Dream Theater: 5 Lições que Podemos Aprender com John Petrucci
Por Thiago Mingues da Silva
Fonte: Blog Guitarpedia
Postado em 01 de agosto de 2016
Grande parte dos guitarristas ao pensarem em John Petrucci, imediatamente o associa a um seleto grupo de músicos que dominam todas as técnicas do instrumento, combinadas com um extremo bom gosto em suas composições. Não é a toa que por muitos o dono das guitarras do Dream Theater é considerado o mais influente shredder das últimas décadas.
Dream Theater - Mais Novidades
Ouvir as suas músicas seja com a sua banda o Dream Theater, ou em algum de seus projetos paralelos como um ouvinte desatento, nada pode nos ajudar a evoluir em nosso instrumento. Para a escuta fazer diferença é preciso que olhemos abaixo da superfície e consigamos compreender como usar esse conhecimento em benefício próprio.
Aqui estão 5 elementos importantes da guitarra de Petrucci que a maioria das pessoas não percebem e como cada um deles pode ajudá-lo a se tornar um melhor guitarrista:
Conheça www.guitarpedia.com.br, o site com mais de 700 aulas de guitarra, a ferramenta online mais rápida e eficaz, para a sua evolução musical.
1) Ser muito preciso com o ritmo das bases
A capacidade de Petrucci em tocar a guitarra base de suas músicas de maneira tão rápida e precisa é admirável, tão ou mais impressionante como seus solos. Infelizmente, a maioria dos guitarristas menosprezam a guitarra rítmica, por ela não parecer tão difícil em comparação a solos virtuosos.
Ouça algumas músicas de John Petrucci e foque toda a sua atenção nas bases de guitarra, tente capturar cada detalhe, repare nas variações rítmicas, detalhes de interpretação como hammer on e pull offs, mudanças na acentuação das notas e alterações de dinâmica.
2) Performances ao vivo impecáveis
Uma qualidade que passa despercebida por muitos fãs de John Petrucci, é a capacidade de tocar músicas extremamente longas e complexas ao vivo, com a mesma qualidade da gravação em estúdio.
Assim como demais áreas dos estudos na guitarra a performance também deve ser exaustivamente praticada. Se você quiser tocar em um nível profissional, você deve reservar um tempo para a "prática de execução", tendo em conta qualquer um dos possíveis desafios que possa distraí-lo em dar o seu melhor. Quanto mais você configurar o tempo de estudo imitando os "problemas" da performance ao vivo, melhor você será capaz de executar as músicas em seus shows.
3) Conectar frases distintas mantendo a fluência
Um dos menos reconhecidos pontos fortes de John, é a sua capacidade em conectar ideias distintas em seus solos, de maneira concisa e fluente.
A partir de agora, parar de pensar em solos e improvisação, como simplesmente uma oportunidade de jogar sem pensar escalas sobre acordes. Tente criar temas curtos em sua cabeça, que naturalmente irão sugerir novas ideias dentro do contexto. Use padrões rítmicos para conectar uma ideia melódica a outra, uma excelente dica é colocar pausas em momentos estratégicos criando um "respiro" entre as frases.
4) Usar a sétima corda com sabedoria
Guitarristas que estão acostumados a usar uma guitarra de sete cordas, geralmente as usam apenas com a intenção de soarem mais pesados. Mas ela pode ser um ótimo recurso para a criação de riffs, melodias, dedilhados e solos sem a necessidade de soar pesado e sim mais uma opção para a combinação de notas ou transições de diferentes partes dentro da música.
5) Preocupação com a composição além da guitarra
Saber transitar entre diferentes estilos, que nem sempre são desculpas para demonstrar a sua habilidade no instrumento é uma grande qualidade de Petrucci . John tem em seu repertório músicas complexas e tecnicamente desafiadoras, mas também é capaz de compor solos cheios de feeling e baladas acústicas emocionantes .
John Petrucci é dono de um estilo único que inspira milhões de guitarristas, e reparar em cada detalhe de suas músicas é fundamental para aqueles que desejam trilhar o caminho do mestre.
Para mais informações sobre esse e muitos outros assuntos do mundo da guitarra, acesse www.guitarpedia.com.br. Curta a nossa página no facebook para acompanhar as novidades, e interagir conosco!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
Mick Mars perde processo contra o Mötley Crüe e terá que ressarcir a banda em US$ 750 mil
Dave Mustaine comenta a saída de Kiko Loureiro do Megadeth: "Era um cara legal"
O hit do Angra cujo título é confundido por falantes de inglês com couve de Bruxelas
All Metal Stars BR lança vídeo apresentando versão de "Carry On"
A canção lançada três vezes nos anos oitenta, e que emplacou nas paradas em todas elas
Sharon Osbourne admite conversas para retomada do Ozzfest
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
Os três guitarristas brasileiros que John Petrucci do Dream Theater gosta bastante
Bret Michaels nega ter pedido seis vezes mais por reunião do Poison
Dave Mustaine revela que última conversa com James Hetfield terminou mal
Grammy 2026 terá homenagem musical a Ozzy Osbourne; conheça os indicados de rock e metal
Dave Mustaine insinua que ex-integrantes não participarão de shows da última tour do Megadeth
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl


Dream Theater faz o seu primeiro show em 2026; confira setlist
Os solos de guitarra emocionantes que John Petrucci considera divertidos de tocar
Conversa de John Petrucci com o filho inspirou o título de "Parasomnia"
Os 7 álbuns que são as maiores influências de guitarra para John Petrucci, segundo o próprio
O vocalista que tatuou a banda no braço e foi demitido em seguida
O álbum do Iron Maiden que não saía da cabeça e dos dedos de John Petrucci: "Loucura"
A música do Dream Theater que foi diretamente influenciada por Zakk Wylde
Frontman: quando o original não é a melhor opção
Pattie Boyd: o infernal triângulo com George Harrison e Eric Clapton


