Midnattsol
Por Renato Coimbra
Postado em 24 de setembro de 2007
O Midnattsol não é uma banda gótica mas, por ter surgido numa época em que a fórmula vigente do Gothic Metal já dava sinais de estagnação, o grupo sofreu uma certa desconfiança por parte do público devido ao fato dos vocais estarem a cargo de uma mulher. Ter uma vocalista era uma das caracteristicas fundamentais nas bandas de Gothic Metal que proliferaram no final dos anos 90 fazendo com que essa caracteristica se tornase um estigma anos mais tarde. Mas basta ignorar as opiniões pré-estabelecidas para perceber que o Midnattsol é uma banda de caracteristicas próprias.
O Midnattsol surgiu por intermédio do guitarrista Christian Hector, ex-lider do Penetralia, banda alemã de Dark Metal que teve uma curta e conturbada carreira. A maneira nada ética da gravadora gerenciar o Penetralia causou o desmantelamento da banda. "Fomos roubados, ficamos desapontados e cometemos muitos erros", desabafa Christian que ainda passava por uma fase difícil e pouco criativa quando recebeu uma notícia que mudaria a situação. Graças a um amigo, Christian soube que a norueguesa Carmen Elise Espanaes viria para a Alemanha estudar. Essa informação motivou o guitarrista a iniciar uma nova jornada e a empolgação era óbvia: Carmen Espanaes é a irmã mais nova de Liv Kristine (ex-Teatre of Tragedy e atualmente no Leave's Eyes). Carmen respondeu prontamente ao e-mail que Christian lhe enviou e, após encontrarem-se em um bar perto de Sttutgart, compõem a música "Pa Leting". Animado, Christian convida dois ex-companheiros do Penetralia, o baterista Chris Merzinsky e o tecladista Daniel Fischer. Foi Chris Merzinsky que convidou a bela Birgit Öllbrunner para assumir o posto de baixista e por último entra o guitarrista Daniel Droste. E assim nasce o Midnattsol ("Sol da Meia Noite" em norueguês).
O que determinou a peculiar caracteristica do som da banda foi que, tanto Christian quanto Carmen estavam muito envolvidos com Folk Metal e música folclórica em geral. Essa influência continuou mesmo depois da entrada dos outros membros que agregaram elementos do Death e do Black Metal. Com a formação em perfeita sintonia com a proposta folk, o Midnattsol grava uma Demo em 2003. Não demora muito e logo assinam a Napalm Records.
Em 2004 o Midnattsol estra em estúdio para gravar o primeiro CD que contava com Alex Krull (lider do Atrocity) na produção. Por pouco a banda não sofre uma baixa: nesse meio tempo Carmen recebe uma proposta para acompanhar o Cradle Of Filth em uma turnê pela América do Sul. Apesar da proposta tentadora Carmen opta por permanecer no Midnattsol.
No início de 2005 lançam o CD de estréia "Where Twilight Dwells". Com guitarras pesadas que remetiam ao Death Metal e influências folk inspiradas na cultura nórdica, o Midnattsol mostrava-se uma banda inspirada e diferenciada. O debut apresentava uma sonoridade folk sem se utilizar de instrumentos exóticos como é comum nas bandas do estilo. Carmen também teve um papel importante: além de escrever quase todas as letras e participar do processo de composição das músicas, sua voz suave e agradável unida a uma interpretação inspirada combinou perfeitamente com a sonoridade, o que ajudou na concepção do clima escandinavo presente em todo o álbum. "Where Twilight Dwells" obteve excelentes resenhas da crítica especializada.
A estréia diante do público também foi com o pé direito. Apresentando-se no 14 Wave Gotik Treffen, no mês de maio em Leipzig, Alemanha. O Midnattsol realiza uma apresentação empolgante e carmen mostra-se uma excelente 'frontwoman', comunicando-se com toda a platéia e dançando de uma maneira um tanto sensual para os padrões europeus. Após o show em Leipzig a banda apresenta-se em várias cidades européias divulgando o CD de estréia.
O trabalho da banda também repercutio no Brasil onde obtiveram excelentes resenhas nas principais revistas nacionais de Rock/Metal. Em uma eleição para escolher os destaques do ano, os leitores da Rock Brigade elegeram o Midnattsol uma das revelações de 2005. Estréia aprovada!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção que, para Bono, traz "tudo o que você precisa saber sobre música"
O supergrupo que tinha tudo pra estourar num nível Led Zeppelin, mas foi sabotado pela gravadora
The Troops of Doom une forças a músicos de Testament e Jota Quest em versão de "God of Thunder"
Em número menor, Crypta fará apresentações simbólicas pelo Brasil em 2026
Com filho de James Hetfield (Metallica) na bateria e vocal, Bastardane lança novo single
Novo disco do Exodus conta com participação de Peter Tägtgren, do Hypocrisy
As 10 maiores bandas da história do power metal, segundo o Loudwire
O clássico do Pink Floyd que David Gilmour não toca mais por ser "violento demais"
A melhor música de "The X Factor", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Trailer de documentário do Iron Maiden mostra músicos do Anthrax, Metallica e Public Enemy
A reação de Lemmy Kilmister quando gravadora sugeriu que Motörhead gravasse um rap
Alissa White-Gluz lança clipe de "Checkmate", novo single do projeto Blue Medusa
ShamAngra celebrará 30 anos do álbum "Holy Land" com 18 shows pelo Brasil
Os melhores álbuns de rock e metal lançados nesta década, segundo o Loudwire
A música que Angus Young diz resumir o AC/DC; "a gente estava ralando, fazendo turnê demais"
A lenda do Rock que cometeu um assassinato e teve os advogados pagos por Mick Jagger
A opinião de Cronos, vocal do Venom, sobre o Black Metal norueguês
Andreas Kisser diz que Xororó podia tranquilamente cantar no Helloween


O grunge não inventou o rock pesado - apenas chegou primeiro à MTV
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Alcest - Discografia comentada
Cinco razões que explicam por que a década de 1980 é o período de ouro do heavy metal
Poeira: Rockstars e as bandas que eles sonhavam fazer parte



