Britpop: ascensão e queda do subgênero
Por Roberto Rillo Bíscaro
Postado em 30 de maio de 2016
O documentário Live Forever - The Rise and Fall of Brit Pop (2003) oferece abrangente e elucidativo panorama desse subgênero que tomou de assalto os anos 90.
Parte da geração crescida nos 80's não curtia o som sintetizado da década - daí o sucesso alternativo de bandas como Smiths, desconsiderada no documentário -, nem a americanização da Inglaterra, atribuída ao namoro sério entre os Tories e os Republicanos.
Os Stone Roses morrerem na praia do superestrelato não ajudou o rock britânico, que nos anos iniciais dos 90's se viu subjugado pelo ianque grunge, que ensurdeceu o planeta com Nirvana, Pearl Jam, Soundgarden e afins.
O operário Oasis, o classe-média Blur, o teatral Pulp estouraram depois do suicídio de Cobain e vieram com guitarras estridentes e bandeiras inglesas por todo lado. Britpop foi nacionalismo britânico embalado ao som do norte-americano rock'n'roll.
Live Forever - The Rise and Fall of Britpop não sabe o que fazer com os eletrônicos Massive Attack e Portishead, influentes no cenário muiscal noventista, mas sem guitarras. A impressão é que eles ficam à margem narrativa do documentário, que traz entrevistas com membros de diversas das bandas seminais do movimento.
Aprendemos como o New Labour de Tony Blair capitalizou em cima dum movimento ocorrido basicamente durante o governo de John Majors; como alguns dos meninos fizeram precisamente aquilo que tanto criticavam e como a morte da Princesa Diana influenciou no declínio do Britpop.
Não aprendemos a real razão do feudo Oasis-Blur. Damon Albarn afirma que há babado forte, mas escolhe ocultar. Pertinente citar Robbie Williams e as girl e boy bands que surrupiaram o cetro dos Gallagher & Cia, mas deixar de lado as Spice Girls foi erro. As meninas usaram bastante da iconografia nacionalista incentivada pelo Britpop.
Live Forever - The Rise and Fall of Britpop traz 90 minutos de entrevistas e trechos de clipes muito elucidativos sobre esse importante momento da música pop-rock britânica.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Abbath encerra show após meia música em festival finlandês
O baterista que James Hetfield achou "terrível" na primeira vez em que ouviu tocar
A música do Titãs com Andreas Kisser na guitarra e Iggor Cavalera na bateria
Ritchie Blackmore detalha como combinou seu emocionante reencontro com o Deep Purple
As 50 melhores músicas do Queen, segundo a Classic Rock
Festival Online Metal com Batata celebra 10 anos reunindo 25 atrações de oito países
O baterista que David Gilmour chamou de melhor do mundo após conseguir tocar com ele
As 10 melhores e mais influentes capas do rock, segundo a Ultimate Classic Rock
O grande cantor de quem Phil Collins era fã, mas cujas atitudes o incomodavam
As 10 melhores músicas do Alice in Chains, segundo a Metal Hammer
Atual guitarrista do Deep Purple, Simon McBride posta foto com Ritchie Blackmore
Regis Tadeu explica por que Blackmore voltou ao palco com o Deep Purple após 33 anos
Agora é oficial: Slipknot anuncia demissão de Sid Wilson
Era do grunge foi a pior época para o metal, de acordo com Max Cavalera
Geddy Lee fala sobre importância de ainda cantar as músicas do Rush nos tons originais
Quem foi o verdadeiro rei do rock, segundo ninguém menos que o próprio Elvis Presley
50 a menos: Cientistas descobrem que o Número da Besta é 616
Steve Vai revela a lição mais importante que aprendeu como aluno de Joe Satriani



O significado de "cercas embandeiradas que separam quintais" em "Ouro de Tolo" de Raul Seixas
Boatos no rock: Alguns dos maiores mitos do Rock n' Roll
Bon Jovi: chocando companheiros de banda com confissão
Chris Cornell: jornalista foi a último show e percebeu algo errado
A melhor música de metal de cada ano desde 1970, segundo a Loudwire
Fotos de Infância: Bruce Dickinson, do Iron Maiden



