Nuno Mindelis - Biografia
Por Paulo Haroldo
Postado em 15 de novembro de 2000
Biografia do nosso maior bluesman, extraída de seu site oficial - www.nunomindelis.bluesguitar.com. Nascido em 7 de agosto de 1957 em Cabinda, Angola, Nuno Mindelis se apaixonou pela guitarra já aos cinco anos de idade. Aos nove, já estava tocando instrumentos construídos por ele próprio...
Nascido em 7 de agosto de 1957 em Cabinda, Angola, Nuno Mindelis se apaixonou pela guitarra já aos cinco anos de idade. Aos nove, já estava tocando instrumentos construídos por ele próprio.
Nessa época, já ouvia Otis Redding e sua grande banda, Booker T & the MG's, composta por Steve Cropper, Donald "Duck" Dunn e Al Jackson. Nuno admira estes músicos até hoje, e reconhece-os como uma influência importante em seu estilo.
Em 1975, já no Canadá, Nuno juntou-se a um primo mais velho para formar uma banda de blues, tocando em bares locais. Um ano depois, decidiu reunir-se novamente com sua família, que havia escolhido um novo país para morar: o Brasil.
Em 1990 ocorreu o primeiro evento importante em sua carreira, quando lançou seu primeiro disco solo, "Blues & Derivados", que passou a ser tocado em rádios de São Paulo, além de receber amplos elogios da crítica.
Em 1992, gravou seu segundo disco, "Long Distance Blues", pela gravadora Movieplay. Contou com a participação especial de Larry Mc Cray, guitarrista da banda de Gary Moore, e J.J. Milteau, gaitista francês. Este trabalho chamou a atenção da mídia nacional, colocando Nuno como um músico de porte que passou a integrar festivais de blues ao lado de nomes como Robert Cray, Otis Clay, Ronnie Earl, Lonnie Brooks e Bo Diddley.
Em 1994, veio o reconhecimento internacional pela revista "Guitar Player" americana, destacando Nuno numa reportagem sobre o disco "Long Distance Blues". Maior destaque ainda ocorreu em maio de 1998, quando Mindelis foi eleito o "Melhor Guitarrista de Blues" segundo o concurso mundial de aniversário de 30 anos da revista, quando concorreu com "Never Off With The Blue", faixa final de seu mais recente cd, Blues On The Outside.
Em 1995, Nuno apresentou-se em Austin, Texas, na comemoração do Vigésimo Aniversário da Antone's, abrindo para nomes como Junior Wells e Guy Forsite. No mesmo evento, tocaram ainda Clarence Gatemouth Brown e Storyville, entre outros. As manchetes de jornais como "Austin Blues", alertavam: "A Fera (beast) da América do Sul está chegando!"
Ao final de 1995, Nuno gravou "Texas Bound" (gravadora Eldorado), tendo a seu lado seus novos amigos, Chris Layton e Tommy Shannon, integrantes da Double Trouble, banda de Stevie Ray Vaughan. Com esse disco, Nuno ganhou platéias do mundo todo: do Brasil, dos EUA, até da Europa, onde realizou uma série de turnês bem sucedidas, sendo seu disco distribuído pela Taxim Records.
1999/2000: Nuno lança "Blues On The Outside". Mais uma vez, amplamente elogiado pela mídia nacional e internacional.
Nuno é considerado pela crítica e fãs como o principal guitarrista de blues do país. Seus discos são tocados nas rádios, bem como na televisão. Os fãs de Eric Clapton o descrevem de acordo com um muro pichado que dizia "Clapton is God". No Brasil, o muro diz: "Mindelis - Brazil's Guitar God!".
Texto extraído do site oficial do artista, sob autorização.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Cinco grandes bandas de heavy metal que passarão pelo Brasil em 2026
System of a Down volta à América Latina em maio de 2026
O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
O artista que Bob Dylan e Neil Young concordam ter escrito as melhores canções
O que James Hetfield realmente pensa sobre o Megadeth; "uma bagunça triangulada"
O clássico do Guns N' Roses que Regis Tadeu detesta: "Muito legal, nota três"
Guns N' Roses confirma local do show em Porto Alegre ano que vem
A mensagem curta e simbólica sobre o Sepultura que Iggor Cavalera compartilhou no Instagram
O músico a quem Eric Clapton devia desculpas e foi ao show para fazer as pazes
O álbum do AC/DC que era o preferido de Malcolm Young, e também de Phil Rudd
O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
A música dos Beatles que tanto Elvis quanto Sinatra trataram como obra-prima
Após aposentadoria, David Coverdale anuncia saída das redes sociais
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
Andreas Kisser pensou em mudar o nome do Sepultura após saída de Max Cavalera


Alcest - Discografia comentada
Eles abriram caminho para bandas como o Guns N' Roses, mas muita gente nunca ouviu falar deles
Guns N' Roses: como foram gravados os "ruídos sexuais" de "Rocket Queen"


