RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Jake E. Lee relembra a implacável rejeição dos fãs de Ozzy quando ele substituiu Randy Rhoads

Tony Iommi relembra o dia em que foi salvo da morte por "três anjos" ao bater de carro

Porque Mike Shinoda, do Linkin Park, odiava os fãs do Metallica; "nós éramos os garotos do hip-ho

Myles Kennedy confirma estar trabalhando em novo álbum com Slash

O riff de Dimebag que é o preferido de Rex Brown; "Dime achou que estava horrível"

O membro do Mötley Crüe que só toma banho uma vez por semana, segundo a própria esposa

A disputa de Legião Urbana e Raul Seixas para entrar em trilha de série da TV Globo

O clássico do EL&P que Greg Lake escreveu aos 12 anos numa guitarra com uma única corda

O que torna Ozzy Osbourne gigante mesmo não sendo músico, segundo Zakk Wylde

Como Blaze Bayley pisou na m**** quando foi trabalhar com Steve Harris pela primeira vez

Será? Paul McCartney indica lançamento de disco novo para 2025 como promessa de Ano Novo

O solo de "The Wall" do Pink Floyd que David Gilmour não conseguia tocar

A breve e intensa era do grunge que abalou o mundo

A imensa diferença de tempo que o Metallica e Iron Maiden levam para se preparar para a turnê

Por que o RPM não gravou o quarto disco de estúdio, segundo Paulo Ricardo


Ideologia Rock: a fase suja dos Titãs

Por David Oaski
Fonte: Ideologia Rock
Postado em 29 de junho de 2013

A história dos Titãs é curiosa, pois ao contrário de outras bandas, esta que hoje é considerada uma das maiores – senão a maior – banda do rock nacional, esteve próxima de ficar sem gravadora e com um destino totalmente incerto.

Titãs - Mais Novidades

Após o lançamento dos dois primeiros álbuns: "Titãs", de 1984 e "Televisão", de 1985, a banda não obteve o sucesso que era esperado pela gravadora WEA, pois apesar dos sucessos "Sonífera Ilha" e "Televisão", as melodias eram realmente pouco inspiradas, tanto que muitas faixas seriam sucesso anos depois com nova roupagem, como "Marvin", "Go Back", "Insensível" e "Pra Dizer Adeus".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Os rumos da banda mudariam de forma decisiva após a prisão de Arnaldo Antunes e Tony Bellotto por posse de drogas. Munidos de toda revolta causada pelo fato, os Titãs gravariam um dos melhores álbuns da história do rock: "Cabeça Dinossauro", de 1986 que mostrava uma banda mais madura e entrosada, incluindo boa dose de peso em suas canções os caras finalmente mostraram a que vieram, arrebatando crítica e público.

A banda lançaria na sequência duas outras obras primas: "Jesus Não Tem Dentes No País Dos Banguelas", em 1987 e "Õ Blésq Blom", em 1989, formando talvez a melhor trinca de discos lançados na sequência por uma banda nacional.

E assim acabavam os anos 80, a fase de ouro e mais lembrada do rock nacional até hoje, de onde os Titãs saiam mais do que prestigiados, com álbuns que flertavam com punk, rock de garagem, funk, reggae, MPB, eletrônico e tudo que mais que pintasse pela frente, sempre com letras interessantes, ora geniais, ora despretensiosas, mas nunca soando vazias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Na década seguinte, o rock não gozou da mesma alegria, pois com a ascensão de ritmos como pagode e sertanejo, somados ao desgaste natural da super exposição das bandas e a catastrófica gestão Collor, o período era de incertezas para o rock nacional.

A banda resolve então voltar a investir no rock cru e pesado e lançaria dois álbuns sensacionais, mal compreendidos na época e obscuros atualmente: "Tudo Ao Mesmo Tempo Agora", de 1991 e "Titanomaquia", de 1993.

O primeiro foi produzido pela própria banda e traz uma sonoridade crua, remontando o rock de garagem dos anos 70 e trazendo influência do ascendente rock alternativo americano, da cena que ficaria conhecida como grunge, trazendo guitarras distorcidas e canções com um andamento mais rápido do que a banda vinha fazendo. O álbum foi taxado na época como infantil e escatológico, devido principalmente às letras de "Isso Para Mim É Perfume", de Nando Reis, com frases do tipo: "amor, eu quero te ver cagar" e "Saia de Mim", de Arnaldo Antunes. Porém a análise se mostra extremamente equivocada, pois analisadas dentro do contexto do disco e da melodia que se encontram fazem todo sentido. O álbum contem ainda verdadeiras pérolas, como "Clitóris", "O Fácil É O Certo" e "Eu Não Sei Fazer Música".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Já o segundo é ainda melhor, mantendo a pegada agressiva, a banda adere de vez a onda grunge, recrutando o produtor Jack Endino, famoso por trabalhos com Nirvana, Soundgarden e Mudhoney. Esse disco marca também o primeiro registro sem Arnaldo Antunes, que saiu da banda para investir em projetos pessoais, mas ainda assim assina autoria de diversas faixas em parceria com os outros integrantes. Trata-se de um baita disco de rock que traz como destaques: "Será Que É Isso Que Eu Necessito", "Nem Sempre Se Pode Ser Deus", "Disneylândia", "Estados Alterados Da Mente" e "A Verdadeira Mary Poppins". As letras são novamente um show a parte, trazendo a sempre positiva diversidade de composições, porém dessa vez trazendo temas mais obscuros, característica também oriunda do som de Seattle.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

É curioso notar que uma banda tão boa e com uma carreira tão consistente como os Titãs chegou num nível tão alto com os três petardos dos anos 80, que é comum ao avaliar a discografia dos caras colocar esses dois álbuns da fase mais crua e suja numa qualidade menor, no entanto, nem por isso são discos a serem desprezados, muito pelo contrario, são ótimos discos de um tipo de rock raro no país.

Depois dessa fase, os Titãs voltariam ao rumo mais comercial de seu som, mas lançando bons discos até hoje e fazendo shows por todo o Brasil.

Que o tempo reconheça o valor da fase raivosa dos Titãs, o que seria muito garboso.

David Oaski

Disponível também em:
http://rockideologia.blogspot.com.br/2013/06/a-fase-suja-dos-titas.html

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp


publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Andre Magalhaes de Araujo | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Geraldo Fonseca | Geraldo Magela Fernandes | Gustavo Anunciação Lenza | Herderson Nascimento da Silva | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luis Jose Geraldes | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo Vicente Pimenta | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre David Oaski

David Oaski é editor do blog Ideologia Rock, colunista do site Stereo Pop Club e colabora frequentemente com os sites Galeria Musical e Whiplash, além de já ter escrito para outras plataformas online. Amante de música (principalmente rock) independente de rótulos, escreve por hobby e para exercitar o senso crítico.
Mais matérias de David Oaski.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS