Thrash Metal: Uma Breve Retrospectiva do Gênero
Por Fabio Reis
Postado em 01 de maio de 2014
Primeiramente um pouco de história. No final dos anos 70 e começo dos anos 80 vários jovens influenciados pelo Heavy Metal da NWOBHM, Hardcore e também pelo Punk Rock começaram a montar suas bandas na região da Baía da Califórnia (a famosa "Bay Area") , talvez pela influencia Punk, o Metal praticado por tais bandas soava mais rápido, sujo e visceral. Esse novo estilo foi tomando forma e alguns anos mais tarde seria chamado do que conhecemos hoje como Thrash Metal. É importante ressaltar que não houve UMA (1) única banda que criou o estilo, o Thrash foi moldado conforme as bandas foram lançando seus álbuns.
O Metallica foi a primeira banda a assinar contrato, gravar e fazer sucesso com seu primeiro álbum "Kill ‘em All"(1983) e talvez por isso alguns a considerem a pioneira, mas a verdade é que bandas como Zoetrope, esta sim é a banda que talvez tenha dado o pontapé inicial com sua demo de 1980, o Exodus que havia gravado uma demo em 1982 e outras bandas que são anteriores ao Metallica mas que já praticavam a sonoridade que ficou conhecida no Debut de James, Lars, Kirk e Cliff (Sem se esquecer é claro de Dave Mustaine, que não gravou o álbum mas foi peça fundamental na criação das músicas).
Bandas como Anthrax, Testament, Overkill, Megadeth, Slayer e muitas outras acabariam por moldar o estilo com álbuns que se tornaram verdadeiros pilares de sustentação para o Thrash. Enquanto isso, é bom ressaltar que na Alemanha acontecia outro movimento paralelamente a este em que outras bandas como Destruction, Kreator, Sodom, Holy Moses, Tankard, etc que são tão importantes quanto as bandas nascidas nos EUA, também estavam lançando álbuns-chave e que com algumas características diferentes das bandas da Bay Area estavam constituindo uma outra escola, a Escola Alemã do estilo, também conhecida como "German Teutonic Thrash Metal". Bons anos se passaram e o Thrash ganhou corpo, se tornou um estilo forte e muitas bandas fizeram grande sucesso, algumas se tornando verdadeiras instituições para o Metal.
No começo dos anos 90 a coisa meio que "azedou". Com a explosão do Grunge e outros estilos e o fato de que muitos Ícones máximos do Thrash resolveram mudar completamente sua sonoridade, bandas importantes acabaram se dissolvendo e as poucas que se mantiveram fiéis foram testemunhas de uma mídia que já possuía outro foco. As bandas de Thrash não repetiriam o sucesso avassalador dos anos 80 fazendo com que alguns desavisados chegassem até a afirmar que o estilo estava morto e enterrado.
Mero engano! A década de 90 foi embora e com ela levou alguns estilos, porém não o Thrash, que retornou forte e revigorado capitaneado por Destruction e Kreator voltando a tocar o som característico que as consagrou em dois álbuns no mínimo magníficos ("The Antichrist" e "Violent Revolution"). Exodus , Testament , Overkill e outras mais que também resistiram aos 90's também lançaram ótimos trabalhos nesse período, marcando o renascimento de um subgênero que passou quase uma década, salvo raras exceções, sem ter muito do que se orgulhar.
Nesse ponto da história é que a coisa fica interessante pois depois dos gigantes voltarem com carga total, uma grande quantidade de excelentes bandas começou a aparecer e despontar em diversas partes do mundo. Prestando atenção aos lançamentos dos últimos anos o que se nota é uma infinidade de álbuns de grupos novos ou relativamente novos lançando trabalhos que sem dúvidas podem ser comparados a álbuns clássicos do estilo. Ao ouvir bandas como Havok, Suicidal Angels, Woslom, Vektor, Legion Of The Damned, Violator, Lost Society, Gamma Bomb, Hatriot, Crisix, Angelus Apatrida, Ultra Violence, Mortyr, Hatchet Jackdevil, Fueled By Fire entre muitas e muitas outras o que se percebe é que existe toda uma geração de bandas pra representar o estilo com qualidade por anos a fio.
Somado ao fato de que a nova safra é excelente ainda temos a favor do estilo as bandas pioneiras que estão quase todas em grande fase e lançando álbuns muito bons. Acrescentaria ainda mais um dado importante e que engrandece ainda mais a atual fase do Thrash Metal, algumas bandas clássicas que haviam encerrado as atividades ou estavam totalmente desfiguradas aos poucos estão voltando a ativa ou procurando reviver suas melhores formações, caso de Artillery, Onslaught, Anthrax, Death Angel, Dark Angel, Coroner etc...
Hoje, graças a todos esses fatores citados, o Thrash é um dos subgêneros mais representativos do Metal, possuindo fãs fieis, bandas no auge de suas carreiras e grandes trabalhos sendo lançados. Pra você que pensa que o estilo vive apenas do que faz o Big Four, conheça um pouco mais sobre cada uma das bandas mencionadas aqui e se surpreenda. Pra Finalizar, uma das mais marcantes frases do estilo dita por um certo Alemão: "THRASH 'TILL DEATH"!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps