Carcass
Por Rodrigo Vielmo
Postado em 06 de abril de 2006
Sem sombra de dúvida, uma das bandas mais surpreendentes da história do heavy metal. Um grupo que começou tocando uma violentíssima, dura e ininteligível descarga sonora, com letras degradantes e nojentas em seus primeiros álbuns, tornou-se um dos mais requintados e técnicos grupos metálicos de sua época; esta banda é o Carcass.
O conjunto foi formado em 1985, na cidade de Liverpool, por Bill Steer (guitarra), Jeff Walker (baixo), Ken Owen (bateria) e Sanjiv (vocais). Um ano depois, Sanjiv saiu e Steer foi para o Napalm Death (sem deixar o Carcass, contudo), o que acabou resultando num período de relativa inoperância do conjunto. Finalmente, em 1987, começaram a trabalhar como trio, com os vocais sendo divididos entre Steer (mais urrados) e Walker (mais gritados).
No ano seguinte, saiu seu primeiro álbum, "Reek Of Putrefaction", que trazia na capa uma colagem repulsiva de fotos de humanos mortos, em decomposição, mutilados, despedaçados, fétidos. Musicalmente, o som era sujo, pesado e rapidíssimo, um grindcore sem limites, incompreensível para os não-iniciados. Liricamente, a temática era tão nojenta quanto a capa, o que pode ser comprovado a partir de músicas como "Vomited Anal Tract", "Genital Grinder" ou "Feast On Dismembered Carnage". Embora dotado de uma produção horrorosa, o disco se torna um clássico do gênero, que influenciou infinitos grupos que copiariam mais tarde sua proposta, e um sucesso de crítica.
Em 1989, veio o segundo LP, "Symphonies Of Sickness", com uma capa e letras igualmente grotescas (alguns títulos: "Cadaveric Incubator Of Endoparasites", "Ruptured In Purulence" e a fabulosa "Exhume To Consume"), mas com músicas mais bem estruturadas e técnicas, ainda que mantivessem a velocidade inacreditável e o peso extremo. Depois do lançamento deste disco, o guitarrista Mike Amott juntou-se ao grupo, trazendo a ele mais classe e originalidade aos riffs.
Com esse time, foi gravado em 1991 o álbum "Necroticism - Descanting The Insalubrious". Uma autêntica obra-prima, ele marca o distanciamento irremediável do Carcass com o grindcore. Agora, a banda apresentava um material que fugia a quaisquer rótulos, personalíssimo, técnico, brutal, agressivo e melódico, com nítidas influências da música pesada da década de 70. A maturidade havia chegado, a capa era "normal" e as letras se distanciavam cada vez mais da terminologia médica dos dois discos que o precederam. Além disso, Walker, com sua voz inimitável, passou a ser o vocalista ‘full time’ do conjunto. A crítica os aclamou, o público lotava seus shows e foram considerados por alguns a melhor banda britânica de heavy metal desde o Iron Maiden.
Em 1992, veio o EP "Tools Of The Trade" e, em 1993, "Heartwork". Esse último marcou a consagração definitiva do grupo. Praticamente todos os laços com seu passado grindcore haviam sido desfeitos, as letras traziam temas mais profundos e a capa era uma obra de arte. Mais uma vez, a crítica foi unânime em reconhecer a genialidade do quarteto, e o público passou a tratá-los como verdadeiros heróis do heavy metal, sendo que alguns não acreditavam que aquele mesmo grupo que fizera um LP tão tosco e quase simplório quanto "Reek..." podia ter se transformado no mais fabuloso nome do metal inglês de sua época. Porém, apesar do sucesso, Amott resolveu sair pouco depois do lançamento, sendo chamado para seu lugar Mike Hickey, que não durou muito no posto, sendo substituído por Carlo Regada.
Contudo, "Heartwork" havia sido lançado por uma grande gravadora, a Columbia - ao contrário dos anteriores, todos independentes. Quando ficou provado para a Columbia que a banda simplesmente não seria tão comercialmente bem-sucedida quanto esperavam seus executivos, ela (a gravadora) simplesmente a despediu. Isso desestabilizou o grupo, ainda mais pelo fato de a notícia ter chegado a eles pouquíssimo tempo depois do término das gravações do próximo disco. A frustração e desmotivação decorrentes da notícia foram tamanha que os quatro resolveram se separar. No entanto, o álbum que já havia sido gravado foi lançado e levou o nome de "Swansong" ("canto de cisne"). Esse LP é outra obra-prima, que mostra que o Carcass ainda tinha muito a mostrar e a evoluir, processos que foram abruptamente interrompidos com seu fim prematuro.
Ainda seria lançada uma coletânea com material raro e inédito, chamada "Wake Up And Smell The Carcass", que aplacou um pouco a tristeza dos fãs desse que foi um dos mais relevantes nomes do heavy metal durante as décadas de 80 e, principalmente, de 90.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Cinco grandes bandas de heavy metal que passarão pelo Brasil em 2026
Steve Harris e Bruce Dickinson comentam tour do Iron Maiden pela América Latina
O rockstar que não tocava nada mas amava o Aerosmith; "eles sabiam de cor todas as músicas"
A melhor música de rock lançada em 2025, segundo o Loudwire
O que James Hetfield realmente pensa sobre o Megadeth; "uma bagunça triangulada"
É oficial! Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026; confira as informações
Alter Bridge abrirá para o Iron Maiden apenas no Brasil
O álbum que David Gilmour vê como uma continuação de "The Dark Side of the Moon"
Clemente (Inocentes, Plebe Rude) sofre infarto e passa por cirurgia
Mingau aparece sorrindo em vídeo de reabilitação e família atualiza recuperação do músico
Show do Iron Maiden em São Paulo será no dia do segundo turno das eleições
Dave Mustaine escolhe o guitarrista melhor do que qualquer shredder que existe por aí
Adrian Smith comenta mudança de cenários físicos para telas digitais na nova turnê do Maiden
Helloween fará show em São Paulo em setembro de 2026; confira valores dos ingressos
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar
Champignon: como morte de Chorão e críticas abalaram o baixista, segundo Tadeu Patolla


Kreator fará turnê com o Carcass nos Estados Unidos em maio de 2026
Os 10 melhores álbuns da história do death metal, em lista da Metal Hammer
5 discos lançados em 1993 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida
Guns N' Roses: a trágica história do baixista fundador
Lista: clássicos do rock e do metal que ninguém aguenta mais ouvir - Parte 1



