Como Conservar e Recuperar Cordas de Baixo

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Raul Branco
Enviar correções  |  Comentários  | 

Um dos grandes inconvenientes dos instrumentos de corda é a durabilidade do encordoamento. A gordura e o suor de seus dedos, em contato com o metal das cordas, vai acumulando sujeira e oxidando pouco a pouco, causando uma queda constante na qualidade do som e estragando-as.

127 acessosGuilherme Costa: demonstrando técnicas em 5 clássicos do rock/metal5000 acessosIron Maiden: "pequena falha" em outdoor na Russia em 2011

A primeira dica é para sempre limpar suas cordas após tocar. Utilize um trapo velho para limpá-las e secá-las, principalmente na parte de baixo, onde normalmente a pessoa não se preocupa muito, por esquecer que o suor escorre e fica lá, quietinho, esperando você guardar o baixo no seu case para começar a agir!

Outra boa idéia – mesmo correndo o risco de parecer merchandising – é ocasionalmente passar um produto chamado FastFret (facilmente encontrado em qualquer boa loja de instrumentos), que muitos pensam servir apenas para guitarristas. Cito pelo nome porque desconheço um similar de outra marca. Além de conservar as cordas, tem-se a sensação de estar usando um encordoamento novo e sua execução fica mais ágil. Ao aplicar, passe-o em toda a extensão da corda e por todos os lados, não esquecendo de usar a flanelinha que vem junto para retirar o excesso.

Uma terceira dica: coloque um daqueles sachês de sílica gel no seu case para evitar a umidade. Mesmo as melhores e mais caras cordas enferrujam, não importa o que os fabricantes digam...

Se apesar de todos os cuidados o seu encordoamento estiver pedindo por socorro, experimente "ferver" as cordas. Coloque numa panela velha que você não use mais alguns copos d’água e umas duas colheres de sopa de vinagre. Coloque as cordas na mistura e ponha para ferver. Depois de alguns minutos, tire as cordas – com cuidado para não se queimar! – e seque-as com cuidado. Recoloque-as no seu baixo e você vai perceber que o som ficará mais brilhante e claro, pois boa parte das sujeirinhas que estavam embaçando seu som foram embora. Porém não seja pão duro: ficar fervendo suas cordas toda hora não vai fazer milagres. Utilize este macete só uma vez e, quando sentir que elas já deram o que tinha que dar, coloque cordas novas no seu baixo.

Ele merece.

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 28 de dezembro de 2015


127 acessosGuilherme Costa: demonstrando técnicas em 5 clássicos do rock/metal127 acessosGuitarra: Licks Aranha (misturando Satriani e Paul Gilbert)0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Instrumentos"

GuitarpediaGuitarpedia
5 diferenças entre guitarristas amadores e profissionais

Ultimate GuitarUltimate Guitar
Site elege os 100 melhores solos de guitarra

InstrumentosInstrumentos
Muito antes do Led Zeppelin, a origem da guitarra gêmea

0 acessosTodas as matérias da seção Matérias0 acessosTodas as matérias sobre "Instrumentos"


Iron MaidenIron Maiden
Uma "pequena falha" em outdoor na Russia

Led ZeppelinLed Zeppelin
A controvérsia sobre as origens do nome da banda

MetalMetal
Nomes do gênero que assumiram ser cristãos

5000 acessosAgressividade: 21 caras que fizeram a história do rock pesado5000 acessosMetallica: a capa do "Death Magnetic" lembra uma vagina?5000 acessosGuitarristas: os 10 maiores de todos os tempos segundo a Time5000 acessosEmocionante: banger ganha guitarra de aniversário de pai falecido5000 acessosAxl Rose: vocalista do Trans-Siberian ensina a cantar como ele4442 acessosIron Maiden: Blaze Bayley acredita que era odiado pelos fãs

Sobre Raul Branco

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Mais matérias de Raul Branco no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online