River Phoenix: um artista de duplo talento
Por Maurício Amyr Ibrahim Silva
Fonte: Joaquin Phoenix Brasil
Postado em 04 de outubro de 2012
Quando falamos em cinema, podemos destacar vários atores que são ícones pelos filmes que atuaram e como músicos de talento. Nessa lista podemos incluir Johnny Deep (Edward Mãos De Tesoura, A Hora do Pesadelo) que participou da banda Rock City Angels, Jared Leto (Clube Da Luta, Requiem para um Sonho) que é líder da banda 30 Seconds To Mars, Juliette Lewis (Assasinos Por Natureza, Um Drink Do Inferno) que é líder da banda Juliette & The Licks, Keanu Reeves (Matrix, Drácula De Bram Stocker) que é baixista da banda Dogstar, Kevin Bacon (Sobre Meninos e Lobos, O Homem Sem Sombra) com o The Bacon Brothers, Russel Crowe (Gladiador, Loas Angeles - A Cidade Proibida), Vocalista da banda The ordinary fear of God, entre muitos outros. Mas um ícone de destaque, que também é bem lembrado pelos seus registros cinematográficos, também teve um papel bem importante na música.
Nessa matéria, vou abordar a carreira musical de River Phoenix com sua banda Aleka's Attic entre outras coisas relacionadas a música durante sua vida.
"Queria ser músico desde que me lembro. Quero dizer, mesmo antes de me tornar ator. Eu apenas pensei que seria mais difícil, então me tornei ator de vez."
Phoenix era filho de pais Hippies, também era cantor, guitarrista, e letrista. Ele começou a aprender a tocar guitarra sozinho desde os cinco anos de idade. Quando sua família se mudou para Los Angeles, quando ele tinha nove anos, acreditavam que ele e sua irmã, Rain Phoenix, pudessem seguir a carreira musical e crescer no ramo, já que o talento os irmãos era evidente. Porém, por questões financeiras da família, atuar parecia ser mais convicto. Antes de qualquer tentativa de atuação, River e seus irmãos começaram sua tentativa musical nas ruas do bairro Westwood, em Los Angeles, aonde conseguiam um bom público pedestre, mas que por várias vezes, era sabotado pela policia, pois a multidão acabava tumultuando a calçada e dificultando a locomoção.
Sua mãe, que trabalhava na NBC para um agente especializado em atuação, providenciou a carreira dele aos dez anos de idade e de seus outros filhos. Ele fez parte do elenco da série de TV da NBC "Seven Brides for Seven Brothers", mas teve seu sucesso evidente no cinema quando atuou e clássicos como Conta Comigo (1986), baseado na obra de Stephen King, Indiana Jones e A Última Cruzada (1989), aonde fez o papel de Jones jovem, A Costa do Mosquito (1986) e Garotos de Programa (1991), aonde atuou ao lado do amigo e também músico Keanu Reeves. Nesse meio tempo, durante seu trabalho em Uma Noite na Vida de Jimmy Reardon (1986), ele havia escrito e gravado uma música chamada "Heart To Get", que seria utilizada nos créditos finais do filme, mas a faixa acabou sendo cortada pela 20th Century Fox, mas o diretor William Richert a pôs novamente em sua versão do diretor do filme anos mais tarde. Durante as filmagens deste filme, ele conheceu o chefão da Island Records, Chris Blackwell, aonde o assegurou o começo de sua carreira musical lançando ábums como músico solo e dois anos de contrato. No entando, River não gostou muito da idéia de seguir como um músico solo, logo acabou descartando a idéia e qualquer negócio com Chris, pois ele queria formar uma banda, incluindo a sua agenda lotada com outros filmes.
Aleka’s Attic
River forma com sua irmã Rain e com os amigos, Tim Hankins, Josh Greenbaum, Josh Ckay e Sasa Raphael a banda Aleka's Attic, formada em 1987. A Banda contava com River na guitarra e nos vocais, Rain também nos vocais assim como na percurssão e no tamborim, Josh Mckay no baixo e Josh Greenbaum na bateria, como a primeira formação da banda. Era uma banda com elementos de folk e rock alternativos presentes na sua música.
O primeiro lançamento da banda, a música, "Across The Way" que também foi co-escrita por Josh Mckay, foi para o ábum beneficiente do PETA "Tame Yourself" (1991), lançado pela Rhino.
No mesmo ano de 1991, a banda lança a música "Too Many Colors" para o filme estrelado por River e Keanu, Garotos de Programa.
Foi lançado em 1996 outro álbum beneficiente do PETA, In Defense of Animals; Volume II , com a curta música Note To a Friend, que contava com o baixista do Red Hot Chili Peppers, Flea, na qual River também já gravou um documentário com ele como convidado em Flea Master Sessions, aonde Flea apresenta técnicas, estilos e teorias sobre baixo.
Antes de sua morte, ele estava trabalhando naquele que seria o primeiro álbum do Aleka's Attic. O album teria duas sugestões de nomes "Never Odd Or Even" e "Zero". Eles ainda tinham um contrato em aberto, apesar de River ter rejeitado a oferta de Chris em trabalhar num disco solo que seria lançado pela Island, como visto antes. Após seu falecimento, em 31 de Outubro de 1993, por overdose causada pela mistura de heroína com cocaína, o grupo acabou parando suas atividades e o álbum em que River estava trabalhando com eles foi arquivado. Em 1997, Michael Stipe do R.E.M, também amigo de River, comprou os direitos de todo o material do Alekas Attic, pela Island Records.
Como algumas músicas do Aleka's Attic não chegaram a ir a venda, aqui está uma lista de algumas músicas da banda que chegaram a ser realizadas:
Zero:
- Alone We Elope
- Below Beloved
- Bliss Is…
- Dog God
- Get Anything
- Note To A Friend
- Safety Pins And Army Boots
- Scales And Fishnails
- Senile Felines
- You're So Ostentatious
Outros:
-Goldine
-In The Corner Dunce
-Blue Period
-Popular Thinks
-Too Many Colors
-Where I’d Gone
-Across The Way
Outros Projetos, outros músicos.
John Frusciante
River Phoenix também participou do projeto de outro bom amigo vindo do Red hot Chili Peppers, John Frusciante, aonde colaborou nas faixas "Height Down" e "Well, I've Been", no segundo disco solo "Smile from the Streets You Hold" (1997).
T-Bone Burnett
Ele trabalhou em 1992 com o produtor e amigo T-Bone Burnett nas canções do filme "Um Sonho, Dois Amores", escrevendo todas as canções do personagem e a música "Lone Star State Mine", exclusiva para o filme.
Milton Nascimento
Milton Nascimento escreveu a música "River Phoenix" após se admirar com a atuação de Phoenix em A Costa do Mosquito. Para isso, Nascimento teve que procurar Quincy Jones para conseguir direitos autorais para escrever a música, chegando uma carta de Quincy no escritório da família de River, sendo autorizado pela mesma. River fez uma participação especial no álbum de Milton "TXAI" em 1991, na faixa "Curi Curi". Ele também passa alguns dias no Brasil na casa de Milton e eles se tornam bons amigos.
[an error occurred while processing this directive]River Phoenix pode ter vivido pouco (morreu aos 23 anos), mas porém deixou bem mais que apenas uma marca cinematográfica, mas também na história da música, mesmo não tendo seu trabalho divulgado da maneira correta. Trata-se de um rapaz que cresceu em um ambiente com pessoas talentosas, como o irmão mais novo Joaquin Phoenix e a irmã mais nova Rain Phoenix.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps