Britpop: ascensão e queda do subgênero
Por Roberto Rillo Bíscaro
Postado em 30 de maio de 2016
O documentário Live Forever - The Rise and Fall of Brit Pop (2003) oferece abrangente e elucidativo panorama desse subgênero que tomou de assalto os anos 90.
Parte da geração crescida nos 80's não curtia o som sintetizado da década - daí o sucesso alternativo de bandas como Smiths, desconsiderada no documentário -, nem a americanização da Inglaterra, atribuída ao namoro sério entre os Tories e os Republicanos.
Os Stone Roses morrerem na praia do superestrelato não ajudou o rock britânico, que nos anos iniciais dos 90's se viu subjugado pelo ianque grunge, que ensurdeceu o planeta com Nirvana, Pearl Jam, Soundgarden e afins.
O operário Oasis, o classe-média Blur, o teatral Pulp estouraram depois do suicídio de Cobain e vieram com guitarras estridentes e bandeiras inglesas por todo lado. Britpop foi nacionalismo britânico embalado ao som do norte-americano rock'n'roll.
Live Forever - The Rise and Fall of Britpop não sabe o que fazer com os eletrônicos Massive Attack e Portishead, influentes no cenário muiscal noventista, mas sem guitarras. A impressão é que eles ficam à margem narrativa do documentário, que traz entrevistas com membros de diversas das bandas seminais do movimento.
Aprendemos como o New Labour de Tony Blair capitalizou em cima dum movimento ocorrido basicamente durante o governo de John Majors; como alguns dos meninos fizeram precisamente aquilo que tanto criticavam e como a morte da Princesa Diana influenciou no declínio do Britpop.
Não aprendemos a real razão do feudo Oasis-Blur. Damon Albarn afirma que há babado forte, mas escolhe ocultar. Pertinente citar Robbie Williams e as girl e boy bands que surrupiaram o cetro dos Gallagher & Cia, mas deixar de lado as Spice Girls foi erro. As meninas usaram bastante da iconografia nacionalista incentivada pelo Britpop.
Live Forever - The Rise and Fall of Britpop traz 90 minutos de entrevistas e trechos de clipes muito elucidativos sobre esse importante momento da música pop-rock britânica.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Scorpions confirma primeiras datas na América Latina em 2027
Por que o Iron Maiden deixou as feras mitológicas de lado, segundo Janick Gers
Os acertos e os erros que o Iron Maiden levou a Curitiba na turnê de 50 anos
A Riqueza da maturidade - Yes entrega elegância e musicalidade em "Aurora"
Os 50 melhores álbuns de thrash metal da história segundo os leitores da Metal Hammer
As músicas que Steve Harris, do Iron Maiden, se recusava a ouvir no carro
O álbum dos anos sessenta que uniu David Gilmour, do Pink Floyd, e Alex Lifeson, do Rush
Judas Priest e Pantera farão turnê juntos na América Latina, segundo Summa Inferno
A melhor música do Iron Maiden de todos os tempos, segundo Nicko McBrain
O momento em que Tony Iommi percebeu que Ozzy Osbourne tinha que sair do Black Sabbath
O disco do Black Sabbath que todas as faixas são "mágicas", segundo Rob Halford
O astro do hard rock que, sem querer, inspirou um hit do Aerosmith
Por que Bruce Dickinson nem sempre entende as letras das músicas que escreve
Scott Ian considera AC/DC com Bon Scott "a melhor banda de todos os tempos"
Nicko McBrain expõe o clima do Iron Maiden no show de adeus de Bruce Dickinson
Os dois namoros de Nando Reis com Marisa Monte contados através das parcerias musicais
"Greta Van Fleet é prova de que toda geração tem o Restart que merece", diz Regis Tadeu
A melhor música do Nirvana de todos os tempos, segundo James Hetfield do Metallica

Quando Roberto Carlos foi alfinetado por Raul Seixas, mas o Rei gostou do que ouviu
Iron Maiden: pastor evangélico tem 172 tatuagens da banda
Simone Simons: a nudez na capa de Divine Conspiracy
O verso de "Igreja" que fazia Arnaldo Antunes deixar palco dos Titãs por desconforto
Guitarristas: Os 10 maiores dos anos 80 segundo a revista Fuzz
Duff McKagan: "Justin Bieber é um roqueiro de verdade!"



