Matérias Mais Lidas


Theo: álbum sob medida para fãs de prog setentista

Resenha - Game of Ouroboros - Theo

Por Roberto Rillo Bíscaro
Postado em 30 de novembro de 2015

Nota: 9 starstarstarstarstarstarstarstarstar

Jim Alfredson é um tecladista de Michigan, que curte sonoridade vintage e tem trabalhado em diversos projetos, a maioria influenciados por jazz, blues e outras vertentes da música negra norte-americana. Em janeiro, ele mostrou faceta bastante surpreendente com sua banda Theo, cuja sonoridade remete aos áureos tempos setentistas do rock progressivo com ênfase em Hammonds e quejandos, só que com produção bem moderna.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 1

The Game of Ouroboros foi lançado pela Generation Prog Records, mas a gravação foi conseguida graças a crowdfunding. Cada vez mais comum no mundo globalizado, o financiamento coletivo consiste na obtenção de capital para iniciativas de interesse coletivo através da agregação de múltiplas fontes de financiamento, em geral pessoas físicas interessadas na empreita. O termo é muitas vezes usado para descrever especificamente ações na internet com o objetivo de arrecadar dinheiro para artistas, jornalismo cidadão, pequenos negócios, campanhas políticas, iniciativas de software livre, filantropia e ajuda a regiões atingidas por desastres, entre outros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 2

A independência e coletivismo da produção têm tudo a ver com a temática do álbum, que se situa num futuro onde o governo funciona como megacorporação, que controla tudo na vida individual. Ouroboros é aquela serpente ou dragão representada/o em círculo, comendo o próprio rabo e é essa visão distópica que predomina nas letras com passagens tipo "controlamos a merda que você come". Mais claro que isso, só desenhando.

Mas, o que mais importa é a quase 1 hora de música energética dividida em 6 canções. Tudo começa com a faixa-título, que inicia como carpete de teclados sob vocal simulando opções num menu telefônico, até que guitarras entram para dominar a canção, ainda que haja mudanças de andamento e clima nos mais de 9 minutos. Fãs de prog guitarreiro, de Nektar a David Gilmour, não terão do que reclamar desse introito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 3

The Blood That Floats My Throne entroniza os teclados, embora haja guitarras. Suntuosas, as teclas soam de eclesiásticas a sci fi, num clima bem genesiano à The Lamb Lies Down on Broadway. Creatures Of Our Comfort tem percussão inspirada pelo oitentista The Police, com sua inflexão reggae/ska.

These Are The Simple Days começa como balada ao piano para desaguar numa correnteza de Moog de orgulhar o Tony Banks de The Cinema Show. Idle Worship já começa nervosa como alguns clássicos tecladísticos do Emerson, Lake and Palmer. Há uma ponte pop prog – presente dos Beatles – e daí começa longo e virtuoso instrumental, onde mais se nota a influência jazzística de Alfredson. É um arraso e a mais longa de The Game of Ouroboros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 4

Pena que a maior parte de Exile seja arrastada, senão seria fecho doirado. A partir de 7:30, o tom que encerra o álbum é bombástico, mas os quase 12 minutos da canção soam anticlimáticos por mais da metade do tempo.

Não obstante esse defeito, The Game of Ouroboros prova que fãs do prog sinfônico setentista ainda não estão órfãos. Pode não ser fácil, mas de vez em quando aparece diamante nesse garimpo.

The Game of Ouroboros pode ser ouvido na íntegra no Bandcamp.

https://generationprog.bandcamp.com/album/the-game-of-ouroboros

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 5

Tracklist
1. The Game of Ouroboros 09:41
2. The Blood That Floats My Throne 08:18
3. Creatures of Our Comfort 06:51
4. These Are the Simple Days 08:05
5. Idle Worship 13:28
6. Exile 11:14

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 6
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Siga e receba novidades do Whiplash.Net:

Novidades por WhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps




publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | Alex Juarez Muller | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luan Lima | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Roberto Rillo Bíscaro

Roberto Rillo Bíscaro é professor universitário e edita o Blog do Albino Incoerente desde 2009.
Mais matérias de Roberto Rillo Bíscaro.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIAR NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS