"St. Anger foi uma declaração", diz Hetfield


Creed: nomeada pior banda dos anos 1990 pela Rolling StoneCreed
Nomeada pior banda dos anos 1990 pela Rolling Stone

Trollagem: quando as bandas decidem zoar com o playbackTrollagem
Quando as bandas decidem zoar com o playback


Sobre Mateus Ribeiro

Fanático por Ramones, In Flames e Soilwork. Limeirense com muito orgulho (e sotaque).

Mais matérias de Mateus Ribeiro no Whiplash.Net.