Chuck Berry: Por que ele não será lembrado como Elvis Presley?

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Marcus Vinicius Magalhães, Fonte: Rolling Stone
Enviar correções  |  Ver Acessos

Encontrado morto em sua própria casa, no Estado norte-americano de Missouri, no último dia 18 de março de 2017, Chuck Berry foi considerado um dos cinco maiores artistas de todos os tempos, de acordo com a Revista Rolling Stone.

MTV: experts indicam as maiores bandas de Heavy MetalJohnny Ramone: "Não era bom abrir o show do Black Sabbath"

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Um dos nomes mais influentes nas décadas de 1950, 1960, 1970 e 1980, Chuck gravou grandes sucessos como "Johnny B. Goode" e "Sweet little sixteen". Apesar disso, uma das obras mais marcantes de sua carreira foi "You never can tell", trilha sonora do filme "Pulp fiction", do Quentin Tarantino.

Mas Chuck é um daqueles lendários músicos que encabeçam a polêmica lista sobre quem seria o criador do rock 'n roll. Além dele, entram nessa relação artistas como Jackie Brenston, que gravou a clássica "Rocket 88" no ano de 1951, Big Joe Turner, autor de "Roll em Pete" em 1939, e Les Paul e Mary Ford, que registraram a antológica "How High the Moon" no ano de 1951.

Para as gerações mais jovens, que não viveram naquela época, o grande pai do rock 'n roll é o rei Elvis Presley. O frontman mais famoso do mundo deu voz a canção "That's All Right (Mama)", escrita em 1954 por Arthur Crudup, um ano antes de Chuck Berry lançar a música "Maybellene".

Como forma de colocar um ponto final nesse debate, a Revista Rolling Stone classificou a "That's All Right (Mama)" como a primeira música de rock da história, o que faria de Elvis Presley o grande criador do rock 'n roll.

Apesar de ter sido esquecido pela publicação da revista norte-americana, Chuck Berry influenciou diretamente grandes bandas, como os Beatles, Rolling Stones e AC/DC, o que mostra sua grande importância para a história do rock 'n roll.

Confira a música "Johnny B. Goode", de Chuck Berry, na voz de Elvis Presley.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção MatériasTodas as matérias sobre "Chuck Berry"


Guitarristas: os 10 maiores de todos os tempos segundo a TimeGuitarristas
Os 10 maiores de todos os tempos segundo a Time

Filhos do Pai do Rock: os seguidores de Chuck BerryFilhos do Pai do Rock
Os seguidores de Chuck Berry


MTV: experts indicam as maiores bandas de Heavy MetalMTV
Experts indicam as maiores bandas de Heavy Metal

Johnny Ramone: Não era bom abrir o show do Black SabbathJohnny Ramone
"Não era bom abrir o show do Black Sabbath"


Sobre Marcus Vinicius Magalhães

Marcus Vinicius Magalhães: jornalista formado pela FIAM, com especialização em Políticas Públicas Sociais pela USP, foi redator, repórter e colunista nas redações da Band, Rede Record, Editora Abril, Climatempo Meteorologia, Rede Internacional de Televisão, Portal Terceiro Tempo e Editora Moderna. Pela música, tenta, desde criança, ser guitarrista, violonista e baterista. Além de já ter se apresentado em grandes rock bares de São Paulo com seu cover Symphony Maiden, atua como assessor de imprensa do grupo de rock nacional Marques Geraldo. Atualmente Marcus é o jornalista responsável pela área de comunicação da EMESP Tom Jobim (Escola de Música do Estado de São Paulo). Entre em contato com o jornalista no blog www.jornalistamarcusvini.com.

Mais matérias de Marcus Vinicius Magalhães no Whiplash.Net.

adGoo336