A música "feliz" do Megadeth que fala sobre um tema muito triste
Por Mateus Ribeiro
Postado em 06 de maio de 2024
A veterana banda de Thrash Metal Megadeth está na ativa há 40 anos e é responsável por clássicos da música pesada, como "Holy Wars…The Punishment Due", "Hangar 18", "Peace Sells", "Wake Up Dead", "In My Darkest Hour", "Tornado Of Souls", "Symphony Of Destruction" e "Trust".
A última música citada no parágrafo anterior é uma das faixas de "Cryptic Writings", sétimo registro de estúdio da banda liderada por Dave Mustaine, lançado no segundo semestre de 1997. O álbum em questão apresenta outra música interessante, que não é tão famosa, porém, é uma composição interessante: "Have Cool, Will Travel".

A nona faixa de "Cryptic Writings" tem uma melodia "feliz" e "alto astral", porém, a sua letra fala sobre um tema pesado, que assombra os Estados Unidos (país onde o Megadeth foi formado) até os dias atuais: tiroteios em escolas, protagonizados muitas vezes por estudantes.
Segundo nota publicada pelo site Songfacts, "Have Cool, Will Travel" aborda a falta de atitude de políticos e autoridades, que pouco ou nada fazem para impedir a violência nas escolas dos Estados Unidos. Veja a seguir a tradução dos primeiros versos da música, que resumem o que Dave Mustaine quis dizer.
Mamas pack their lunches, kiddies pack their guns
(As mães arrumam seus almoços, as crianças arrumam suas armas)
Wishing it will go away, but nothing's getting done
(Desejando que isso vá embora, mas nada está sendo feito)
A shot heard 'round the world, when a mother's baby dies
(Um tiro ouvido em todo o mundo, quando o bebê de uma mãe morre)
We the people point our fingers, blame and wonder why
(Nós, o povo, apontamos nossos dedos, culpamos e nos perguntamos por quê)
Vale citar que a expressão "We The People" abre o Preâmbulo da Constituição dos Estados Unidos, cuja segunda emenda garante à população a garantia a legítima defesa através de armas ou qualquer outro equipamento.
Outro ponto curioso em "Have Cool, Will Travel" pode ser ouvido em seu início, quando Dave Mustaine cantarola a canção infantil "The Wheels On The Bus". A letra de "The Wheels On The Bus" fala sobre uma viagem de ônibus (alusão à maneira como muitos alunos estadunidenses se locomovem até suas escolas).
O título "Have Cool, Will Travel" tem duas explicações. O nome é uma sátira ao seriado de faroeste "Have Gun - Will Travel" (no Brasil, "Paladino do Oeste"), que foi transmitido pela CBS nos EUA entre o final da década de 1950 e o início dos anos 1960. Segundo Mustaine, a expressão "Have Cool, Will Travel" surgiu em um sonho, onde o baterista Nick Menza comunicou que estava deixando o Megadeth e disse "Fique frio, vou viajar" (em inglês, "Have Cool, Will Travel").
Agora que você sabe um pouco mais sobre "Have Cool, Will Travel" (que infelizmente nunca foi tocada ao vivo), é hora de curtir esse grande som do Megadeth. Aperte o play e aprecie essa obra.
"Cryptic Writings" é o sucessor de "Youthanasia", lançado em novembro de 1994. O disco marca o fim da formação clássica do Megadeth, que contava com Dave Mustaine (guitarra/vocal), Marty Friedman (guitarra), David Ellefson (baixo) e Nick Menza (bateria). O último dos músicos citados saiu da banda no ano seguinte ao lançamento de "Cryptic Writings" e foi substituído por Jimmy DeGrasso.
Coloque WHIPLASH.NET entre suas fontes favoritas do Google
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música já escrita em todos os tempos, segundo Bob Dylan e Billy Joel
As bandas de metal que Hetfield não compreende; "Como diabos conseguem lembrar das músicas?"
As 5 melhores músicas do Black Sabbath de todos os tempos, segundo Geezer Butler
O filme com a melhor trilha sonora de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
O vocalista contestado que mudou os rumos de uma das maiores bandas da história do metal
A música do Led Zeppelin que melhor define Robert Plant, segundo Jimmy Page
O melhor álbum de rock progressivo de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
As 25 melhores músicas do Iron Maiden, segundo a Metal Hammer
Dream Theater era uma mistura entre Metallica e Yes, segundo John Petrucci
As três capas que enganaram Gastão: "Achei que era metal, mas era outra coisa"
O grande problema do Bon Jovi que irritava Taylor Hawkins, segundo o próprio
Novo álbum do Queensryche terá conceito amarrado com o primeiro disco
Marcelo D2: "Via Ratos de Porão e Cólera mais como alternativa que Titãs e Barão"
Houve material gravado para 3º álbum do Judas Priest com Ripper Owens? Ele explica
O guitarrista que faria Eric Clapton ficar apenas na guitarra base, se dividissem o palco


A música mais idiota da carreira do Megadeth, na opinião de Dave Mustaine
Os 50 melhores discos lançados em 2026, segundo a Classic Rock
Por que "Super Collider" é o pior disco do Megadeth, segundo a Metal Hammer
Os guitarristas mais influentes para Jonathan Donais (Anthrax, Shadows Fall)
Teemu Mäntysaari não se preocupa com comparações aos outros guitarristas do Megadeth
Marty Friedman conta que começou a tocar guitarra só para ter um amigo
O disco do Led Zeppelin gravado em clima estressante que se tornou o preferido de Dave Mustaine
Os melhores discos de 15 gigantes do thrash metal, segundo o Loudwire
A música que foi feita para preencher espaço em disco e virou um dos maiores clássicos do rock
David Gilmour elege a canção mais perfeita de todos os tempos


