Graham Bond's Organization
Por Márcio Ribeiro
Postado em 06 de abril de 2006
Graham John Clifton Bond, nasceu em Romford, Essex, na Inglaterra no dia 28 de outubro de 1937. Surgiu como saxofonista durante o movimento jazzistico inglês do final da década de cinqüenta, chegando a ser votado "Novo Estrela do Jazz Britanico" em 1961. No ano seguinte entrou para o Blues Incorporated de Alexis Korner e Cyril Davis, onde conheceu entre outros, Jack Bruce e Ginger Baker.
O último grande dissidente do Blues Incorporated, Bond, Bruce e Baker formam o Graham Bond Trio no início de 1963, com Graham nos vocais, além de alto sax. Não demoraria muito e se somaria ao trio o guitarrista John McLaughlin, a banda passando então a ser conhecida como The Graham Bond’s Organization. Época auge de sua respeitabilidade, MacLaughlin infelizmente, permanece por pouco tempo com o grupo. Ele é substituído por Dick Heckstall-Smith, outro saxofonista que tocara nas bandas de Korner, Davis e Baldry.
Apesar de sua herança jazzistica, the Graham Bond's Organization na verdade consegue pender mais para o rock do que o jazz. Bond, originalmente um saxofonista, logo estaria deixando o sax e se fixando como organista, conseguindo a discutível proeza de ser o primeiro músico a gravar usando um mellotron, ainda em 1964. Apesar de respeitados, a banda nunca deslanchou, em parte pela sua incapacidade de colocar uma composição própria nas paradas de sucesso. Uma das últimas gravações da banda foi "Waltz For A Pig" de Pete Townshend, que saiu no lado B do compacto "Substitute" do the Who. No selo constava o nome The Who Orchestra. Na ocasião, The Who estava na justiça tentando se desvencilhar de seu contrato com Shel Tammy e esta foi a maneira encontrada para lançar o compacto na Inglaterra. The Graham Bond Organization se desmonta em meados de '66 quando Jack Bruce e Ginger Baker se juntam com Eric Clapton para formar o Cream.
Bond tenta manter a banda por mais algum tempo como um trio, com ele, Dick Heckstall-Smith e o baterista substituto Jon Hiseman, porém não conseguem manter o mesmo interesse do público. Em 1967 a banda acaba de vez com Smith e Hiserman seguindo para os Bluesbreakers e depois formando o Colosseum. Graham Bond então se muda para os Estados Unidos, trabalhando com diversos músicos americanos, entre os quais Harvey Brooks e Harvey Mandel. Voltando para a Inglaterra, reapareceria em 1969 no Ginger Baker's Airforce, novamente no sax e depois com the Jack Bruce Band. Trabalhou ainda com Peter Brown, ex-letrista do Cream, mas seu problema crônico com drogas e alcoolismo já estava se tornando incontrolável. Obcecado com o oculto, criou a banda Holy Magik com Rick Grech, ex- Blind Faith, e lançou alguns discos. Depois de surgirem suspeitas de que ele havia tido sexo com sua enteada, ele se suicida, se jogando na frente de um trem em uma estação londrina de metrô, no dia 8 de maio de 1974.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden confirma segundo show da "Run For Your Lives Tour" em São Paulo
Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
O álbum conceitual do Angra inspirado no fim do casamento de Rafael Bittencourt
Regis Tadeu explica se reunião do Barão Vermelho terá tanto sucesso como a dos Titãs
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
O disco que os Beatles chamaram de o maior álbum já feito; "imbatível em muitos sentidos"
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Moonspell celebrará 30 anos de "Wolfheart" com show especial no Brasil
Como um telefonema permitiu a participação do Twisted Sister no Bangers Open Air
Blackberry Smoke confirma quatro shows no Brasil em 2026
A banda australiana que não vendia nada no próprio país e no Brasil fez show para 12 mil fãs
A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"
O álbum que, para Geddy Lee, marcou o fim de uma era no Rush; "era esquisito demais"
O hit do Barão Vermelho assinado por Cazuza, Roberto Frejat e Clarice Lispector
O hit de Cazuza com título que levou mãe a questionar: "Filho, você é infeliz?"
O disco que Corey Taylor considera o álbum de heavy metal perfeito

E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Alcest - Discografia comentada
A música que seria descartada, mas acabou virando um hit imortal do Rock
CDs: sua coleção pode valer uma fortuna e você nem sabe disso



