Mikael Stanne, empolgado com vinda a América do Sul, conta segredo para tantos projetos
Por Emanuel Seagal
Postado em 17 de abril de 2024
O Dark Tranquillity começou sua turnê latino-americana no dia 10 de abril, com apresentação no México, e terminará sua sequência de shows no dia 27 de abril, como uma das atrações do Summer Breeze Brasil. Mikael Stanne, vocalista do grupo sueco, conversou com o site Rockaxis sobre as bandas do Metal Fest, festival chileno que conta com grande parte das atrações que se apresentarão aqui no Brasil, e revelou o segredo para ter tantos projetos.
Dark Tranquillity - Mais Novidades
"Sou um grande fã do Forbidden, já os assisti algumas vezes. O Amorphis, claro, basicamente somos amigos desde os anos noventa. Comecei a ouvir o Anthrax quando tinha 14 anos, Overkill também, Within Temptation é sempre ótimo, Biohazard é legal demais. Eu já vi todas essas bandas em festivais europeus, então será ótimo", comentou.
Mikael criou o Dark Tranquillity em 1993, e com doze álbuns lançados, é um dos grandes nomes do death metal melódico da Suécia. Em 2019 ele pegou os fãs de surpresa ao anunciar o The Halo Effect, banda que conta com quatro ex-integrantes do In Flames. No ano nasceu o Grand Cadaver, banda de death metal que conta com Christian Jansson, seu colega no Dark Tranquillity, e músicos que já passaram por bandas como Tiamat e Katatonia. Aparentemente o dia de Mikael tem mais de vinte e quatro horas, pois no início de 2024 ele anunciou o Cemetery Skyline, uma nova banda com membros do Sentenced, Amorphis e Dimmu Borgir.
O The Halo Effect fez uma extensa turnê europeia em março com o Meshuggah, e tem alguns shows na Europa entre maio e julho, enquanto o Dark Tranquillity está no meio de sua turnê sul-americana, e anunciou uma tour pela Europa entre outubro e novembro. Mikael explicou como sua agenda ficou lotada assim. "Essas bandas começam com amizades, com pessoas que eu quis trabalhar. Eu sempre quis dizer não, pois acho que não tenho tempo. Markus (Cemetery Skyline) me abordou dois ou três anos atrás, dizendo: 'Ei, deveríamos fazer alguma coisa, algo diferente, seria legal.' Ele é um cara fantástico, um bom amigo, e falei para ele que adoraria, que iríamos ver. O mesmo com Niclas (The Halo Effect), ele é um velho amigo, e também me disse querer fazer música comigo. Aí tivemos que pensar no que seria, ele me mandou as músicas e comecei a escrever letras, eu as tinha em uma pasta, e nasceu repentinamente o The Halo Effect", explicou.
O Cemetery Skyline apresentou um desafio diferente para o músico, por não fugir somente do death metal com o qual tem décadas de experiência, mas também do metal. "Markus começou a compor as músicas com Santeri Kallio do Amorphis, eles me mandaram material, eu mandei algumas demos, eles gostaram, então falamos: 'Vamos fazer isso.' Chamei Vesa Ranta do Sentenced e Victor Brandt do DImmu Borgir, mas demorou muito tempo, pois todos somos muito ocupados, sempre em turnê e sempre lançando álbuns. Foi assustador também, porque é basicamente um disco de rock com um toque bastante gótico e melancólico, muito diferente de tudo que já fizemos, músicas emocionantes e depressivas. Foi um desafio, claro, e demorou muito para ser concluído, mas está perto de ficar pronto, sairá ainda este ano, estou animado. Foi assim que esses projetos aconteceram e tenho que encarar o fato de estar sempre ocupado", concluiu.
O Dark Tranquillity será uma das atrações do Summer Breeze Brasil, festival que será realizado nos dias 26, 27 e 28 de abril, no Memorial da América Latina, em São Paulo. Confira abaixo uma playlist que preparamos com músicas de todas as atrações do festival para você fazer seu "esquenta".
Summer Breeze Brasil 2024
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps