Os componentes de som mais caros do mundo

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Os componentes de som mais caros do mundo

Por Nacho Belgrande | Fonte: Forbes

  | Comentários:

Na era do iPod, alguém precisa de um equipamento de áudio de luxo? A resposta, se você levar música a sério, é um sonoro “sim.” Hoje em dia, a música é portátil e modular, servida à la carte em um milhão de maneiras, um milhão de vezes ao dia, para milhões de ouvintes ao redor do globo. Seja por tocadores de MP3, rádio via satélite ou ripada de um CD para um PC, para muitas pessoas a noção de ter que sentar em casa e desfrutar de sua música predileta é tão arcaica quanto usar um mimeógrafo para fazer cópias.

Matéria original de Dan Lyons

E se for pra alguém ouvir música em casa, por que gastar muito dinheiro? Afinal, agora há periféricos suficientes para um tocador de MP3, tal como o Sound Dock da Bose – que custa em torno de 300 dólares –, que permite que o ouvinte plugue seu iPod e proporciona qualidade acústica em qualquer lugar de sua casa. Não apenas isso, mas por menos de 200 dólares é possível sair de um Wal-Mart, ou de uma loja da Best Buy, carregando uma miniunidade de áudio fabricada por uma empresa de nome, como a Sony ou JVC, capaz de mandar 400 watts ou mais de som.

Mas, para conhecedores de música, comparar esses equipamentos com um equipamento de áudio state-of-the-art é como dizer que é tão divertido pilotar um Pontiac Grand Am, de 22 mil dólares, quanto dirigir uma Ferrari F430, de 200 mil dólares. Os dois carros desempenham basicamente a mesma função, mas a Ferrari o faz em um nível de performance e meticulosidade tão infinitamente superiores, que tornam todas as comparações absurdas.

Imagem
Tome como exemplo o amplificador Ongaku, da Audio Note Japan. Esse amplificador de 27 watts usa um circuito tríodo de ramificação simples e é fabricado a mão, em uma oficina de Tóquio, por Hiroyasu Kondo, um engenheiro de renome mundial que usa 9 quilos de prata no amplificador, incluindo o cabo de prata nas bobinas dos transformadores feitos manualmente. Esse trabalho de áudio propicia uma qualidade de som não equiparada por qualquer outro amplificador no mercado – e por 80 mil dólares, é melhor que não mesmo.

Imagem
Você acha que é uma peça cara de equipamento de som? Pense em 135 mil dólares por um par de falantes Alexandra X-2 da Provo, subsidiária da Wilson Audio Specialties, baseada no estado americano de Utah.

Imagem
Ou 145 mil dólares pelo Evolution Music System da Krell Industries em Orange, Connecticut, que gera o tipo de grave assombroso que não só arrebenta janelas, mas também derruba paredes.

Imagem
Claro, muitas pessoas podem não precisar do toca-discos de vinil System III Sirius de 240 quilos e 73.750 dólares da Rockport Technologies para curtirem sua velha coleção de LPs. Há outros toca-discos mais adequados – sem mencionar amplificadores, pré-amplificadores que custam muitas milhas menos e, ainda assim, proporcionam um excelente som.

Mas ninguém “precisa” de uma Ferrari F430, nem “precisa” ir de zero a 100 em 3.9 segundos. Ainda assim, se você tem dinheiro pra isso, por que diabo não deveria? Você não só ganha direito de contar papo, mas também se diverte pra cacete.

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.

Esta é uma matéria antiga do Whiplash.Net. Por que destacamos matérias antigas?


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Curiosidades

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Nacho Belgrande

Nacho Belgrande, 33 anos, residente em Marilia - SP, é professor de inglês e francês, apesar de formado em Técnico de Engenharia de Estúdio pelo Recording Workshop de Los Angeles, nos EUA. Suas lembranças musicais mais remotas datam de 1983, com a fervilhante passagem do Kiss pelo Brasil e da alta popularidade do Queen no país. Fã(nático) por Mötley Crüe (de quem tem mais de 100 CDs), segue de perto também o trabalho de Slayer, Krisiun, Guns N´ Roses, Van Halen e Ozzy Osbourne, entre outros.

Mais matérias de Nacho Belgrande no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas