Alice in Chains: Jerry Cantrell, o gênio minimalista
Por Herick Sales
Fonte: Herick Sales Guitar
Postado em 01 de outubro de 2016
O David Gilmor do metal. Desde sempre foi a sensação que tive ao ouvir o som acachapante de Jerry, do Alice in Chains. Meu primeiro contato foi com o álbum Dirt, que fui ouvir com certo preconceito até ( afinal, era uma banda de grunge, que possui o esteriótipo de música simples demais, ou até mesmo mal tocada ). Mas tal qual não foi minha surpresa, ao ouvir as duas primeiras porradas que abrem o álbum: Them Bones.e Dam That River. Com o passar do álbum ouvi riffs absurdamente pesados, compassos 7/8 ( oi? grunge? ), e solos melódicos com muita pegada, que me fizeram pensar que ele seria a união do Tony Iommi com David Gimour.
Alice In Chains - Mais Novidades
Diferentemente dos seus companheiros de Seattle, o Alice in Chains possui um apuro melódico e senso de composição expostos em canções acústicas com influência country e folk, até às mais pesadas, que faz a ideia de que grunge é mal tocado, cair por terra. Aliás, o Alice possui sim elementos do movimento, como a melancolia nos vocais, mas seus temas são mais contemplativos, possuem harmonizações vocais complexas feitas por Jerry e o finado Layne Staley, com influências de cantos gregorianos, e uma base corpulenta com afinações muitas vezes baixas, com influência de Sabbath, e até mesmo afinação dropada, com guitarra meio tom abaixo, e o bordão descendo 1 1/2 tom, algo que Eddie Van Halen faz em Unchained, e Zakk Wylde passou a fazer à partir do álbum No More Tears, por exemplo. Aliás, o Alice já abriu shows do Van Halen e Jerry já arrancou elogios de músicos como Kerry King, Dimmebag Darrel e o próprio Zakk.
Por fim, trago aqui alguns exemplos do porque eu considerar Jerry Cantrell um dos últimos gênios da guitarra a terem destaque numa geração em que cada vez mais, a música fica menos orgânica.
Cadê o grunge dessa porra?
Veja com essa canção soa o tempo todo: arrastada de maneira a quase sair do tempo…
OBS: Olha esse arranjo de guitarra e o solo!
Ué…Extreme?
Pqp!
Acho que eles andaram ouvindo Eletric Funeral, do Sabbath, na hora de compor essa…
Choremos…
Essa leveza ao vivo…
Esse riff é agonizante!!! Apenas 2 notas e bends.
Essa música é incrível, no arranjo como um todo, sem contar o super arranque pesado do meio.
Fecho com 2 do álbum The Devil Put Dinosaurs Here, que na minha opinião, é uma obra-prima dos últimos anos, produzido por Nick Raskulinecz, mesmo produtor dos últimos discos do…Rush!
Preste atenção no peso absurdo desse riff, e a quantidade de camadas gravadas, afim de dar peso e corpo.
Fecho com essa mais melancólica, que possui um dos solos mais belos de Jerry!
Para ver mais conteúdo, visite o blog:
https://hericksales.wordpress.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Valores dos ingressos para último show do Megadeth no Brasil são divulgados; confira
A canção do Genesis que a banda evitava tocar ao vivo, de acordo com Phil Collins
Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
Os 50 melhores discos da história do thrash, segundo a Metal Hammer
As 10 melhores músicas da fase progressiva do Genesis segundo leitores da revista Prog
Bangers Open Air confirma Within Temptation, Feuerschwanz e Eluveitie para 2026
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
Produtor brasileiro que vive nos EUA critica novo tributo a Andre Matos
O primeiro álbum do Pink Floyd que David Gilmour chamou de "obra-prima"
Tecladista anuncia que o Faith No More não volta mais
Como "Welcome To The Jungle", do Guns N' Roses, soaria se gravada pelo Sepultura?
Dave Mustaine confirma que regravou "Ride the Lightning" em homenagem ao Metallica
O disco de reggae que Nando Reis tem seis exemplares; "Quase como se fossem sagrados"
System of a Down está no melhor momento da carreira, diz Serj Tankian


A melhor música do Alice in Chains, segundo a Revolver Magazine
Os 100 melhores álbuns dos anos 1990 segundo a Classic Rock
Os 25 melhores álbuns de rock lançados nos últimos 25 anos, de acordo com a Loudwire
Mike Inez lembra reação de Ozzy a seu convite para ser baixista do Alice in Chains
A lenda do thrash metal que se impressionou quando ouviu Alice in Chains pela primeira vez
Pattie Boyd: o infernal triângulo com George Harrison e Eric Clapton
Black Sabbath: os vocalistas misteriosos da banda


