Manual de Instruções: como entrevistar uma estrela de Rock

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Manual de Instruções: como entrevistar uma estrela de Rock

Traduzido por Filipe Crosara | Fonte: Ehow.com

  | Comentários:

O site www.ehow.com - "How To Do Just About Everything" ("Como fazer qualquer coisa"), exemplifica e ajuda as pessoas na vida cotidiana ou profissional de como devem ser desempenhadas algumas atividades, e uma das dicas interessantes que o site nos ensina é como entrevistar uma estrela de rock.

A idéia do encontro e de conversar com uma estrela do rock é emocionante e um pouco intimidante para os fãs comuns. Ambiciosos e jornalistas profissionais precisam refrear estes instintos naturais e compreender tendencias e comportar-se de modo amistoso mas ao mesmo tempo profissional para conseguir uma entrevista reveladora com uma estrela do rock.

As instruções são as seguintes:

1) Primeiro Passo:

Faça uma boa pesquisa. Conheça pelo menos dois ou três fatos poucos conhecidos sobre a estrela, que podem ser adquiridos a partir de sites como allmusicguide.com. Isso fará com que ele baixe a guarda e diferencie você de repórteres mal-preparados ou ordinários. Procure no google todas as informações que puder sobre o artista, mas confira duas vezes para verificar se há exatidão sobre elas.

2) Segundo Passo:

Anote mais perguntas do que irá precisar. Como você não sabe como estará o humor da estrela do rock quando você conhecê-la, compile uma lista de pelo menos 20 questões. Inclua mesmo aquelas que você não acha que irão render respostas interessantes. Às vezes seu entrevistado irá supreendê-lo com a resposta.

3) Terceiro Passo:

Mantenha uma proporção entre questões musicais, pessoais e gerais. Faça perguntas sobre sua última turnê, CD ou vídeos, mas inclua consultas gerais sobre sua infância, interesses não-musicais e filosofia de vida. Ao misturar as questões, você terá uma imagem de uma estrela do rock como pessoa, não apenas como um artista. Os leitores se relacionam mais a este tipo de entrevista do que com o típico: "Vamos conversar sobre o CD".

4) Quarto Passo:

Desenvolva uma conexão com seu entrevistado. Alguns músicos provam entrevistas mais duras do que os outros, mas se você abordar o assunto como uma pessoa interessante que você acabou de conhecer em um jantar, o encontro vai correr muito mais suavemente. Mas não se sinta muito à vontade com eles a ponto de querer cruzar certas fronteiras, ou querer tornar-se forte e intimidador.

5) Quinto Passo:

Esqueça a programação. Muitos jornalistas de rock tem uma idéia preconcebida da personalidade do entrevistado e respostas. Vá para a entrevista com uma mente aberta e deixe a conversa fluir naturalmente. Se a estrela do rock deseja queixar-se sobre sua banda de abertura, deixe que eles coloquem isto para fora.

6) Sexto Passo:

Ligue ou envie um email ao publicista do artista para agradecê-los pela criação da entrevista. Inclua uma data ou previsão para a publicação da entrevista, e certifique-se de enviar uma cópia para o publicitário.

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.

Esta é uma matéria antiga do Whiplash.Net. Por que destacamos matérias antigas?


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Curiosidades

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Filipe Crosara

Filipe, nascido em Uberaba-MG, começou a ouvir e se interessar pelo Heavy Metal aos 12 anos de idade, sempre apreciando o estilo em todas suas vertentes, suas principais influências são: AC/DC, Arch Enemy, Dream Theater, Kreator, Sepultura... dentre tantas outras... para ele o Heavy Metal é muito mais do que uma forma de expressão, é uma paixão única que vai além de tudo, onde a palavra mestre é "Lealdade".

Mais matérias de Filipe Crosara no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas