O que são as 48 doenças que aparecem na letra de "Pulso", clássico dos Titãs
Por Gustavo Maiato
Postado em 30 de abril de 2024
A música "Pulso" e um clássico dos Titãs, famosa na voz de Arnaldo Antunes, que foi lançada no álbum "Õ Blésq Blom", de 1989. Sua letra enumera 48 doenças, mas reforça que mesmo no meio desses problemas o "pulso ainda pulsa". Confira abaixo todas as doenças listadas e um breve resumo do que elas são.
Peste bubônica (segundo a Rede D’or)
"A peste, conhecida como peste negra ou peste bubônica, é uma doença grave causada pela bactéria Yersinia pestis, normalmente encontrada nas pulgas que os ratos carregam em seu corpo. A doença ficou popularmente conhecida como "peste negra" por conta do escurecimento das extremidades do corpo causado pela gangrena. Estima-se que ela tenha sido responsável pela morte de cerca de um terço da população europeia entre 1347 e 1353".
Câncer (segundo o Ministério da Saúde)
"Câncer (ou tumor maligno) é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células. Dividindo-se rapidamente, estas células agrupam-se formando tumores, que invadem tecidos e podem invadir órgãos vizinhos e até distantes da origem do tumor (metástases)",
Pneumonia (segundo a Biblioteca Virtual em Saúde)
"Pneumonia é uma infecção que se instala nos pulmões, órgãos duplos localizados um de cada lado da caixa torácica. Pode acometer a região dos alvéolos pulmonares onde desembocam as ramificações terminais dos brônquios e, às vezes, os interstícios (espaço entre um alvéolo e outro)".
Raiva (segundo o Butantan)
"A raiva é uma doença infecciosa grave, que acomete mamíferos como cães, gatos, bovinos, macacos, morcegos e outros animais silvestres, além do homem, e mata praticamente 100% dos seres que a contrai. A raiva é um vírus RNA da família Rabhdoviridae, gênero Lyssavirus, transmitido por mordedura, lambedura ou arranhadura do mamífero infectado que vai repassar o vírus pela saliva".
Rubéola (segundo a Secretaria de Saúde do Paraná)
"A rubéola é uma doença aguda, de alta contagiosidade, que é transmitida pelo vírus do gênero Rubivirus, da família Togaviridae. A doença também é conhecida como "Sarampo Alemão". No campo das doenças infecto-contagiosas, a importância epidemiológica da Rubéola está representada pela ocorrência da Síndrome da Rubéola Congênita (SRC) que atinge o feto ou o recém-nascido cujas mães se infectaram durante a gestação".
Tuberculose (segundo a Fiocruz)
"A tuberculose é uma doença infectocontagiosa transmitida pelas vias aéreas e provocada em grande parte dos casos pela bactéria Mycobacterium tuberculosis (também conhecida como bacilo de Koch), podendo ser causada também, embora mais raramente, por outras espécies de agentes como a Mycobacterium bovis, M. africanum e M. microti. A doença afeta principalmente os pulmões e pode atingir outros órgãos do corpo como rins, meninges e ossos".
Anemia (segundo o Nav Dasa)
"Os sintomas da anemia costumam estar associados com a sensação de cansaço, tontura, palidez, entre outros. A condição ocorre quando a hemoglobina, um tipo de proteína presente no sangue, está abaixo do normal, impedindo que o oxigênio seja corretamente transportado aos órgãos do corpo".
Rancor (segundo a eCycle)
"O rancor é um sentimento derivado da sensação de ser traído ou enganado. Ele acontece quando a pessoa não consegue se libertar da raiva e da dor relacionada a alguém que lhe fez algo de errado. Assim, ela guarda esses sentimentos dentro de si, que com o tempo vão se acumulando".
Cisticercose (segundo a MSD Manuais)
"Cisticercose é a infecção causada pelas larvas de T. solium, que se desenvolve depois da ingestão de ovos excretados nas fezes humanas. Na cisticercose, os sintomas geralmente estão ausentes, exceto se larvas invadirem o sistema nervoso central, resultando em neurocisticercose, a qual pode causar convulsões e vários outros sinais neurológicos".
Caxumba (segundo a Rede D’or São Luiz)
"A caxumba, também conhecida como ‘papeira’ ou parotidite, é causada pelo vírus da família Paramyxoviridae, gênero Paramyxovirus. É uma doença contagiosa que acomete principalmente as glândulas parótidas, responsáveis pela produção da saliva, ou as submandibulares e as sublinguais, localizadas abaixo e atrás da orelha. A caxumba possui alta taxa de morbidade e baixo índice de letalidade, surge sob a forma endêmica ou por meio de surtos e é mais comum em crianças".
Difteria (segundo a Alta Diagnósticos)
"A difteria, conhecida também como crupe, é uma doença respiratória bastante transmissível, que afeta diversas partes do corpo — principalmente as amígdalas, a laringe e as mucosas. Transmitida pela bactéria Corynebacterium diphtheriae, é mais comum em crianças, mas também pode acometer adultos que não foram imunizados".
Encefalite (segundo a Fleury)
"A encefalite é uma inflamação do cérebro desencadeada pela presença de um agente infeccioso, habitualmente um vírus. Quando esse microrganismo agride diretamente o tecido cerebral, diz-se que essa encefalite é por invasão direta. Quando essa inflamação é uma reação desencadeada por um agente infeccioso em outra parte do corpo, até mesmo alguns dias antes da eclosão dos sintomas, ela é chamada de encefalite imunoalérgica".
Faringite (segundo o Vida Saudável)
"Faringite é o nome dado a inflamação da faringe, órgão que está na parte de trás da garganta. Por conta disso, ela é mais conhecida como um tipo de "dor de garganta". Geralmente, ela pode ser causada por infecções bacterianas ou virais. Os vírus são a causa mais comum, sendo que ela geralmente acompanha outras infecções virais, como o resfriado comum e a gripe".
Gripe (segundo o portal Dráuzio Varella)
"A gripe é uma doença causada pelo vírus Influenza. É mais frequente em períodos frios e muitas vezes confundida com resfriados, mas são doenças diferentes. A gripe é uma doença aguda que acomete as vias respiratórias. Ela ocorre quando organismo é infectado pelo vírus influenza. Resfriado e gripe são enfermidades distintas: os resfriados são causados por rinovírus ou coronavírus e têm apresentação diferente".
Leucemia (segundo a Pfizer)
"A leucemia acontece quando uma célula do sangue, que ainda não atingiu a maturidade, sofre uma mutação genética e se transforma em uma célula cancerosa. Esse tipo não cumpre sua função adequadamente, além de se multiplicar mais rápido e morrer menos do que as células saudáveis. Dessa forma, as células cancerosas vão substituindo as células sanguíneas da medula óssea".
Hepatite (segundo o CEVS)
"As Hepatites são uma inflamação do fígado. A palavra hepatite tem origem no grego "hepar": que quer dizer "fígado", mais "itis", termo médico usado para designar "doença inflamatória". A Hepatite A é transmitida pela via fecal-oral através do contato inter-humano ou através de água e alimentos contaminados. Está relacionada às más condições de saneamento básico, higiene pessoal, qualidade da água e dos alimentos. As Hepatites B e C são inflamações no fígado causadas vírus e constituem um grave problema de saúde pública no mundo. As hepatites B e C costumam ser silenciosas e acabam sendo descobertas quando a doença já está muito evoluída, com cirrose ou até com câncer de fígado (hepatocarcinoma)".
Escarlatina (segundo a Sabin)
"A escarlatina é uma doença bacteriana associada a infecções de garganta, que vem apresentando um aumento significativo de casos no Brasil, preocupando autoridades sanitárias. A ocorrência da escarlatina abrange todas as faixas etárias, entretanto, observa-se uma prevalência em crianças de cinco a 15 anos. Esse predomínio é atribuído à facilidade de propagação em ambientes escolares e creches, além da ausência de imunidade contra estreptococos do grupo A".
Estupidez (segundo o Dicio)
"Característica de estúpido, de quem é ignorante, grosseiro, insensível. Grosseria; comportamento da pessoa estúpida; excesso de incivilidade; falta de cortesia: sua estupidez o afastava das pessoas. Asneira; ausência de discernimento; falta de inteligência: foi uma estupidez deixar o trabalho. Insensibilidade; desprovido de sensibilidade: tratava o professor com estupidez".
Paralisia (segundo o Wikipedia)
"A paralisia, na Medicina, é o estado ou situação de imobilidade, seja ela total ou parcial, temporária ou definitiva, da função motora de um ou vários músculos do corpo, por causa de uma lesão nervosa. A paralisia é causada pelo mal funcionamento de algumas áreas do sistema nervoso central, que deixa de transmitir impulsos para a ativação muscular. A sede do distúrbio pode estar nas células do encéfalo ou da medula, ou nos nervos que vão ao músculo".
