Ideologia Rock: a figura, James Alan Hetfield
Por David Oaski
Fonte: Ideologia Rock
Postado em 17 de março de 2013
James Alan Hetfield, hoje com 49 anos, possui uma carreira brilhante junto a maior banda de heavy metal de todos os tempos, mas possui uma biografia conturbada, pois como ele gosta de dizer o ciclo de sua vida é ficar bem, ficar deprimido, se recuperar e assim segue.
James teve seu primeiro contato com música em 1972, quando com 9 anos, começou a fazer aulas de piano, porém logo em seguida demonstraria mais interesse pela música pesada, migrando dessa forma para bateria e depois para guitarra, sendo muito influenciado por bandas de hard rock da sua época de criança e adolescente, como Black Sabbath, Motorhead e Aerosmith.
Desde muito cedo, Hetfield percebeu que seu caminho não poderia ser outro senão a música e teve algumas bandas antes de formar o Metallica, porém sem grandes êxitos.
No entanto ainda bem jovem, em 1981, aos 18 anos, ao responder um anúncio de jornal de uma baterista chamado Lars Ulrich, em que o mesmo recrutava músicos para uma jam de heavy metal, sua vida mudaria.
Daí em diante sabemos a história, são 9 discos de estúdio, incluindo os clássicos "Metallica" (Black Album) e "Master of Puppets" e algumas das histórias mais emblemáticas do mundo do rock, como a eterna treta com Dave Mustaine; a morte do baixista Cliff Burton num acidente de ônibus no meio de uma turnê europeia; a briga com o Napster nos anos 90; e tantos outros fatos que marcam as mais de três décadas de atividade da banda.
Na sua vida pessoal, James teve alguns momentos conturbados como a perda da sua mãe, que morreu de câncer por não aceitar o tratamento medicinal confiando na força divina, o que causou sérios problemas emocionais em James, o que influenciou em diversas letras da banda, como na performance emocionante de "Nothing Else Matters" e "The God That Failed". Além disso, James também teve sérios problemas com alcoolismo, cujo parte do tratamento chega a ser mostrado no documentário "Some Kind Of Monster". James, hoje um coroa mais sossegado, é casado com a argentina Francesca Hetfield, com quem tem três filhos.
Sempre admirei James por ele não fazer parte daquele grupo de vocalistas espalhafatosos, optando por uma apresentação mais correta, executando com maestria única sua guitarra base, que já garantiu a ele algumas vezes o título de um dos melhores guitarristas do metal, nunca deixando de lado a energia e interação com o público, porém como um cara normal e não uma galinha no cio.
A figura de James me remete a um tempo em que roqueiros eram caras legais e inteligentes e não nerds arrogantes que se acham donos da verdade. Um dos meus heróis no rock, ele consegue unir na dose certa talento, carisma e agressividade, com canções e performances históricas que alimentam a alma daqueles que amam música feita com o coração.
David Oaski
Disponível também em:
http://rockideologia.blogspot.com/2013/03/a-figura-james-hetfield.html
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Amy Lee relembra a luta para retomar o controle do Evanescence; "Fui tratada como criança"
Guns N' Roses encerra turnê no Brasil com multidões, shows extensos e aposta em novos mercados
Johnny se recusou a ajudar Joey nos últimos shows do Ramones, diz CJ
População de São Paulo reclama do som alto no Bangers Open Air
Sepultura se despede entre nuvens e ruínas
O motivo por trás da decisão de Aquiles Priester de vender baquetas do Angra no Bangers
10 músicas ligadas ao rock que entraram para o "Clube do Bilhão" do Spotify em 2026
O melhor solo de guitarra de todos os tempos, segundo Eric Clapton
A melhor música da história dos anos 1990, segundo David Gilmour
Dave Grohl redescobriu o Alice in Chains graças às filhas
Fabio Lione posta mensagem misteriosa no Instagram; "Não direi nem uma palavra"
Para Adrian Smith, Iron Maiden jamais acabará enquanto Steve Harris existir
A canção para a qual o Kiss torceu o nariz e que virou seu maior sucesso nos EUA
Como "volta às origens" causou saída de Adrian Smith do Iron Maiden
Baixista lamenta que letras do Bad Religion ainda sejam relevantes

Megadeth toca "Ride the Lightning" pela primeira vez ao vivo
Kirk Hammett lamenta morte de guitarrista de cover do Metallica e presta homenagem
A banda de metal que Lars Ulrich achava inalcançável, mesmo sem virar gigante como o Metallica
Dave Lombardo diz que Slayer prestava atenção nas bandas do Big Four, mas não as copiava
Metallica presta homenagem a maestro da Orquestra de San Francisco
Lars Ulrich achou que o Metallica poderia acabar no início dos anos 2000
A crítica devastadora que "St. Anger", do Metallica, recebeu em 2003
15 bandas de rock e heavy metal que colocaram seus nomes em letras de músicas
O disco mais agressivo de todos os tempos, segundo o vocalista do Death Angel
A música que levou mais de um ano para ficar pronta e se tornou um clássico do metal oitentista
Jaco Pastorius: um gênio atormentado
Para entender: o que é rock progressivo?


