Chuck Berry: Por que ele não será lembrado como Elvis Presley?
Por Marcus Vinicius Magalhães
Fonte: Rolling Stone
Postado em 21 de março de 2017
Encontrado morto em sua própria casa, no Estado norte-americano de Missouri, no último dia 18 de março de 2017, Chuck Berry foi considerado um dos cinco maiores artistas de todos os tempos, de acordo com a Revista Rolling Stone.
Um dos nomes mais influentes nas décadas de 1950, 1960, 1970 e 1980, Chuck gravou grandes sucessos como "Johnny B. Goode" e "Sweet little sixteen". Apesar disso, uma das obras mais marcantes de sua carreira foi "You never can tell", trilha sonora do filme "Pulp fiction", do Quentin Tarantino.
Mas Chuck é um daqueles lendários músicos que encabeçam a polêmica lista sobre quem seria o criador do rock 'n roll. Além dele, entram nessa relação artistas como Jackie Brenston, que gravou a clássica "Rocket 88" no ano de 1951, Big Joe Turner, autor de "Roll em Pete" em 1939, e Les Paul e Mary Ford, que registraram a antológica "How High the Moon" no ano de 1951.
Para as gerações mais jovens, que não viveram naquela época, o grande pai do rock ´n roll é o rei Elvis Presley. O frontman mais famoso do mundo deu voz a canção "That´s All Right (Mama)", escrita em 1954 por Arthur Crudup, um ano antes de Chuck Berry lançar a música "Maybellene".
Como forma de colocar um ponto final nesse debate, a Revista Rolling Stone classificou a "That's All Right (Mama)" como a primeira música de rock da história, o que faria de Elvis Presley o grande criador do rock 'n roll.
Apesar de ter sido esquecido pela publicação da revista norte-americana, Chuck Berry influenciou diretamente grandes bandas, como os Beatles, Rolling Stones e AC/DC, o que mostra sua grande importância para a história do rock 'n roll.
Confira a música "Johnny B. Goode", de Chuck Berry, na voz de Elvis Presley.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor guitarrista de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
Ex-Arch Enemy, Alissa White-Gluz anuncia sua nova banda, Blue Medusa
A cantiga infantil sombria dos anos 1990 que o Metallica tocou ao vivo uma única vez
A melhor banda de rock progressivo para cada letra do alfabeto, segundo a Loudwire
O melhor e o pior disco do Sepultura, de acordo com a Metal Hammer
Baterista do Matanza Ritual e Torture Squad é dopado e roubado após show do AC/DC
Jack Osbourne expõe "banda gigante" que exigiu quantia absurda no último show de Ozzy
A atração do Rock in Rio que "as pessoas já viram 500 vezes"
10 álbuns essenciais do metal dos anos 70 que valem ter em vinil
A joia cearense que gravou um clássico do rock nos anos 1970, segundo Regis Tadeu
Terra do Black Sabbath, Birmingham quer ser reconhecida como "Cidade da Música"
Cinco dicas úteis para quem vai ao Bangers Open Air 2026
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
O melhor guitarrista dos anos 1980, segundo Ritchie Blackmore: "Ele é absurdo"
A música do Thin Lizzy que sempre deixa James Hetfield de bom humor


Youtuber viraliza ao eleger o melhor guitarrista de cada década - e internet não perdoa
Elton John elege a maior canção de rock de todos os tempos; "não há nada melhor que isso"
Os guitarristas mais influentes de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Os "pais do rock" segundo Chuck Berry - e onde ele entra na história
Cinco razões que explicam por que a década de 1980 é o período de ouro do heavy metal
Poeira: Rockstars e as bandas que eles sonhavam fazer parte