Toxoplasmose (segundo o Ministério da Saúde)
"A toxoplasmose é uma infecção causada por um protozoário chamado "Toxoplasma Gondii", encontrado nas fezes de gatos e outros felinos, que pode se hospedar em humanos e outros animais. É causada pela ingestão de água ou alimentos contaminados e é uma das zoonoses (doenças transmitidas por animais) mais comuns em todo o mundo. Os casos agudos são, geralmente, limitados e com baixas incidências. A fase aguda da infecção tem cura, mas o parasita persiste por toda a vida da pessoa e pode se manifestar ou não em outros momentos, com diferentes tipos de sintomas. Quanto à infecção crônica, a taxa de incidência é baixa até os cinco anos de idade e começa a aumentar a partir dos 20".
Sarampo (segundo a Fiocruz)
"O sarampo é uma doença infecciosa aguda, viral, transmissível, extremamente contagiosa e muito comum na infância. Os sintomas iniciais apresentados pelo doente são: febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular e corrimento do nariz. Após estes sintomas, geralmente há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias".
Esquizofrenia (segundo a MSD Manuals)
"A esquizofrenia é um transtorno mental caracterizado pela perda de contato com a realidade (psicose), alucinações (é comum ouvir vozes), falsas convicções (delírios), pensamento e comportamento anômalo, redução das demonstrações de emoções, diminuição da motivação, uma piora da função mental (cognição) e problemas no desempenho diário, incluindo no âmbito profissional, social, relacionamentos e autocuidado".
Úlcera (segundo a Rede São Luiz)
"Também chamada de úlcera gástrica, úlcera péptica e úlcera de estômago, a úlcera é uma condição que é capaz de afetar o sistema digestivo do paciente. A úlcera é caracterizada por uma série de feridas que surgem em pontos como o esôfago, o estômago, o duodeno e o intestino delgado devido à ação agressiva do suco gástrico que acaba ferindo a parede destes órgãos ao invés de atingir apenas os alimentos ingeridos. A úlcera pode surgir somente por conta de histórico familiar, mas também pode surgir em pacientes afetados pela bactéria H.pylori, como consequência de um período de estresse elevado ou o uso constante de determinados medicamentos".
Trombose (segundo o UOL)
"Trombo é um coágulo —parcial ou total— que se forma nos vasos sanguíneos, veias ou artérias, limitando o fluxo normal do sangue. Quando isso acontece, estamos diante da trombose, que pode se manifestar de diferentes formas. Caso ela ocorra em uma veia profunda será definida como Trombose Venosa Profunda (TVP); se o coágulo se formar em uma artéria, ele é chamado de Trombose Arterial (TA) e pode levar ao infarto ou ao AVC (acidente vascular cerebral)".
Coqueluche (segundo a Secretaria de Saúde do Paraná)
"A coqueluche é uma infecção respiratória, transmissível e causada por bactéria. Está presente em todo o mundo. Sua principal característica são crises de tosse seca. Pode atingir, também, tranqueia e brônquios" .
Hipocondria (segundo a Zenklub)
"A hipocondria é um distúrbio psíquico, que tem como principal característica o medo irracional de adoecer. Isso leva a pessoa a procurar de maneira incessante ajuda médica sem, no entanto, obter alívio do sofrimento, já que se busca no corpo, uma cura para um transtorno da mente. Acima de tudo, essa enfermidade está ligada à obsessão por prevenção e por tratamento ao notar qualquer sintoma físico. Em quadros graves, a hipocondria leva à procura de vários médicos e à repetição de exames".
Sífilis (segundo a Secretaria de Saúde do Espírito Santo)
"A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária). Nos estágios primário e secundário da infecção, a possibilidade de transmissão é maior. A sífilis pode ser transmitida por relação sexual sem camisinha com uma pessoa infectada ou para a criança durante a gestação ou parto".
Ciúmes (segundo a Zenklub)
"O ciúmes é um sentimento inerente aos seres humanos e que pode estar presente nas mais diversas relações. Na maioria dos casos, ter ciúmes em alguma relação é completamente normal. Porém, quando esse grau de ciúmes é desproporcional, constante e até mesmo sem fundamento, podemos vivenciar o ciúmes obsessivo, que está mais relacionado a necessidade de controle e desconfiança, do que de amor".
Asma (segundo a BVS)
"A asma (também conhecida como "bronquite asmática" ou como "bronquite alérgica") é uma doença que acomete os pulmões, acompanhada de uma inflamação crônica dos brônquios (tubos que levam o ar para dentro dos pulmões). Os conhecimentos iniciais sobre a doença eram restritos, mas com os avanços da medicina nas últimas décadas, passou-se a conhecer melhor suas causas, mecanismos envolvidos, surgindo novos medicamentos e tratamentos. No entanto, apesar de todos os progressos, a asma ainda hoje é uma doença problemática e que pode levar à morte".
Cleptomania (segundo o Hospital Santa Mônica)
"Diferentemente de um furto planejado, a cleptomania não encontra motivação no valor monetário e não costuma ser um ato premeditado. A depender do indivíduo, da gravidade e do tempo em que carrega o transtorno, é possível classificá-la como esporádica, episódica e crônica".
Reumatismo (segundo o Laboratório Exame)
"Reumatismo é um termo genérico empregado para se referir a várias doenças que afetam as articulações, os ligamentos, os tendões musculares, os músculos e o esqueleto. O tratamento, assim como o diagnóstico, varia conforme o caso. A depender da causa e da evolução da doença, as abordagens terapêuticas podem utilizar analgésicos, antiinflamatórios, corticoides, imunossupressores, procedimentos intra-articulares, cirurgias e sessões de fisioterapia".
Raquitismo (rede São Luiz)
"O raquitismo é uma doença que afeta o esqueleto e o desenvolvimento de bebês e crianças. De modo geral, bebês e crianças já nascem com os ossos mais sensíveis e delicados, sendo que, conforme os anos passam e o desenvolvimento acontece, seus ossos vão se tornando mineralizados, ficando mais fortes e resistentes e crescendo no formato correto. Quando um paciente é acometido pelo raquitismo, o processo de mineralização dos ossos acontece de forma muito mais lenta ou mesmo parada. Assim, o esqueleto desses pacientes fica mais propenso ao surgimento de deformidades ou à quebra e a ruptura".
Cistite (segundo o portal Dráuzio Varella)
"Cistite é uma infecção e/ou inflamação da bexiga. Em geral, é causada pela bactéria Escherichia coli, presente naturalmente no intestino e importante para a digestão, mas outros micro-organismos também podem provocar cistite. Homens, mulheres e crianças estão sujeitos à doença. No entanto, ela é mais prevalente nas mulheres porque as características anatômicas femininas favorecem sua incidência. A uretra da mulher, além de muito mais curta do que a do homem, está mais próxima do ânus, o que favorece a passagem dos micro-organismos".
Disritmia (segundo o Sensi Saúde)
"A disritmia é um termo utilizado na área da medicina para descrever uma condição em que há uma alteração no ritmo normal do corpo. Essa alteração pode ocorrer em diferentes sistemas do organismo, como o sistema cardiovascular, o sistema respiratório e o sistema nervoso. A disritmia pode ser causada por diversos fatores, como doenças, uso de medicamentos, estresse e estilo de vida inadequado".
Hérnia (segundo o Tua Saúde)
"Hérnia é um termo médico utilizado para descrever quando um órgão interno se desloca e fica saliente por baixo da pele. Normalmente acontece devido a uma fragilidade da parede muscular, sendo mais comum na região do umbigo, abdômen, coxa, virilha ou coluna, por exemplo. Um dos tipos mais comuns de hérnia é a hérnia inguinal, em que um pedaço do intestino consegue se deslocar por entre a parede abdominal e ficar visível, como uma pequena saliência ou inchaço, debaixo da pele na região íntima".
Pediculose (segundo a Fiocruz)
"É uma doença provocada pela infestação de Pediculus humanus var capitis (piolho) e lêndeas no couro cabeludo. Atinge preferencialmente crianças em fase escolar.É um inseto que não voa, não pula, parasita o couro cabeludo, se alimenta de sangue humano e vive em torno de 30 dias. A fêmea deposita seus ovos (lêndeas) presos ao fio de cabelo e pode colocar até 300 ovos durante sua vida. O primeiro sintoma é uma intensa coceira no couro cabeludo, principalmente na região da nuca e atrás das orelhas".
Tétano (segundo o Ministério da Saúde)
"O Tétano acidental é uma doença grave, não contagiosa, causada por uma bactéria (clostridium tetani) que é encontrada na natureza. A bactéria causadora do tétano acidental pode estar presente na pele, fezes, terra, galhos, plantas baixas, água suja e poeira. A principal forma de prevenção do tétano é a vacinação, que é gratuita e está disponível em toda a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) e também a utilização de equipamentos de proteção individual (botas, luvas, capacetes etc.)".
Hipocrisia (segundo a Enciclopédia de Significados)
"Hipocrisia significa fingimento, falsidade; fingir sentimentos, crenças, virtudes, que na realidade não possui. Hipocrisia deriva do latim e do grego e significava a representação no teatro, dos atores que usavam máscaras, de acordo com o papel que representavam em uma peça".
Brucelose (segundo o Ministério da Saúde)
"A brucelose humana é uma doença que pode ser transmitida ao ser humano por animais terrestres e aquáticos infectados. Na maioria das vezes, a doença é transmitida ao homem por contato direto ou indireto com animais e seus produtos derivados contaminados. Devido às características próprias da doença, muitos casos não são identificados em razão de diagnósticos imprecisos. Por isso, muitas vezes, é tratada como outras doenças ou ‘febre de origem desconhecida’".
Febre tifóide (segundo o Mundo Educação)
"A febre tifóide é uma doença infecciosa, transmissível e desencadeada pela bactéria Salmonella enterica sorotipo Typhi. A doença, que apresenta gravidade variável, está relacionada diretamente com as condições de saneamento básico em uma região e com os hábitos de higiene de cada indivíduo. Assim sendo, sua incidência é maior em áreas associadas a baixos níveis socioeconômicos, ocorrendo, no Brasil, um maior número de casos nas regiões Norte e Nordeste".
Arteriosclerose (segundo o Hospital 9 de Julho)
"A arteriosclerose é caracterizada pelo espessamento e endurecimento da parede arterial. Isso acontece de forma gradual e é provocado, normalmente, pelo acúmulo de placas de gordura, as chamadas ateromas. Elas afetam a elasticidade devido ao enrijecimento que provoca e também diminui a espessura das artérias".
Miopia (segundo a IORJ)
"Miopia é o distúrbio visual que acarreta uma focalização da imagem antes desta chegar à retina. Uma pessoa míope consegue ver objetos próximos com nitidez, mas os distantes são visualizados como se estivessem embaçados (desfocados)".
Catapora (segundo o Vida Saudável)
"A catapora é uma doença de natureza infecciosa, ocasionada pelo vírus denominado Varicela-Zóster. Esse problema é frequentemente observado em crianças, podendo ser transmitido com facilidade entre indivíduos. No entanto, é possível prevenir essa doença por meio da vacinação e tratá-la através do alívio dos sintomas da infecção cutânea. Isso ocorre devido à sua natureza de curta duração, uma vez que os casos de catapora geralmente resolvem-se em questão de dias ou semanas".
Culpa (segundo a Revista ABM)
"A psicanálise explica a culpa como um sentimento emocional que está intimamente relacionado ao remorso e ocorre quando uma pessoa acredita, ou percebe que comprometeu seus próprios padrões de conduta, ou violou os padrões morais universais, e tem responsabilidade significativa por essa violação. É um sentimento que todo mundo já experimentou em algum momento na vida, de diferentes formas".
Cárie (segundo a Colgate)
"Cárie é uma das doenças bucais mais comuns e que afeta o tecido do dente em decorrência de acúmulo de bactérias. A cárie dentária pode surgir em decorrência, principalmente, de hábitos ruins de higiene bucal e alimentação. A partir disso, restos de alimentos ficam entre os dentes, favorecendo o surgimento de bactérias que criam placas bacterianas e liberam ácido. Assim se inicia o processo de corrosão do esmalte dentário que pode, até mesmo, atingir as camadas mais internas do dente".
Cãibra (segundo a Tua Saúde)
"A cãibra, ou câimbra, pode ser causada por mau condicionamento físico, excesso de esforço físico, desidratação, gravidez, má circulação ou até por uso de medicamentos diuréticos, por exemplo. A cãibra é uma contração rápida, involuntária e dolorosa de um músculo que pode aparecer em qualquer parte do corpo, mas que, normalmente surge nos pés, mãos ou pernas, especialmente na panturrilha e na parte de trás da coxa".
Lepra (segundo a MSD)
"A lepra é uma infecção crônica geralmente causada pela bactéria Mycobacterium leprae ou Mycobacterium lepromatosis. Ela resulta em danos principalmente nos nervos periféricos (nervos localizados no exterior do cérebro e da medula espinhal), na pele, nos testículos, nos olhos e nas membranas mucosas do nariz e da garganta. A lepra pode ser transmitida de pessoa a pessoa através de gotículas expelidas do nariz e da boca de uma pessoa infectada e inspiradas ou tocadas por uma pessoa não infectada".
Afasia (segundo o Bronstein)
"Afasia é o nome do sintoma neurológico capaz de afetar a comunicação e compreensão. Sua gravidade varia de acordo com diversos fatores, incluindo a causa e a extensão do dano cerebral. A boa notícia é que há tratamento, como a terapia da fala e da linguagem, que faz com que o paciente pratique as habilidades linguísticas e aprenda a utilizar outras maneiras de comunicação".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps