Resenha - Tenth Dimension - Blaze Bayley

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Resenha - Tenth Dimension - Blaze Bayley


  | Comentários:

Nota: 9

O texto representa a opinião do autor, não do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
O segundo álbum de um conjunto sempre gera uma expectativa muito grande, já que pode ser decisivo, principalmente se ele lançou um “debut” bem sucedido. É justamente nessa situação que se encontra o grupo Blaze, liderado pelo ex-vocalista do Iron Maiden, Blaze Bayley, e seus companheiros, os guitarristas Steve Wray e John Slater, o baixista Rob Naylor e o baterista Jeff Singer. Felizmente esse pessoal passou no teste e apresenta um novo material inspiradíssimo, cheio de peso, melodia e alguns elementos novos em relação ao primeiro trabalho.

“Tenth Dimension”, lançado na Europa pela SPV, é um álbum de Heavy Metal Tradicional como só os britânicos sabem fazer, sem virtuosismo exagerado nem extravagâncias musicais, e que serve como um tapa na orelha daqueles que duvidavam da capacidade de Bayley como cantor e compositor. Trata-se de um disco conceitual no melhor estilo conspiração “Arquivo X”. De acordo com o próprio Blaze, a estória fala sobre um cientista que tem suas pesquisas roubadas por um determinado “governo”, que deseja usá-las como arma.

O enredo foi todo idealizado pelos cinco integrantes, o que confirma o fato de Blaze não ser somente um projeto do ex-vocalista do Maiden, e sim, uma banda de verdade. As doze canções foram compostas em sua maioria pelo quarteto Bayley, Wray, Naylor e Slater. Este último, ainda é o responsável pela ilustração da capa do CD “Tenth Dimension”. O trabalho de equipe resulta numa identidade musical muito positiva. Fato realçado pela sonoridade que o produtor Andy Sneap ajudou a dar ao álbum: destaque para as guitarras poderosas e para o som da bateria, assim como em “Silicon Messiah”, que ele também produziu.

Algumas músicas como “Stranger to The Light” e “End Dream” seguem a linha do disco anterior, enquanto que em “Leap Of Faith” e “Speed Of Light”, nota-se inspirações explícitas nas guitarras do Iron Maiden. Existem também novas influências e elementos até então nunca usados. A começar pela canção “Kill and Destroy”, que logo no início surpreende com um riff bem ao estilo thrash metal da segunda metade dos anos 80, lembrando o Metallica daquela época. Depois, as surpresas (positivas) ficam por conta das baladas “The Truth Revealed” e “Meant to Be”, está última, além de uma performance inspirada de Blaze, conta com uma sessão de cordas e vocais femininos (que ficaram a cargo da cantora Michelle Houston). Além dessas, entre os destaques do disco estão as canções “Tenth Dimension” (refrão contagiante), “Nothing Will Stop Me” e “Land of the Blind”.

Mas, e o vocal do Blaze? Bom, quem já era fã vai perceber a evolução do cara, e quem não era vai se surpreender. Mesmo com algumas supostas limitações, o vocalista demonstra que os anos com o Iron Maiden lhe foram úteis como aprendizado, sem contar o amadurecimento natural de um vocalista na casa dos trinta e poucos anos. Livre das amarras impostas por Steve Harris, Blaze prova que tem todas as condições de se firmar no cenário metálico europeu. Fazendo música adequada para o seu timbre de voz, o cantor tem promissores anos de carreira pela frente.

Track List:

01 - Forgotten Future
02 - Kill and Destroy
03 - End Dream
04 - The Tenth Dimension
05 - Nothing Will Stop Me
06 - Leap of Faith
07 - The Truth Revealed
08 - Meant to Be
09 - Land of the Blind
10 - Stealing Time
11 - Speed of Light
12 - Stranger to the Light

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.

Outras resenhas de Tenth Dimension - Blaze Bayley

Blaze Bayley: "Tenth Dimension" é um álbum mediano


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre "Blaze Bayley"
Todas as matérias sobre "Iron Maiden"

Iron Maiden: possível set-list da Maiden England 2014
Deep Purple: Bruce Dickinson cantando em tributo a Jon Lord
Iron Maiden: Bruce Dickinson e Aleister Crowley
Iron Maiden: vídeos de Bruce em feira no Chile
Jon Lord: um timaço prestando tributo, veja vídeo
Separados no nascimento: Steve Harris e Bruce Campbell
Rock e metal: o outro lado das capas de discos
Iron Maiden: Steve Harris nunca gostou de "Flight of Icarus"?
1º de abril: Dois primeiros do Maiden serão regravados com Bruce
Bruce Dickinson: 450 mil dólares na maior aeronave do mundo
Iron Maiden: Gastão Moreira repassa as vindas da banda ao Brasil
Bruno Sutter: "Run To The Lepo Lepo" no Motorcycle Rock Cruise
Dj Yahel: Iron Maiden bombando numa Rave
Iron Maiden: fãs de Fortaleza ajudam crianças desnutridas
Iron Maiden: a semelhança com uma capa do Earth Wind & Fire

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Fábio Faria

"Maidenmaníaco" convicto, nascido em 1973, passou a escutar Rock com 10 anos de idade. Primeiro disco adquirido foi "Destroyer" do Kiss. Logo depois conheceu o álbum "Killers" do Iron Maiden, e a identificação foi instantânea. Curte todos os estilos e sub-estilos do Rock e do Metal. Sem preconceito, escuta desde Black Sabbath, Yes, Janis Joplin, Slayer, In Flames, Sex Pistols até Dream Theater, U2, Blind Guardian, Slipknot, Carcass, etc. Bandas favoritas: Iron Maiden e Beatles.

Mais matérias de Fábio Faria no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas