Resenha - Payment Of Existence - Communic

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Resenha - Payment Of Existence - Communic


  | Comentários:

Ainda que frequentes as comparações com o Nevermore, é inegável que o Communic ganhou muitos pontos em 2006 ao liberar seu segundo álbum, "Waves Of Visual Decay". Agora chegou a vez do sucessor "Payment Of Existence", onde os noruegueses conseguem se afastar ainda mais da sonoridade da banda norte-americana, ainda que mantenha seu estilo bastante intrincado de fazer Heavy Metal.

Nota: 7

O texto representa a opinião do autor, não do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
De qualquer forma, considerando a grande capacidade técnica de Oddleif Stensland (voz e guitarra), Erik Mortensen (baixo) e Tor Atle Andersen (bateria), as novas canções não conseguem apresentar alguma inovação ou a real expansão sonora que muitos poderiam estar esperando. Sua conhecida e moderníssima mescla distorcida meio (ou muito?) progressiva, seções de melodias limpas estranhamente melancólicas e vocalizações emocionais veem novamente repletas de detalhes, e em muitas ocasiões ainda mais pesadas. Mas é só.

A variação dos arranjos ao longo de cada canção é uma constante, mas não há grande variação entre as mesmas, o que permite algumas similaridades pelo repertório que incomodam, principalmente se for levado em conta as músicas possuírem uma média de oito minutos. E, falando em similaridades, até mesmo a criatividade do grupo se mostra meio nebulosa em várias ocasiões – vide, por exemplo, a abertura "On Ancient Ground", cujos riffs possuem aquele jeitão de algo já feito por um dos mais magnéticos ícones do Thrash Metal norte americano. É uma boa canção, mas... E provavelmente serão percebidas outras peculiaridades deste tipo ao longo dos 60 minutos de audição.

Então, em termos de composições, este novo álbum deixa a desejar? Não. E a envolvente "Unpredictables Of Life" é uma faixa que prova isso. É fato que os padrões deste disco sejam altos, mas, como muitos de seus elementos podem ser facilmente encontrados em seus trabalhos anteriores, então "Payment Of Existence" se saiu apenas um bom registro. E, em se tratando de um hercúleo Communic que tem tanto a oferecer, um bom álbum parecerá bem pouco aos olhos de parte do público.

Em suma, "Payment Of Existence" geralmente é bem construído, mas possui uma intensidade que oscila. Ok, talvez a evolução apresentada entre “Conspiracy In Mind” (05) e o já citado "Waves Of Visual Decay" tenha feito com que as expectativas por parte deste escriba ficassem por demais altas... De qualquer forma, confira e tire suas conclusões.

Communic - Payment Of Existence
(2008 - Nuclear Blast Records / Paranoid Records - nacional)

01. On Ancient Ground
02. The Abandoned One
03. Becoming Of Man
04. Payment Of Existence
05. Through The Labyrinth Of Years
06. Raven's Cry
07. Unpredictables Of Life
08. Stone Carved Eyes

Homepage: www.communic.org

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre "Communic"

Communic: Regido por fortes influências de Nevermore
Communic: Sonoridade garante lugar entre as grandes bandas
Communic: trailer#1 do novo álbum está online
Communic: se afastando mais da sonoridade do Nevermore
Communic: vocalista fala sobre o ano que passou
Communic: detalhes e capa do novo álbum
Communic: a resposta européia ao Nevermore?
Resenha - Waves Of Visual Decay - Communic
Nuclear Blast assina com a banda Communic

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas