A música "feliz" do Megadeth que fala sobre um tema muito triste
Por Mateus Ribeiro
Postado em 06 de maio de 2024
A veterana banda de Thrash Metal Megadeth está na ativa há 40 anos e é responsável por clássicos da música pesada, como "Holy Wars…The Punishment Due", "Hangar 18", "Peace Sells", "Wake Up Dead", "In My Darkest Hour", "Tornado Of Souls", "Symphony Of Destruction" e "Trust".
A última música citada no parágrafo anterior é uma das faixas de "Cryptic Writings", sétimo registro de estúdio da banda liderada por Dave Mustaine, lançado no segundo semestre de 1997. O álbum em questão apresenta outra música interessante, que não é tão famosa, porém, é uma composição interessante: "Have Cool, Will Travel".

A nona faixa de "Cryptic Writings" tem uma melodia "feliz" e "alto astral", porém, a sua letra fala sobre um tema pesado, que assombra os Estados Unidos (país onde o Megadeth foi formado) até os dias atuais: tiroteios em escolas, protagonizados muitas vezes por estudantes.
Segundo nota publicada pelo site Songfacts, "Have Cool, Will Travel" aborda a falta de atitude de políticos e autoridades, que pouco ou nada fazem para impedir a violência nas escolas dos Estados Unidos. Veja a seguir a tradução dos primeiros versos da música, que resumem o que Dave Mustaine quis dizer.
Mamas pack their lunches, kiddies pack their guns
(As mães arrumam seus almoços, as crianças arrumam suas armas)
Wishing it will go away, but nothing's getting done
(Desejando que isso vá embora, mas nada está sendo feito)
A shot heard 'round the world, when a mother's baby dies
(Um tiro ouvido em todo o mundo, quando o bebê de uma mãe morre)
We the people point our fingers, blame and wonder why
(Nós, o povo, apontamos nossos dedos, culpamos e nos perguntamos por quê)
Vale citar que a expressão "We The People" abre o Preâmbulo da Constituição dos Estados Unidos, cuja segunda emenda garante à população a garantia a legítima defesa através de armas ou qualquer outro equipamento.
Outro ponto curioso em "Have Cool, Will Travel" pode ser ouvido em seu início, quando Dave Mustaine cantarola a canção infantil "The Wheels On The Bus". A letra de "The Wheels On The Bus" fala sobre uma viagem de ônibus (alusão à maneira como muitos alunos estadunidenses se locomovem até suas escolas).
O título "Have Cool, Will Travel" tem duas explicações. O nome é uma sátira ao seriado de faroeste "Have Gun - Will Travel" (no Brasil, "Paladino do Oeste"), que foi transmitido pela CBS nos EUA entre o final da década de 1950 e o início dos anos 1960. Segundo Mustaine, a expressão "Have Cool, Will Travel" surgiu em um sonho, onde o baterista Nick Menza comunicou que estava deixando o Megadeth e disse "Fique frio, vou viajar" (em inglês, "Have Cool, Will Travel").
Agora que você sabe um pouco mais sobre "Have Cool, Will Travel" (que infelizmente nunca foi tocada ao vivo), é hora de curtir esse grande som do Megadeth. Aperte o play e aprecie essa obra.
"Cryptic Writings" é o sucessor de "Youthanasia", lançado em novembro de 1994. O disco marca o fim da formação clássica do Megadeth, que contava com Dave Mustaine (guitarra/vocal), Marty Friedman (guitarra), David Ellefson (baixo) e Nick Menza (bateria). O último dos músicos citados saiu da banda no ano seguinte ao lançamento de "Cryptic Writings" e foi substituído por Jimmy DeGrasso.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



70 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil em maio
Amy Lee relembra a luta para retomar o controle do Evanescence; "Fui tratada como criança"
Steve Harris afirma que nunca conseguiu assistir um show dos Rolling Stones
6 solos de guitarra tão fabulosos que nem precisariam da canção onde estão
O cover gravado pelo Metallica que superou meio bilhão de plays no Spotify
A curiosa lista de itens proibidos no show do Megadeth em São Paulo
A música da década de 1950 que David Gilmour chamou de perfeita: "É pura magia"
5 bandas de heavy metal que seguem na ativa e lançaram o primeiro disco há mais de 40 anos
Regis Tadeu e o álbum que salvou o Rush da ruína; "um ato de insurgência artística"
Devido a problemas de saúde, vocalista anuncia saída do Grand Funk Railroad
A banda com três cantores que representa o futuro do metal, segundo Ricardo Confessori
Andy La Rocque joga responsabilidade de atraso em novo álbum para King Diamond
Bob Dylan e o dueto mais sem química da história do rock: "Confuso e sem impacto"
O rock ainda é gigante no Brasil? Números e dados desafiam o discurso de "crise do gênero"
Diretor de documentário oficial do Judas Priest explica exclusão de Ripper Owens do filme
"Painkiller" aproximou o Judas Priest de Megadeth e Pantera, segundo K.K. Downing
Dave Mustaine ficou surpreso com a recepção a "Hey God?", faixa do último disco do Megadeth
Dave Mustaine pretende incluir mais músicas do disco novo no setlist do Megadeth
Dave Mustaine diz que show no Rock in Rio foi um dos maiores que Megadeth já fez
Dave Mustaine diz que ex-integrantes não participarão da última tour do Megadeth
"Exageraram na maquiagem em nós": Chris Poland lembra fotos para álbum do Megadeth
Por que Chris Poland não quis gravar "Rust in Peace" do Megadeth, segundo o próprio
Qual o patrimônio dos músicos do Guns N' Roses?
David Gilmour: como ele construiu o fabuloso solo de "Comfortably Numb"


