Chuck Berry: Por que ele não será lembrado como Elvis Presley?
Por Marcus Vinicius Magalhães
Fonte: Rolling Stone
Postado em 21 de março de 2017
Encontrado morto em sua própria casa, no Estado norte-americano de Missouri, no último dia 18 de março de 2017, Chuck Berry foi considerado um dos cinco maiores artistas de todos os tempos, de acordo com a Revista Rolling Stone.
Um dos nomes mais influentes nas décadas de 1950, 1960, 1970 e 1980, Chuck gravou grandes sucessos como "Johnny B. Goode" e "Sweet little sixteen". Apesar disso, uma das obras mais marcantes de sua carreira foi "You never can tell", trilha sonora do filme "Pulp fiction", do Quentin Tarantino.
Mas Chuck é um daqueles lendários músicos que encabeçam a polêmica lista sobre quem seria o criador do rock 'n roll. Além dele, entram nessa relação artistas como Jackie Brenston, que gravou a clássica "Rocket 88" no ano de 1951, Big Joe Turner, autor de "Roll em Pete" em 1939, e Les Paul e Mary Ford, que registraram a antológica "How High the Moon" no ano de 1951.
Para as gerações mais jovens, que não viveram naquela época, o grande pai do rock ´n roll é o rei Elvis Presley. O frontman mais famoso do mundo deu voz a canção "That´s All Right (Mama)", escrita em 1954 por Arthur Crudup, um ano antes de Chuck Berry lançar a música "Maybellene".
Como forma de colocar um ponto final nesse debate, a Revista Rolling Stone classificou a "That's All Right (Mama)" como a primeira música de rock da história, o que faria de Elvis Presley o grande criador do rock 'n roll.
Apesar de ter sido esquecido pela publicação da revista norte-americana, Chuck Berry influenciou diretamente grandes bandas, como os Beatles, Rolling Stones e AC/DC, o que mostra sua grande importância para a história do rock 'n roll.
Confira a música "Johnny B. Goode", de Chuck Berry, na voz de Elvis Presley.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps