Resenha - Damage Done - Dark Tranquillity
Por Bruno Coelho
Postado em 30 de novembro de 2002
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Quem acompanha a carreira do Dark Tranquility, que já tem 11 anos de existência e seis álbuns lançados, pelo menos por algum tempo, sabe que eles andaram brincando com computadores e sintetizadores mais do que deveriam ultimamente. Esperar que este "Damage Done" viesse para arruinar a carreira destes suecos de Gothenburg era um medo que povoava minha mente. Mas que surpresa tive ao ouvir este último míssel lançado pela esquadra comandada pelo vocalista Mikael Stanne. Nada de vocais limpinhos ou flertes com o nu-shitty-metal, muito pouco computador, incursões de teclado absolutamente fantásticas e muita, muita pancadaria no que deve ser o melhor disco de melodic death metal deste ano, junto ao "Natural Born Chaos" do Soilwork e o "Reroute to Remain" do In Flames.
Dark Tranquillity - Mais Novidades

Murro após murro, o massacre começa com a irretocável "Final Resistance", passando por uma tríade demoníaca formada por "Hours Passed in Exile", "Monochromatic Stains" e "Single Part of Two" culminando na linda melodia de abertura de "The Treason Wall".
Nos segundos que entremeiam as faixas 5 e 6, pensei: "Bom, as cinco primeiras faixas foram tão boas que agora deve vir a parte fraca do álbum". Fraca o cacete! "Format C: for Cortex", a faixa título, "Cathode Ray Sunshine" e todo o resto do disco fazem meu sorriso alargar-se e a vontade de rachar a cara na parede, com o volume no máximo e as caixas de som nos braços, coladas aos meus ouvidos, me fazem fingir um "stage dive" sobre a cama quando o disco termina com a instrumental "Ex Nihilo". Porra, que covardia!
Riffs maravilhosos desfilam por TODO o álbum, num furacão de criatividade e competência, agressividade e melodia. Portanto, se você gosta de melodic death metal, venera o agora famoso "Gothemburg Sound", tava com saudade daquela veeeeeelha "Tranquilidade Escura", meu amigo, você vai ver o tamanho do "damage" que este disco vai causar ao teu "neck".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O supergrupo que tinha tudo pra estourar num nível Led Zeppelin, mas foi sabotado pela gravadora
A canção que, para Bono, traz "tudo o que você precisa saber sobre música"
The Troops of Doom une forças a músicos de Testament e Jota Quest em versão de "God of Thunder"
As 10 maiores bandas da história do power metal, segundo o Loudwire
Novo disco do Exodus conta com participação de Peter Tägtgren, do Hypocrisy
O clássico do Pink Floyd que David Gilmour não toca mais por ser "violento demais"
A melhor música de "The X Factor", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Trailer de documentário do Iron Maiden mostra músicos do Anthrax, Metallica e Public Enemy
Com filho de James Hetfield (Metallica) na bateria e vocal, Bastardane lança novo single
Em número menor, Crypta fará apresentações simbólicas pelo Brasil em 2026
Alissa White-Gluz lança clipe de "Checkmate", novo single do projeto Blue Medusa
Os melhores álbuns de rock e metal lançados nesta década, segundo o Loudwire
Os 79 músicos que dividiram palco com Metallica e deixaram James Hetfield "bem nervoso"
A atitude dos Titãs que fez Fernando Gabeira se levantar e ir embora de um show
As duas bandas consagradas que Robert Plant detonou: "Que porcaria rimada é essa?
Jon Bon Jovi: o curioso truque dele para pegar mulher no passado, segundo Dee Snider
A música pesada do Aerosmith que fez a cabeça de Slash e é a preferida de James Hetfield
Freddie Mercury desdenhou dos artistas brasileiros no Rock In Rio 1985


Mikael Stanne relaciona a existência do Dark Tranquillity e do In Flames a Tomas Lindberg
Dark Tranquillity - show extremamente técnico e homenagem a Tomas Lindberg marcam retorno
Iron Maiden: "The Book Of Souls" é uma obra sem precedentes



