Resenha - Damage Done - Dark Tranquillity

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Resenha - Damage Done - Dark Tranquillity


  | Comentários:

Nota: 9

O texto representa a opinião do autor, não do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
A terra de figuras fabulosas como Astrid Lindgren, Greta Garbo, Stefan Edberg e Ingrid Bergman, está colocando seu nome na história mais uma vez. Contudo, desta feita, a marca deixada não é por atrizes, escritores ou esportistas. A Suécia construiu, em tempo recorde, uma cena de música pesada que deverá ser lembrada pelas gerações porvir da mesma forma que a “Bay Area” de São Francisco.

Gotemburgo especialmente chama atenção, com um espaço eclético, o qual vai de Freak Kitchen a Evergrey, e ganha fama maior nas bandas do chamado “death melódico” , como At The Gates, In Flames, Soilwork, e este do qual falaremos a seguir, o Dark Tranquillity.

É incrível como o grupo ainda soa como novidade às vezes. Entretanto, são onze anos de estrada, desde a apresentação de “Trail Of Life Decayed” (1991). E esse ‘mais de uma década’ já dá um nome de respeito e um campo de possibilidades de trabalho imenso, protegido pela qualidade dos álbuns lançados e de investidas as quais, mesmo polêmicas, como “Projector” (1999), acabaram bem sucedidas.

“Damage Done” é outra pancada do conjunto, agora menos engajado com a parte eletrônica, contudo aproveitando-se do lado bom que adquiriu na experiência de seu uso, e introduzindo-a de forma esplêndida tanto nas passagens pesadas, quanto nos lances climáticos, transpostos de maneira mais leve.

É inegável que dá um sentimento parco de algo se repetindo aqui e ali. Igualmente, seria ridículo negar a perspicácia dos suecos mesmo em território explorado anteriormente. Basta ouvir “Final Resistance”, “Monochromatic Stains”, “Cathode Ray Sunshine” e finalizar com a inusitada instrumental “Ex Nihilo”, todas em execuções impecáveis.

Certamente, as doze faixas presentes – contando com o vídeo de “Monochromatic Stains” –, fazem deste um dos melhores lançamentos do ano que se passou. E aqueles que acompanharam o alto nível de 2002 estão cientes de que isso é o bastante pra expressar a excelência do CD. Nem era preciso ler os outros parágrafos.

Formação:
Mikael Stanne (Vocais)
Niklas Sundin (Guitarra)
Martin Henriksson (Guitarra)
Michael Nicklasson (Baixo)
Anders Jivarp (Bateria)

Site Oficial – http://www.darktranquillity.com

Material cedido por:
Century Media Records – http://www.centurymedia.com.br
Telefone: (0xx11) 3097-8117
Fax: (0xx11) 3816-1195
Email: [email protected]

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.

Outras resenhas de Damage Done - Dark Tranquillity

Resenha - Damage Done - Dark Tranquillity


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre "Dark Tranquillity"

Dark Tranquility: Galeria de imagens do show em São Paulo
Dark Tranquillity: a temporada de shows começou com estilo!
Dark Tranquillity: kit tour e sorteio para meet and greet
Genocídio: confirmada abertura para o Dark Tranquillity em SP
Dark Tranquillity: mensagem aos fãs brasileiros
Dark Tranquillity: "Brasil, esperem pela destruição!"
Dark Tranquillity: mais infos sobre único show no Brasil
Dark Tranquillity: mais infos sobre shows na América Latina
Dark Tranquillity: banda anuncia turnê Sul Americana
Under Threat: divulgação de título e arte do novo álbum
Dark Tranquillity: entrevista com Niklas Sundin
Dark Tranquillity: álbum coeso de muitos elementos e maturidade
Dark Tranquillity: primeiras opiniões sobre o álbum Construct
Dark Tranquillity: clipe de nova música, "Uniformity"

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Thiago Sarkis

Thiago Sarkis: Colaborador do Whiplash!, iniciou sua trajetória no Rock ainda novo, convivendo com a explosão da cena nacional. Partiu então para Van Halen, Metallica, Dire Straits, Megadeth. Começou a redigir no próprio Whiplash! e tornou-se, posteriormente, correspondente internacional das revistas RSJ (Índia - foto ao lado), Popular 1 (Espanha), Spark (República Tcheca), PainKiller (China), Rock Hard (Grécia), Rock Express (ex-Iugoslávia), entre outras. Teve seus textos veiculados em 35 países e, no Brasil, escreveu para Comando Rock, Disconnected, [] Zero, Roadie Crew, Valhalla.

Mais matérias de Thiago Sarkis no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas