Tak Matsumoto: Bem executado e de alto nível

Resenha - New Horizon - Tak Matsumoto

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Por Victor de Andrade Lopes, Fonte: Sinfonia de Ideias
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 8

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.

Imagem
Lançado quase um mês antes do álbum Singing Bird, de seu colega de banda Koshi Inaba, New Horizon marca o décimo trabalho de estúdio de Tak Matsumoto, guitarrista e metade da dupla musical de pop/hard rock japonesa B'z. Consistente, o lançamento é uma compilação de faixas serenas de jazz com uma guitarra muitíssimo mais suave do que os acordes de rock and roll que o músico costuma preparar para sua banda principal. Como acontece em boa parte de sua carreira, é claro.
Black Metal Barbie: o ensaio lindo e true de Antonella ArismendiTradução - Brave New World - Iron Maiden

O começo de New Horizon é variado e inconstante: uma abertura ("New Horizon") de jazz relativamente pulsante; um cover do clássico do compasso 5/4 "Take 5", do The Dave Brubeck Quartet; e "Feel Like a Woman Tonite", a única com letras (cantadas pela relativamente desconhecida Wendy Moten, dos EUA), lembrando até trabalhos recentes do mexicano emigrado para os EUA Carlos Santana, não fosse pela óbvia diferença de estilos nas seis cordas.

Da quarta faixa em diante, o álbum fica mais consistente e centrado no jazz, indo do sereno ("Island of Peace", "Gakuseigai No Kissaten") ao animado ("That's Cool"), encerrando tudo com a bela "Rain", um trabalho puxado para o progressivo que faz jus a qualquer grande guitarrista do gênero.

O único problema significativo de New Horizon é começar bem variado e no meio do caminho encontrar um denominador comum que vai até o fim. É como se o guitarrista dissesse: "Vou entregar um trabalho diverso, só que não". Mas isto não estraga a experiência auditiva de forma alguma, uma vez que se trata de música com "m" maiúsculo, independentemente da maneira como a lista de faixas foi organizada.

New Horizon pode até ter um som não tão digerível quanto o pop/hard rock a que Tak está acostumado no B'z, o que provavelmente o deixará longe de rádios. Mas bons apreciadores da música nunca ligaram muito para isso, e o mais importante aqui é reconhecer que este lançamento se trata de uma lista composta principalmente por peças de jazz bem executado e de alto nível.

Uma vez que não há clipes promocionais das faixas do álbum, tampouco as mesmas foram carregadas em sites de vídeos, fiquem com esta versão ao vivo (sem as imagens):

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Track-list:
1. "New Horizon"
2. "Take 5"
3. "Feel Like a Woman Tonite"
4. "Rodeo Blues"
5. "Island of Peace"
6. "That's Cool"
7. "Shattered Glass"
8. "Tsuki No Akari
9. "Reason to Be..."
10. "Black Jack"
11. "Gakuseigai No Kissaten"
12. "Rain"

Quer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "B'z"

Black Metal Barbie
O ensaio lindo e true de Antonella Arismendi

Tradução
O clássico Brave New World, do Iron Maiden

Sociedade Alternativa
Fama proporcional à escassez teórica

Slayer: assista Ivete Sangalo cantando "Dead Skin Mask"Buckethead: uma rara imagem do guitarrista sem a máscaraQueen: as 10 melhores músicas da banda segundo a UCRGuns N' Roses: o brasileiro que quase assumiu a guitarraAnitta: "Eu era roqueira. Comecei no funk por destino."King Diamond: vetado por Dave Mustaine em show do Volbeat

Sobre Victor de Andrade Lopes

Victor de Andrade Lopes é jornalista (Mtb 0077507/SP) formado pela PUC-SP e membro do Grupo de Usuários Wikimedia no Brasil. Paulistano e morador de Carapicuíba (Granja Viana), tem um blog de resenhas musicais e outros assuntos chamado Sinfonia de Ideias. Apaixonado por livros, ciências, cinema, games, viagens, ufologia, e, é claro, música: rock, metal, pop, dance, folk, erudito e todos os derivados. Além de ouvir, também toca piano e teclado, compondo algumas bobagens de vez em quando.

Mais matérias de Victor de Andrade Lopes no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online