Resenha - Ehre Der Großen Krieger - Schwarzwald
Por Maurício Dehò
Postado em 09 de março de 2007
Nota: 5 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Schwarzwald ("Floresta Negra", em alemão) é uma banda que começou no fim de 2003, em Curitiba (PR), para se dedicar ao black metal. Na verdade, o trabalho todo é feito pelo auto-proclamado Dickbäuchig, que toca o projeto como uma "one-man-band" desde seu início. Em setembro de 2006, ele lançou seu primeiro mini CD (MCD), chamado "Ehre Der Großen Krieger" ("Honra do Grande Guerreiro", em alemão).

O multi-instrumentista e vocalista resolveu trilhar solitário para ter liberdade de composições e idéias e o resultado foram cinco faixas em pouco mais de 24 minutos, lançadas pela Hass Records. Para dar um charme ainda maior à coisa, a primeira prensagem é de 200 cópias, numeradas à mão. Todas as músicas levam o nome do trabalho, apenas numeradas em seqüência, e foram compostas e executadas pelo mentor da banda, tratando de "Honra, Ódio e Guerra".
Mas no que diz respeito à música, a coisa não é tão bonita e pomposa quanto parece à primeira vista. O MCD começa numa introdução demasiadamente longa e repetitiva, baseada num riff de guitarra simples e que poderia, numa solução fácil, ser tocado menos vezes. A intenção clara é apresentar o clima sombrio já mostrado desde a arte gráfica, também a cargo de Dickbäuchig. A capa é exatamente uma floresta negra e o encarte mostra o paranaense, um cara bem jovem, "cercado" de metralhadoras.
O black metal bem cru segue com a segunda faixa. O instrumental é bem gravado, com guitarras sobrepostas, mas um ponto muito ruim são os vocais. Como estão envolvidos pelos outros instrumentos, mal dá para falar da qualidade dos urros, tão menos entender em que língua são (claro que tudo levar a crer que, como todo o resto, é em alemão). Outro porém fica pela bateria, que é eletrônica e foi programada. Se o Schwarzwald é para ser uma "one-man-band", era de se supor que Dickbäuchig também executasse (e não programasse) as partes de bateria. A qualidade fica bastante prejudicada e as batidas pouco mudam durante todo o disco.
A próxima música, iniciada com sons de guerra, tem riffs em geral criativos, bem característicos do black metal, assim como a quarta parte de "Ehre Der Großen Krieger". Mas o vocal segue baixo. Para encerrar, um "Outro" que segue na linha da introdução: riff simples, cadenciado, repetido à exaustão. E encerrado com uma barulheira que, na verdade, não se parece com nada.
O que se percebe desta horda de um só é qualidade quando o assunto são os riffs, mas que falta em outros elementos como na composição, para enxugar repetições exageradas, e na produção dos vocais, quase inaudíveis. Falta também variar um pouco, já que as músicas são bem parecidas. Tudo bem que a idéia da "one-man-band" é legal, mas uma em que a bateria é eletrônica não é tão interessante. Mesmo assim, a intenção vale e que o próximo trabalho supere este primeiro mini CD.
Ehre Der Großen Krieger (2006) / Hass Records
1. Ehre Der Großen Krieger Teil I
2. Ehre Der Großen Krieger Teil II
3. Ehre Der Großen Krieger Teil III
4. Ehre Der Großen Krieger Teil IV
5. Ehre Der Großen Krieger Teil V
Dickbäuchig – todos os instrumentos e vocais
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que era a "versão brasileira do Iron Maiden", segundo Max Cavalera
Rush volta aos palcos e inicia a turnê "Fifty Something"; confira setlist
Os melhores discos de 15 gigantes do thrash metal, segundo o Loudwire
A música do Led Zeppelin que Brian May considera insuperável na obra da banda
Fabio Lione homenageia Andre Matos e alfineta: "ninho de cobra que conhecemos bem"
Ian Gillan explica o que faz de "Splat!" o álbum mais pesado do Deep Purple em anos
"Eu não erro nunca", disse Mikkey Dee ao entrar no Scorpions
A banda brasileira infiltrada entre hits do rock na trilha sonora do novo filme do He-Man
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
Kerry King queria que o Slayer encerrasse as atividades com a formação original
Inscrições do ENEM abertas: quanto você tiraria na prova sobre rock?
Narrador do Sportv, Luiz Carlos Jr. toca Dio no Rock and Roll Hall of Fame
Mike Portnoy exalta performance de Anika Nilles em sua estreia no Rush
Veja a performance completa de Anika Nilles no primeiro show com o Rush
O dia que Iggor Cavalera descobriu sobre Max e Gloria: "O que está acontecendo aqui?"
Lista: 10 covers que ficaram mais conhecidos que as versões originais
Dave Mustaine diz que saída de Kiko Loureiro do Megadeth foi "agridoce"
O álbum do Pink Floyd que David Gilmour acha que é preciso ser fã fanático para gostar dele


Tarja Turunen: Frisson Noir - o álbum que os fãs sempre quiseram ouvir
Immolation anuncia a rápida e iminente autodestruição da humanidade no ótimo "Descent"
Michael Jackson - "Thriller" é clássico. Mas é mesmo uma obra-prima?
"Out of This World" do Europe não é "hair metal". É AOR



